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Questões de Fotografia Digital


ID
96040
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em fotografia digital, a sigla CCD significa

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Dispositivo de Carga Acoplada ou CCD (charge-coupled device) é um sensor para captação de imagens formado por um circuito integrado que contém uma matriz de capacitores acoplados. Sob o controle de um circuito externo, cada capacitor pode transferir sua carga elétrica para um outro capacitor vizinho. Os CCDs são usados em fotografia digital, imagens de satélites, equipamentos médico-hospitalares (como por exemplo os endoscópios), e na astronomia (particularmente em fotometria, óptica e espectroscopia UV e técnicas de alta velocidade).
     

    A capacidade de resolução ou detalhe da imagem depende do número de células fotoelétricas do CCD. Expressa-se este número em pixels. Quanto maior o número de pixels, maior a resolução da imagem. Atualmente as câmeras fotográficas digitais incorporam CCDs com capacidades de até 160 milhões de pixels.

  •  

    Existem basicamente dois tipos de sensor para câmeras digitais– CMOS e CCD. A diferença entre CCD e CMOS está nos materiais e tecnologia adotados.

    O sensor do tipo CCD (Charge Coupled Device) tem uma boa aceitação no mercado por ser mais sensível em situações de pouca luz e por criar imagens mais nítidas (menos ruído, mais nitidez e boa recriação de cores). Por outro lado os sensores do tipo CCD gastam muito mais bateria do que os sensores CMOS e tendem a ter resultados um pouco piores em situações de muita luz.

    O sensor do tipo CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor) tem a vantagem de consumir muito menos bateria e de ser muito mais barato (o que significa que câmeras que usam CMOS tendem a custar menos). Porém a nitidez final, principalmente em situações de pouca luz, não tem uma qualidade superior ao CCD – trazendo principalmente mais ruído.

    Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-digital-o-que-e-sensor


ID
162034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Desde o advento da fotografia, a arte e a tecnologia têm convivido em um laço essencial que tem beneficiado ambas. A mais atual revolução permite que milhões de pessoas com renda média possam se tornar produtores de suas próprias imagens, de suas próprias mensagens, de seus próprios sítios na Internet, enfim, permite que se tornem produtores culturais sem sair de casa.

Lucia Santaella. Por que as artes e as comunicações estão convergindo? 2.ª ed, São Paulo: Paulus, 2007 (com adaptações).

A respeito das formas de produção digitais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a letra A, ver definição de arte-conceito; sobre a letra E, o erro recai na palavra "perdido". 


ID
198049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

Para produzir notícias de forma multimídia do próprio local dos acontecimentos, basta que o repórter tenha acesso a um computador portátil com conexão sem fio, uma câmera de vídeo e fotográfica e um gravador de áudio.

Alternativas
Comentários
  • Basta só isso, Cespe?

  • Basta um celular com essas funções...

  • Não basta ter acesso. Tem que saber produzir, aff!

  • eu queria que a sede do cespe pegasse fogo

  • questão desatualizada...


ID
289909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

No jornalismo veiculado pela Internet, os hiperlinks possibilitam o acesso a recursos multimídia como vídeos, áudios e infográficos que acompanham o texto da notícia.

Alternativas

ID
374158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.

O Photoshop é um dos principais software de manipulação de imagens e destina-se à edição e retoque fotográfico.

Alternativas
Comentários
  • Não somente. É possível também desenvolver projetos mais ousados, apesar de não ser o objetivo do Photoshop. O nome já denuncia a função principal do programa da Adobe.


ID
398926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

Uma das características do jornalismo digital é o fato de ser multimidiático, conceito referente à convergência tecnológica que possibilita acesso a diferentes arquivos de informação (sonora, escrita, visual) a partir de diversos suportes (como computadores, celulares 3G e televisores digitais).

Alternativas

ID
532567
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O principal parâmetro que deve nortear a escolha de uma foto jornalística visando à sua publicação é o(a):

Alternativas
Comentários
  • http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3867


    Fotografia Jornalística   

    Definição

    É aquela que empenha-se em oferecer uma visão objetiva, arguta e abrangente de um acontecimento de interesse jornalístico. Assim, a principal medida para a aferição da qualidade de uma fotografia jornalística é seu valor informativo, sendo tudo mais, como valores meramente técnicos ou estéticos, secundário se comparado ao conteúdo informativo


ID
543208
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Câmera Raw serve para corrigir alguns erros porventura cometidos por fotógrafos e agilizar o processo de ajuste de cor. Ele pode igualar as imagens que tem as mesmas condições de matiz, saturação e luminosidade de maneira bem rápida. É um plugin do

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A funcionalidade do conversor Camera Raw do Adobe Photoshop fornece acesso rápido e fácil aos formatos de imagens raw criados por muitos profissionais de renome e câmeras digitais de médio alcance. Ao trabalhar com esses "negativos digitais", você obtém os resultados desejados com mais controle artístico e flexibilidade e preserva os arquivos raw originais.

ID
593938
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A capacidade técnica de um sensor em captar imagens depende de quatro resoluções: espacial, espectral, temporal e radiométrica, que estão relacionadas, respectivamente:

Alternativas

ID
919543
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A telefonia móvel vem abrindo espaço para novos produtos e práticas comunicacionais. Entre as razões tecnológicas para considerar o celular como uma nova mídia estão:

Alternativas

ID
1044799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à interatividade e aos novos meios de comunicação, julgue os itens a seguir.

Uma característica da linguagem da Internet é o hipertexto, que pode ser definido como um vínculo eletrônico para arquivos digitais compostos de novos textos, imagens, áudios, gráficos etc.

Alternativas
Comentários
  • Não seria Hiperlink?

  • Diogo,


    Hipertexto é o termo original criado por Ted Nelson, que depois passou a ser chamado hiperlink, entre outros.

  • Já caí num erro parecido também. É tanta classificação.


ID
1148389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da produção de mídias eletrônicas, julgue os itens que se seguem.

Diafragma é a abertura por meio da qual a luz penetra na câmera.

Alternativas
Comentários
  • certa

    O diafragma na fotografia é o diâmetro da abertura das lentes. Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz).

     

    Diafragma mais aberto = mais luz = menor o número.

    Diafragma mais fechado = menos luz = maior o número.


ID
1219402
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao tratamento e processamento da imagem e do áudio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra C não estaria correta?

  • Concordo com a Patricia

  • A letra c: É o InDesign que é a evoulção do Page Maker, e não o contrário, como está escrito na alternativa.

  • Achei interessante isso aqui: " Ou seja, ao invés de uma imagem JPEG que foi criada no processador da câmera, o arquivo RAW é um banco de dados enorme, contendo toda a informação captada pelos milhões de pixels do sensor da câmera, sem nenhuma alteração. Com isso, você pode aplicar todo o tratamento descrito ali em cima no seu computador, que é muito mais potente que o processador da câmera.".... fonte: http://www.tecmundo.com.br/imagem/2815-o-que-e-o-formato-de-imagem-raw-.htm

  • A pegadinha está na parte do enunciado que menciona "áudio".

  • Raw plus = meu sonho! kkkkk

  • RAW é o nome dado ao formato de arquivo digital que contém a totalidade dos dados da imagem tal como foi captada pelo sensor da câmera fotográfica.


ID
1246114
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a técnica de fotografia digital, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)obturador é o dispositivo que regula a abertura do sistema óptico do equipamento para permitir o controle da quantidade de luz que é refletida pelo motivo. - Esse seria o diafragma.

    b)para fotografar a queima de fogos de artifício o flash deve estar sempre ligado, e o tempo de exposição não pode exceder a 1 segundo. - O ideal é que o flash esteja desligado. O tempo de exposição deve variar de acordo com a intenção do fotógrafo. Se esse quiser boa nitidez, deve optar por tempos de exposição curtos, muito menores que 1 segundo.

    c)a foto de movimento exige proximidade do tema, e a lente mais indicada é a grande angular.  - O ideal para fotografia em movimento é que se tenha uma teleobjetiva e que se esteja longe do tema.

    d)para fotografar shows noturnos deve-se usar velocidade abaixo de 1/30 segundos com a finalidade de impedir que as fotos saiam tremidas. - Jamais. Essa velocidade é baixa até para quem fotografa motivos sem movimento, imagine um show.

    e)ISO refere-se à sensibilidade da câmera à luz. Maior sensibilidade exige menos luz para produzir uma foto. - Perfeito.

  • Monica, são poucas as pessoas que se propõem a responder questões de fotografia. Parabéns pela excelente resposta.


ID
1251058
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da fotografia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) acho que para produtos e comidas não se aplica

    b) não sei

    c) enquadramento leva em consideração a posição dos objetos no quadro.

    d) na regra dos terços, o objeto deve ser posicionado nos encontros das linhas horizontais e verticais.

    Gabarito:E

  • Na letra b) está errado porque na verdade as cameras digitais que são uma versão simplificada das cameras DSLR (digital single-lens reflex, apenas uma lente mesmo). As cameras DSLR são de qualidade superior e por isso utilizadas no meio profissional. 

  • A) O enquadramento horizontal é chamado "paisagem", o vertical é que se chama "retrato".

    B) Nada a ver, a DSLR é uma versão digital das câmeras analógicas, só isso.

    C) Esse item não deixa de estar certo, afinal de contas, quando posicionamos um objeto na foto, não deixamos de observar como esse está iluminado e/ou focado, mas, como esse não é o cerne da atenção do enquadramento, melhor marcar a E que está totalmente correta.

    D) Claro que não. A regra de três auxilia o fotógrafo a posicionar seu foco onde ele bem entender.

    E) Item correto.

  • Acredito que a letra B também estaria certa. Alguém viu algum erro nela? Mônica Geller, o enunciado pede sobre fotografi de modo amplo, portanto, a priori, não dá para descartar a B com base nesse raciocínio.


ID
1401940
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para a realização de um documentário em vídeo, a título de trabalho de conclusão de disciplina do terceiro ano do ensino médio, um aluno utilizou softwares específicos para edição. Para tanto, ele utilizou como programas de edição de fotografias, vídeo e áudio, respectivamente:

Alternativas

ID
1437901
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Google Glass permite

Alternativas
Comentários
  • O Google Glass é um dispositivo semelhante a um par de óculos, que fixados em um dos olhos, disponibiliza uma pequena tela acima do campo de visão. A pequena tela apresenta ao seu utilizador mapas, opções de música, previsão do tempo, rotas de mapas, e além disso, também é possível efetuar chamadas de vídeo ou tirar fotos de algo que se esteja a ver e compartilhar imediatamente através da internet.


ID
1437937
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O jornalismo online se apropria de formatos consolidados nas mídias tradicionais e os reconfigura a partir das características inerentes às mídias digitais. O áudio slideshow é um destes modelos, composto por imagens estáticas, texto e áudio, e

Alternativas
Comentários
  • Um doce pra quem provar que a E está errada.


ID
1488412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do impacto das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na produção e difusão da informação na sociedade, julgue o item que se segue.

Em jornalismo, o termo convergência refere-se a processos distintos: a reorganização da estrutura das redações jornalísticas; a produção de matéria para diferentes suportes por um mesmo jornalista; e a adaptação e distribuição de um conteúdo em diferentes plataformas.

Alternativas
Comentários
  • Se é convergência, é numa mesma plataforma.

    Convergência - qualidade ou disposição do que é convergente; direção para um ponto comum.

    Ou o gabarito está errado ou a comunicação está fazendo o uso incorreto da expressão.

  • Sugestão de leitura: http://aconvergenciaemcena.blogspot.com/2015/12/convergencia.html


ID
1647484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às novas tecnologias da área de comunicação e à produção jornalística no ambiente web, julgue o item a seguir.

Constituído por imagens, informações, outras páginas e vídeos, o hipertexto é estruturado em rede, de forma linear.

Alternativas
Comentários
  • O hipertexto é estruturado de forma não linear.

  • Errado. Não linear.

    HIPERTEXTO

    É simplesmente a possibilidade de navegação livre, ou seja, o usuário escolhe o caminho a ser percorrido dentro de um mesmo ambiente através de páginas de sites diferentes. Agregando imagens, sons e vídeos para fazer a pesquisa se tornar mais interessante.


ID
1685044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à estrutura da imagem e clareza visual, julgue o item que se seguem.

No cinema, a composição da cena é função do diretor, já o fotógrafo é responsável apenas pela iluminação e pela operação correta da câmera.

Alternativas
Comentários
  • Quem opera a câmera é o cameraman

  • No Brasil o costume do diretor de fotografia ser o cameram é enorme. 

  • Os dois profissionais precisam ser "experts" em composição de cena.


ID
1685158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao obturador de câmera e à luminosidade, julgue o item a seguir.

Entre os principais dispositivos de instalação de equipamentos de iluminação incluem-se o grid e o batente de contrapeso, a C-clamp (garra), a haste deslizante, o pantógrafo e os pedestais de chão.

Alternativas

ID
1758718
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os arquivos em formato RAW presentes como modo de arquivamento de imagens em algumas câmeras fotográficas oferecem a vantagem de permitir a manipulação continuada e não destrutiva da imagem original

Alternativas

ID
1822351
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As opções a seguir indicam inovações que as tecnologias digitais trouxeram para a fotografia, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o gabarito. Alguém explica?

  • A montagem  e sobreposição de imagens nao veio da era digital. É quase tão antiga quanto a própria fotografia, ao contrário das outras opções. 


ID
1822354
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O recurso utilizado nas páginas da web em que a versão reduzida de uma imagem ao ser clicada amplia-se na tela para suas dimensões normais, é conhecida no jargão das novas tecnologias digitais como

Alternativas
Comentários
  • Thumbnail não é o nome do recurso, mas sim como chamamos a imagem em tamanho reduzido. A nomenclatura correta seria lightbox
  • Thumbnail: são versões reduzidas de imagens, usadas para tornar mais fácil o processo de as procurar e reconhecer. 

  • Tin-Top: é uma peça de ponto de venda que se afixa na tampa da embalagem.

    É um termo mais usado no marketing.

    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/dicionario_de_propaganda/T.htm


ID
2075065
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A reportagem Snow Fall, publicada pelo New York Times, recebeu, em 2013, o prêmio Pulitzer de Jornalismo. A partir de técnica de narração jornalística multimídia, foi relatado, de forma pioneira para a época, como uma avalanche matou três dos dezesseis atletas que praticavam snowboard nas encostas do vale Tunnel Creek, nas montanhas Cascade. A reportagem apresentava formato que unia textos, áudios, vídeos, fotos e animações.

Sobre o uso da linguagem multimídia em reportagens jornalísticas, é correto inferir que:

Alternativas
Comentários
  • Li diversas vezes e não entendi porque a C é correta. Alguém consegue explicar?

  • Gabarito completamente sem sentido

  • Aff...não compreendi

  • Fui até conferir o gabarito no site da banca, e realmente: a banca marca como a alternativa "c" a correta. Também não entendi

  • Pessoal, vamos lá. Com a velocidade das matérias publicadas na web, quase em tempo real, as notícias estão mais simplórias com relação à análise dos fatos. As matérias online entregam rápido, mas muito pouco. Frequentemente a própria chamada da matéria em um portal já diz praticamente tudo que há na notícia.

    No caso da reportagem em questão foi feito um trabalho multimídia que ajuda a explicar de forma detalhada como pôde ter ocorrido uma avalanche no local. Era possível prever a catástrofe? Os partcipantes tinham alguma noção do risco? As equipes de resgate estavam preparadas para buscar três pessoas ao mesmo tempo?

    São diversas linhas de abordagem, relatos e animações que ajudam a contar a estória. Poderíamos ter uma chamada como "Avalanche mata três atletas de snowboard em Mountain Creek", o que não desperta muito interesse. Ou podemos ter algo como "Reportagem multimídia: relatos, vídeos e gráficos explicam como ocorreu tragédia com snowboarders em Mountain Creek".

    Uma matéria é um texto curto, esvaziado, pouca coisa além do lead. A outra é uma verdadeira reportagem, contextualizada e adequada para o meio online, com aproveitamento dos recursos que o webjornalismo pode trazer.


ID
2075068
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a finalidade de arrecadar fundos para publicar um livro com fotografias do alvorecer das praias do Rio de Janeiro, uma artista independente lançou uma campanha colaborativa no formato “tudo ou nada”. Empreendedora, ela utilizou as redes sociais para divulgar a campanha que está disponível em site de empresa do ramo. Por se tratar de contrato de crowdfunding, financiamento coletivo para projetos, é necessário que:

Alternativas

ID
2199979
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linguagem, a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação. A comunicação on-line e as novas tecnologias trouxeram novas exigências ao trabalho de assessoria de imprensa. Analisando a mídia impressa e as novas mídias eletrônicas é correto afirmar que:

I) A mídia impressa é um meio de comunicação que serve para levar as pessoas informações através de impressão, está presente em tudo ao nosso redor, como folhetos, revista, mala-direta, jornal, banner, cartão, convite, receituário, catálogo, adesivo, etiquetas, imã de geladeira, cardápio, embalagem e muito mais.

II) Computadores pessoais, internet, telefones celulares, smartphones, notebooks, iPods, tablets, smart TVs e uma série de outros aparelhos se incorporaram à nossa rotina e modificaram, entre tantas outras coisas, a maneira como recebemos informações, nos relacionamos uns com os outros, pesquisamos, escolhemos e consumimos, exigindo novos estudos, teorias e uma nova linguagem do jornalismo.

III) A televisão (aberta ou por assinatura), o rádio, o cinema, e, mais recentemente, a Internet, compreendem os tipos de Mídia Eletrônica que veiculam mensagem publicitária segundo padrões específicos.

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2268898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a roteirização e produção audiovisual, julgue o item subsequente.

Para organizar a realização de um projeto audiovisual, além de analisar o roteiro, o produtor precisa conhecer a concepção de criação do filme com o diretor e o fotógrafo.

Alternativas

ID
2268958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos conhecimentos técnicos relativos a estúdios de televisão, julgue o próximo item.

Durante a filmagem de um programa de TV, cabe ao diretor de fotografia manipular todos os equipamentos de iluminação do estúdio, para que o resultado desejado em relação à qualidade das imagens seja atingido.

Alternativas
Comentários
  • Braço direito do diretor de fotografia no set, o gaffer ainda soa como um nome estranho para aqueles que não estão envolvidos no universo da cinematografia. Segundo o dicionário Farlex, gaffer significa An electrician in charge of lighting on a movie or television set (Eletricista encarregado da iluminação num set de cinema ou de televisão). É a forma como é chamado o técnico responsável pela execução da luz do filme. Chefe das equipes de elétrica e maquinaria, o gaffer busca compreender o conceito de luz esperado pelo diretor de fotografia para colocá-lo em prática no set.


ID
2278942
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção publicitária apresenta certa complexidade e reúne inúmeros profissionais, principalmente quando se trata da elaboração de um filme. O profissional que trabalha junto ao diretor, sendo responsável pela disposição dos refletores no estúdio, pela utilização de filtros e pela medição da luz é o

Alternativas
Comentários
  • A tarefa do diretor de fotografia na televisão será sempre estabelecida pelo diretor, que atribuirá a este especialista a fotografia das cenas ou simplesmente a sua iluminação
    http://www.infoescola.com/profissoes/direcao-de-fotografia/


ID
2285257
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um publicitário que lida com imagens precisa conhecer as regras de proporção, em especial no que se refere ao corpo humano. O número de cabeças equivalente à altura do corpo de um adulto é:

Alternativas
Comentários
  • Na vida real, em geral, as pessoas medem de sete a sete cabeças e meia. Os padrões atuais utilizam como figura ideal a altura equivalente a oito cabeças, que são os mesmos padrões anatômicos do Renascimento, pois essa estrutura intermediária proporciona uma maior elegância e uma melhor distribuição das partes do corpo humano.

     

    PADRÃO PARA O CORPO MASCULINO

    Os ombros estão situados um terço abaixo da linha horizontal inferior do primeiro módulo.

    Os mamilos coincidem com a linha horizontal inferior do segundo módulo.

    A distância entre os dois mamilos é equivalente a um módulo.

    O umbigo fica um pouco abaixo da linha horizontal inferior do terceiro módulo.

    Os cotovelos e a menor parte da cintura estão sobre a linha horizontal inferior do terceiro módulo.

    O púbis encontra-se no ponto médio do corpo, na linha horizontal inferior do quarto módulo.

    Os joelhos ficam um pouco acima do limite inferior do sexto módulo.

    A dobra inferior das nádegas situa-se cerca de um terço abaixo da linha horizontal inferior do quarto módulo.

    Vista de perfil, a barriga da perna fica em contato com a linha vertical que passa pela omoplata.

     

    PADRÃO PARA O CORPO FEMININO

    As proporções femininas não são muito diferentes. Podemos resumir as diferenças nos seguintes detalhes:

    Geralmente o corpo feminino é mais baixo que o masculino cerca de dez centímetros.

    Os ombros da mulher são um pouco mais estreitos.

    Os seios ficam um pouco abaixo do limite inferior do segundo módulo.

    O umbigo é um pouco mais abaixo que o do homem.

    A cintura é mais estreita e os quadris são mais largos.

     

    Fonte: http://www.desenhefacil.com.br/aula-7-o-padrao-da-figura-humana/

  • quem aí ficou imaginando as cabeças empilhadas até altura de um corpo? kkkkkk


ID
2285260
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um diretor de arte planeja uma foto de um objeto transparente, visando a ressaltar as extremidades e realçar as formas. Para isso, deverá utilizar como iluminação a técnica de:

Alternativas
Comentários
  • A iluminação de garrafas e copos pode parecer complicada para principiantes, porém, torna-se bastante simples ao utilizarmos o princípio básico da iluminação de objetos de vidro: uma contra luz para iluminar os objetos por trás e ressaltar sua transparência.

    Fonte: https://fotografiafacil.wordpress.com/2012/07/04/como-iluminar-garrafas-e-copos/


ID
2431987
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a lentes para câmera de televisão e a profundidade de campo de visão, analise as afirmativas a seguir.


I. Quanto mais curta for a distância que separa a câmera do sujeito, mais rasa vai ser a profundidade de campo.

II. A profundidade de campo de visão se estende a uma distância duas vezes menor atrás do sujeito do que à sua frente.

III. Quanto menor for a abertura da lente, maior vai ser o número do diafragma e mais profundo será o campo de visão.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Não há diferença entre a extensão da profundidade de campo para trás ou para frente do assunto.


ID
2431990
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


A temperatura de cor pode afetar a cor dos objetos focados e diz respeito à qualidade da luz azul e vermelha medida em graus Kelvin. Para isso, utilizamos filtros de _____ para iluminação de tungstênio e filtros de _____ para luz day‐light.”


Assinale as alternativas cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Temperatura de cor em Kelvin:

     

    - 1000-2000 K → Luz de velas

    - 2500-3500 K → Lâmpada de Tungstênio/halógenas (as mais comuns em casas)

    - 3000-4000 K → Nascer/Pôr-do-sol (céu limpo)

    - 4000-5000 K → Lâmpadas Fluorescentes

    - 5000-5500 K → Flash

    - 5000-6500 K → Luz do dia com céu claro (sol a pino)

    - 6500-8000 K → Céu levemente nublado

    - 9000-10000 K → Sombra ou céu muito nublado


ID
2431993
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o dispositivo que, em uma operação de câmera de vídeo, permite o registro de detalhes de movimentos em cenas de corrida de automóveis ou esportes, ajustando a velocidade de exposição.

Alternativas

ID
2432017
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às fontes de alimentação em EFP, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


(   ) Em EFP é preciso trabalhar com três tipos de fonte de energia para instrumentos de iluminação: corrente doméstica, geradores e baterias.

(   ) A potencia dos circuitos de uma fonte de alimentação doméstica normalmente é de 15 ou 20 ampères.

(   ) Para saber a capacidade de voltagem total de cada circuito multiplica‐se o número de ampères do circuito por 1000.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
2482486
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao selecionar uma fotografia para publicação, a imagem deve, necessariamente, ter alta resolução se o objetivo for

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2483404
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um banco de imagens é:

Alternativas
Comentários
  • Bancos de imagens são serviços onde é possível obter imagens ou fotografias prontas para uso em trabalhos da área de design, publicidade e propaganda.

    O conceito foi criado nos anos 20, e até hoje é muito usado por revistas, jornais, e por designers que precisam de imagens; porém é criticado por alguns profissionais, que consideram as imagens prontas "sem criatividade" e "sem personalidade".


ID
2483410
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Getty Images, um dos três maiores bancos de imagens do mundo, descreve seus serviços da seguinte maneira:


Oferecemos a mais elevada qualidade e diversidade em imagens rights-managed e royalty-free. Descubra a nossa vasta gama de coleções, com fotografias e ilustrações envolventes para todos os projetos” (http://www.gettyimages.com.br)


Sobre o royalty-free, considere as seguintes afirmativas:

1. As imagens “livre de royalties” (ou royalty-free) são imagens que não têm conteúdo de uso restrito a um determinado público ou faixa etária.

2. Existem diversos tipos de contrato de cessão de uso das fotografias entre um banco de imagem e um cliente.

3. Num contrato “livre de royalties” (ou royalty-free), o cliente pode utilizar as imagens por um tempo determinado sem a necessidade do pagamento para cada uso específico.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão poderia aplicar recurso

    3. Num contrato “livre de royalties” (ou royalty-free), o cliente pode utilizar as imagens por um tempo determinado sem a necessidade do pagamento para cada uso específico.

    O uso das imagens royalty-free, são por tempo indeterminado.


ID
2483413
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Exatamente como um diretor de cinema dirige seus atores, o fotógrafo dirige o fotografado. Cabe a ele criar a situação e o clima necessário para a melhor foto”. (Piovan e César, 2007)


A partir dessa afirmação, é correto afirmar que, para além do domínio da técnica, da percepção da luz e de noções de composição, para se trabalhar com retratos é necessário:

Alternativas

ID
2483416
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Nos bancos de imagem, é possível encontrar praticamente tudo para o faz de conta da publicidade: do visual noturno de Nova York, que se quer aplicar no fundo de um anúncio de um carro, até o tigre, aparentemente dócil, que estará sentado numa poltrona ao lado de um modelo, passando por paisagens lunares, ilhas paradisíacas, ondas gigantescas, macrofotos de insetos, destinos turísticos, personalidades etc.". (Piovan e César, 2007)


Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem terá controle sobre o uso que será feito de suas fotografias.

2. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem deve estar ciente de que ele poderá servir a diversas finalidades.

3. A publicidade pode construir seu faz de conta graças aos contratos de cessão de uso de imagem, que permitem ampla gama de possibilidades de aplicação para as fotografias.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2483419
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Há quem diga que o bom retrato é aquele que informa e faz um perfil do fotografado: quem ele é, onde ele está, o que faz. Ou seja, o bom retrato forneceria as informações objetivas que qualquer um pode decodificar ao olhar a foto”. (Zuanetti et al., 2004)

A partir dessa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:

1. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre a história de vida do retratado.

2. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre os ambientes de moradia e trabalho do fotografado.

3. Um bom retrato deve ser feito de maneira frontal e com iluminação direta.

4. Um bom retrato exige uma legenda explicativa.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2483425
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Gestos e expressões também podem dar significados a uma foto. Capturar uma expressão forte em uma conversa revela algo sobre o relacionamento entre as pessoas”. (Langford, 2009)


Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A interação entre as pessoas pode gerar significado para a imagem.

2. O fotógrafo não deve interferir na cena fotografada.

3. O trabalho do fotógrafo depende de situações espontâneas.

4. O fotógrafo deve estar atento aos gestos e expressões.

Para o fotógrafo que se dedica a retratar pessoas, é importante considerar:

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2483431
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao termo correto para completar o espaço em branco da seguinte afirmação:

“Uma imagem digital é formada por ______________, que são os elementos formadores da imagem”. (Trigo, 2010)

Alternativas
Comentários
  • Um pixel é a menor unidade que compõe uma imagem, seja ela uma foto ou um frame (quadro) de um vídeo. Eles estão presentes não só em filmes, animações e capturas fotográficas, como também são parte importante das telas de TVs, monitores e smartphones e de sensores de câmeras. GABARITO: LETRA C.


ID
2483446
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação aos softwares utilizados para o processamento de imagem digital, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Gerenciamento e edição de arquivos RAW.

2. Gerenciamento de quaisquer arquivos de imagem.

3. Manipulação de arquivos de imagem.


( ) Photoshop.

( ) Lightroom.

( ) Camera RAW.

( ) GIMP.

( ) Aperture.

( ) Bridge.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Discordo da questão. O lightroom gerencia quaquer arquivo de imagem.

  • Não concordo com a questão. Eu marcaria a letra B.

    O Lightroom manipula vários formatos de imagem (formato câmera raw, DNG (Negativo Digital), TIFF, JPEG, PDS, CMYK, PNG)

    Link: https://helpx.adobe.com/br/lightroom/help/supported-file-formats.html

  • Tá fácil elaborar questões de concurso público: não precisa saber nada a respeito do assunto...


ID
2483449
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao termo correto para completar o espaço em branco da seguinte afirmação:

“O __________ ilustra como os pixels em uma imagem são distribuídos em cada nível de intensidade de cor. Ele mostra se a imagem contém detalhes nas sombras, nos tons médios e nos realces para realizar uma boa correção”. (Martins, 2010)

Alternativas
Comentários
  • Histograma RGB

    Para aprender a interpretar um histograma RGB – o mais usado dos três – é preciso perceber a composição da imagem: cada fotografia digital é constituída por pixéis, sendo que são esses os responsáveis pelas áreas claras e escuras das fotografias. O histograma RGB representa essa imagem em formato de gráfico, com dois eixos distintos denominados x e y, onde x representa os tons das imagens e y a quantidade de pixéis existente em cada uma. Vale ressaltar que os pixéis também são divididos em escalas distintas, sendo que a primeira vai de 0 a 255 – quando uma imagem atinge o nível 0 significa que a foto está totalmente escurecida, já no nível 255 está totalmente clara. A outra escala prende-se com o cinza médio, que é conseguido quando o nível da fotografia atinge o ponto 127. É muito importante conhecer estas especificações na hora de interpretar um histograma RGB, uma vez que são vertentes fundamentais do gráfico.

     

    Fonte: https://omeuolhar.com/artigos/como-interpretar-histograma-fotografia


ID
2483452
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Michael Langford, tanto o GIMP quanto o Photoshop permitem uma ampla gama de processos de edição de imagens, que vão desde ajustes simples a complexas operações de manipulação envolvendo inúmeras imagens.


Sobre o processo de edição de imagens, considere os seguintes itens:

1. Junção de imagens para constituição de fotomontagens.

2. Modificação dos parâmetros originais dos arquivos RAW.

3. Controle preciso de tons em diversas gamas tonais.

4. Interpolação das imagens, oferecendo diferentes tipos de cálculos.

Os processos de edição de imagens incluem:

Alternativas
Comentários
  • Interpolação de imagens: Sempre que ampliamos ou reduzimos uma imagem estamos trabalhando com interpolação. Interpolação de imagens digitais é basicamente criar novos pixels a partir dos pixels já existentes.Como já falamos por aqui, uma imagem é composta por pixels, que são aqueles pequenos quadradinhos que você vê quando amplia uma imagem. Agora, a medida que ampliamos essa imagem, os pixels aumentam, mas aumenta também a distância entre eles, e o que o computador faz é preencher esses espaços criando pixels novos a partir dos “pixels vizinhos”, contudo se isso for feito de forma errada ou brusca o que acontece é que há distorção na imagem.

    fonte: https://www.midializado.com.br/2011/06/o-que-e-interpolacao-de-imagem/


ID
2483476
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Da mesma forma que para um filme ou qualquer emulsão fotográfica se associa uma sensibilidade ISO, o mesmo acontece com um CCD”. (Trigo, 2010)


Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 400.

2. Com o ISO 800, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 1250.

3. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 200.

4. Com o ISO 3200, temos o dobro da sensibilidade à luz do ISO 1000.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2574184
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com o desenvolvimento da tecnologia, os celulares passaram a ser usados também como câmeras de vídeo que potencializam, ainda mais, a documentação de improviso de diversos aspectos da vida, efetivando o projeto do documentarista Dziga Vertov conhecido como

Alternativas
Comentários
  • gab. D

    Seu filme um homem com uma cameraé um marco na história do cinema, como documentário reflexivo (Bill Nichols). Filma o cotidiano de cidades russas, principalmente Moscovo (Moscou), com criatividade e lucidez. Planos pensados e repensados, a passagem de um simplesfotograma a complexa estrutura arrativa mantendo a intenção poética são, por si sós, uma aula de cinema. Para associar o olho humano ao da câmera, usa por exemplo planos de uma persiana, numa metáfora da etina, do iafragma da objetiva do cinema-olho, capaz de apreender o real. wikipedia

  • Gabarito do Professor

    Dziga Vertov foi roteirista, diretor e teórico do cinema documental. Rejeitou os elementos e ferramentas que foram usados para criar o cinema ficcional, por este ser antipático ao regime comunista, voltado para os burgueses e responsável por criar uma falsa realidade.

    A obra de maior projeção de Vertov, “Um Homem Com uma Câmera", apresentou atividades comuns e reais do dia a dia de uma cidade soviética, algo não explorado anteriormente. Seu intuito era provar que o cinema é uma extensão do homem e uma amostra da verdade, sem necessidade de encenações.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A única referência encontrada sobre cine-documentação diz respeito à maneira de catalogar e organizar filmes em uma seção da biblioteca.

    B) ERRADO. O Cinema Indireto é o documentário que incorpora, em sua própria estrutura, as interferências que causa na realidade, encarada como algo inacabado e em constante construção pelas relações entre personagens, em função do filme. Apesar da similaridade de objetivo – lidar com a realidade como ela é – o projeto de Vertov ficou conhecido por outro nome.

    C) ERRADO. O cine-real, ou cinema-direto, é uma teoria que defende a objetividade pura nas produções audiovisuais. De acordo com essa linha de pensamento, os filmes podiam captar a realidade tal qual ela é, sem filtros ou convenções, sem interferência externa. Apesar da similaridade de objetivo – lidar com a realidade como ela é – o projeto de Vertov ficou conhecido por outro nome.

    D)  CERTO. O “cine-olho", ou kinoglaz, é uma resolução criada por Vertov, sua esposa e seu irmão, e que defende que a câmera é mais aperfeiçoada que o olho humano, e portanto, capaz de “fotografar" o cotidiano, ações e sons de modo especial e mostrar os personagens como eles realmente são, sem representação.

    E) ERRADO. O cinema mobile é um cinema itinerante, que é transportado sobre rodas ou outros dispositivos, e que possibilita que sessões sejam feitas em locais diferentes.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa D é a correta.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Fontes de pesquisa:

    - Ruiz, Coraci Bartman. Documentário-dispositivo e vídeo-cartas: aproximações. Dissertação de mestrado. Unicamp. 2009.

    - Site Mnemocine
    - Parente, André. Narrativa E Modernidade. Papirus Editora. 1994.

ID
2696980
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma operadora de TV por assinatura necessita aumentar o número de clientes, bem como estimular a mudança de pacotes para versões mais completas. Para tanto, realizou uma campanha e a agência de propaganda contratada produziu vídeos para três inserções diárias em horário nobre e abrangência nacional, nos quais celebridades realizam atividades cotidianas, como dirigir, andar de bicicleta, realizar refeições etc. em cenários e figurinos que remetem a clássicos de Steven Spielberg, Stanley Kubrick e Quentin Tarantino.


Esse caso se trata de uma interface comunicacional na publicidade entre

Alternativas
Comentários
  • Letra C: produziu vídeos para três inserções diárias em horário nobre e abrangência nacional (TV), nos quais celebridades realizam atividades cotidianas, como dirigir, andar de bicicleta, realizar refeições etc. em cenários e figurinos que remetem a clássicos de Steven Spielberg, Stanley Kubrick e Quentin Tarantino (CINEMA).


ID
2828482
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito da indústria gráfica, quando se fala em fechamento de um arquivo ou de uma arte final, está-se referindo ao ato de

Alternativas
Comentários
  •  PDF/X-1a é projetado para tornar arquivos pesados em mais leves fazendo com que a entrega seja mais rápida e segura. Isso requer que a cor de todos os objetos sejam impressos em CMYK ou local. Elementos em RGB e espaços de cor Lab ou marcados com perfis ICC não são recomendados para impressão. Ele também exige que todas as fontes usadas no trabalho sejam incorporadas no arquivo e não permite o uso de transparência e camadas. [...] Para arquivos que serão impressos, fechá-lo em PDF/X-1a é a melhor opção, garantindo que o arquivo fique livre de erros, poupando tempo e dinheiro. Você pode criar seus arquivos em programas como Adobe Creative Suite: llustrator, InDesign, Photoshop ou Corel Draw. https://www.printi.com.br/blog/o-que-e-pdfx1a


ID
2828485
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à manipulação de arquivos digitais de áudio, vídeo e fotografia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Atributos: 

    Como qualquer elemento HTML, este elemento suporta os global attributes:


    autoplay


    Um atributo Booleano; se especificado, o video vai ser executado assim que possível sem precisar de carregar todo o arquivo.


    Nota: Algumas versões do Chrome aceitam somente o autostart e não o autoplay


    buffered


    Um atributo que pode ser lido para determinar os intervalos do vídeo que já foram carregados. Este atributo contém um objeto TimeRanges


    loop


    Um atributo Booleano; se especificado, ao chegar no fim do vídeo, ele voltará automaticamente para o começo.


    poster


    Uma URL indicando uma imagem de prévia do vídeo até o usuário reproduzir ou navegar por ele. Se este atributo não estiver especificado, nada será mostrado até que o primeiro quadro esteja disponível; então o primeiro quadro será exibido como imagem de prévia.


    Fonte: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML/Element/video

  • Audacity é um software livre de edição digital de áudio disponível principalmente nas plataformas: Windows, Linux e Mac e ainda em outros Sistemas Operacionais.[1] O código fonte do Audacity está sob a licença GNU General Public License. A sua interface gráfica foi produzida utilizando-se de bibliotecas do wxWidgets. O Audacity começou em 1999 por Dominic Mazzoni e Roger Dannenberg na universidade norte-americana Carnegie Mellon University e foi lançado em 28 de maio de 2000 como versão 0.8.[2][3]

    O Audacity é muito popular entre os podcasters pelos seus recursos de edição, sua grande disponibilidade em múltiplas plataformas, suporte e licença aberta que permite ao programa ser gratuito.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Audacity

  • Qual seria o erro da letra A?

  • Li DN, o arquivo em .raw é o formato cru da imagem, é o chamado "negativo da fotografia digital", por isso ele é pesado. Geralmente, na hora de usar a imagem, ela é convertida em .JPEG, um formato bem mais leve e a imagem em .raw costuma ficar no backup. A questão erra ao dizer que é um formato leve e fácil de armazenar, é justamente o contrário.

  • Li DN, o arquivo em .raw é o formato cru da imagem, é o chamado "negativo da fotografia digital", por isso ele é pesado. Geralmente, na hora de usar a imagem, ela é convertida em .JPEG, um formato bem mais leve e a imagem em .raw costuma ficar no backup. A questão erra ao dizer que é um formato leve e fácil de armazenar, é justamente o contrário.

  • A letra A é incorreta, pois os arquivos raw são pesados. Carregam todas as informações e detalhes muito profundos de cor e luminosidade etc.


ID
2868760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao suporte e ao formato de exibição de um produto em linguagem audiovisual, julgue o item a seguir, considerando as características atuais da linguagem audiovisual e da convergência de mídias.


A linguagem audiovisual contemporânea não trabalha com a proporção de tela de 18:9.

Alternativas
Comentários
  • https://www.oficinadanet.com.br/tecnologia/19736-o-que-e-o-formato-189-e-qual-a-sua-diferenca-para-169

  • Gabarito do Professor

    A proporção de tela é o resultado da divisão da largura da tela (ou do quadro estático de um filme) pela sua altura. Esse número é decimal e vem sofrendo alterações ao longo do tempo: 4:3 = 1,33, no início do século XX; 7:3 = 2,35, em meados da década de 1960; 16:9 = 1,78, nos primeiros anos do milênio; e, recentemente, 18:9 = 2,00.

    Essas mudanças na proporção de tela geralmente ocorrem devido aos avanços tecnológicos. Há casos (os filmes “O Grande Hotel Budapeste" (2013) e “Irmão Urso" (2003), por exemplo), em que os diretores e diretores de fotografia optaram pela utilização de proporções de tela diversas por questões artísticas ou para impactar o telespectador.

    A proporção de tela 18:9, também conhecida como Univisium, passou a ser usada recentemente na linguagem audiovisual. Em celulares, isso significa que há mais conteúdo por tela, mais facilidade para realizar multi-tarefas (quando você “divide" a tela para utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo) e para manuseio do dispositivo. Em filmes, qualquer produto audiovisual feito em proporções de telas “anteriores", como as 16:9 ou 70mm, pode se adequar ao tamanho da tela, sem perder conteúdo.

    A questão afirma que a linguagem audiovisual contemporânea não trabalha com a proporção de tela de 18:9. Isso está errado. Conforme vimos na explicação acima, a proporção em questão é usada atualmente.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da AVMakers

    - Site da TudoCelular

    - Site da Oficina da Net
  • A proporção de tela 18:9 é utilizada principalmente na produção de conteúdos para smartphones.

    Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

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ID
2868763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao suporte e ao formato de exibição de um produto em linguagem audiovisual, julgue o item a seguir, considerando as características atuais da linguagem audiovisual e da convergência de mídias.


Devido a seu baixo custo de captação, câmeras DSLR são uma excelente opção para que grupos sociais com poucos recursos técnicos e financeiros produzam conteúdos de boa qualidade técnica.

Alternativas
Comentários
  • Dica no Youtube - Play de Prata com Camilo Coutinho

  • Gabarito do Professor

    DSLR é a sigla, em inglês, para Digital Single Lens Reflex e diz respeito a câmeras profissionais que usam espelho e prisma para refletir, no visor (view finder), a imagem capturada.

    Famosa entre os amantes de fotografia, esse tipo de câmera tem muitas vantagens:

    - possui sensor grande e com ótimo desempenho, o que gera fotografias com excelente qualidade e riqueza de detalhes;

    - oferece controle manual, o que permite o gerenciamento da abertura e velocidade do obturados, do foco, da distância, do ISO e do balanço de branco;

    - possibilita a troca de lentes de acordo com a necessidade;

    - tem acessórios fáceis de acoplar, como disparador, grip, flash e monitores;

    - muitos dos controles são externos para facilitar o acesso ao fotografar;

    Apesar disso, também apresenta algumas características negativas:

    - são relativamente pesadas e grandes, o que pode gerar dificuldade no manuseio em situações cotidianas;

    - dependendo do conjunto de lentes e acessórios, o investimento é alto;

    - para iniciantes, o controle manual pode intimidar e dificultar a captura de fotos espontâneas.

    A questão faz duas afirmações: as câmeras DSLR possuem baixo custo de captação e são uma excelente opção para grupos sociais com poucos recursos técnicos e financeiros; e as câmeras produzem conteúdos de boa qualidade técnica.

    Já vimos na explicação que as câmeras DSLR possuem ótima qualidade técnica devido ao sensor grande. O controle manual também possibilita a captura de imagens de maneiras especiais.

    Agora, no que diz respeito aos grupos sociais com poucos recursos financeiros e ao baixo custo de captação, podemos levantar algumas dúvidas sobre isso. O que são grupos sociais? O que é encarado como “poucos recursos financeiros" ou “baixo custo de produção"? Isso se refere somente à câmera ou aos acessórios também? Se for feita uma breve pesquisa em sites de compra, observaremos que as câmeras DSLR custam a partir de R$2.000,00. Há inúmeras lentes, cujos preços podem variar de R$500,00 a R$50.000,00. Esse custo pode ser “baixo" para alguns fotógrafos profissionais, mas para pessoas em geral, não é.

    Diante dessas incertezas, concluímos que a questão é passível de anulação. A banca CESPE colocou certo no gabarito. O professor acredita que está a questão está errada.

    Gabarito da Banca: CERTO

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     

    Fontes de pesquisa:

    - Guia Fotografia Digital para Iniciantes 01. On Line Editora. 2014.

    - Site da Techtudo

    - Site da Oficina da Net


ID
2868925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


O sistema cor-luz é um modo de síntese aditivo na produção de cores devido ao processo de junção de duas ou mais frequências luminosas distintas para a formação das demais, implicando, então, a perda das cores iniciais.

Alternativas
Comentários
  • Não implica perda das cores iniciais.

  • O RGB é também conhecido como sistema de Cor Luz, e trabalha por adição ou seja, se somarmos as três cores básicas, nas proporções corretas, obteremos a cor branca

  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Para compreendermos as cores, podemos usar vários sistemas de cores. Os mais conhecidos são o sistema cor-luz, também chamado de sistema RGB ou aditivo, e o sistema cor-pigmento, também chamado de CMY ou subtrativo.

    O sistema cor-luz é formado pela junção das cores Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). Cada cor possui comprimentos de onda, que variam de 380 nanômetros a 780 nanômetros. Se somarmos as três cores básicas, nas proporções corretas, obteremos a cor branca.

    A questão afirmou que o sistema cor-luz é um modo de síntese aditivo na produção de cores devido ao processo de junção de duas ou mais frequências luminosas distintas para a formação das demais, implicando, na perda das cores iniciais. Isto está errado. Na há perda das cores iniciais, mas elas são somadas.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Rocha, João Carlos. Cor-luz, Cor-pigmento e os Sistemas RGB e CMY. Disponível em https://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/3/cor-luz-cor-pigmento-e-os-sistemas-rgb-e-cmy.pdf. Acesso em Março de 2021.


ID
2868928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


A luminosidade da cor — ou seja, o seu brilho — é medida pela intensidade de luz refletida por um objeto ou superfície e pela influência que ela exerce sobre a cor resultante. Em uma combinação R(255) G(255) B(255), obtém-se o maior valor possível de luminosidade na calibragem de um monitor.

Alternativas
Comentários
  • Certo! A definição de lua está certa e 255 é o maior valor possível de luminosidade na calibragem de um monitor


ID
2868931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


As especificações do sistema CMYK — do inglês cyan, magenta, yellow e black —, que permite produzir milhares de matizes, não servem para definir todas as cores do sistema cor-luz, mas conseguem definir os matizes do espectro luminoso que podem ser impressos.

Alternativas
Comentários

  • CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).


    O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

  • Mas CMYK não é pigmento?

  • Oi Isabela. Sim, CMYK é pigmento. E assim como todas as coisas pigmentadas ele reflete a luz e também a absorve. Quanto mais claro o pigmento mais reflete, e quanto mais escuro mais absorve. Se você estiver em frente a uma parede branca, recem pintada, no sol a pino de verão, mal conseguirá abrir os olhos de tanta reflexão. Assim como se estiver de camisa preta sentirá o dobro do calor se estivesse de camisa branca.

    Ele é subtrativo porque a luz do sol tem todas as cores, nós só não a vemos. Quando ocorre um arco-iris a umidade faz o papel de prisma, dissecando as cores que não enxergaríamos normalmente.

    Quando a luz bate em um objeto ela absorve um tanto e devolve outro tanto. Um objeto preto subtrai quase tudo e devolve quase nada. Um objeto de cor clara subtrai quase nada e devolve quase tudo.

    É subtrativo porque a luz natural tem todas as cores e os pigmentos subtraem parte delas, devolvendo só as cores que eles permitem que nós vejamos.

  • Se esse sistema conseguisse imprimir os espectros de luz que podem ser impressos não existiriam cores especiais. Pantone teria falido há tempos.

  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Existem duas sínteses de cores: aditiva e subtrativa. A síntese aditiva é formada pelas cores Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), que juntas formam a luz branca. Já a síntese subtrativa é composta pelas cores Ciano (Cian), Magenta (Magenta) e Amarelo (Yellow), que somadas tendem ao preto (Black), ou seja, ausência de luz.

    Usamos a síntese aditiva RGB (Red + Green + Blue) para trabalhar com aparelhos eletrônicos, que fazem parte do sistema cor-luz. Usamos a síntese subtrativa CMYK (Cian + Magenta + Yellow + Black) para impressão através de pigmentos.

    Apesar de não servirem para definir as mesmas cores usadas no sistema RGB, o sistema CMYK consegue identificar e utilizar todos os matizes do espectro luminoso que podem ser impressos.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está certa.

    Gabarito do professor:
    Certo.

ID
2868955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao uso e às características de câmeras digitais e analógicas, em estúdio ou áreas externas.


O balanço de branco é o procedimento que informa à câmera qual é a temperatura de cor da luz no local onde se faz a captação, de modo a obter um equilíbrio na captura das diferentes cores presentes na cena.

Alternativas
Comentários
  •  a câmera de vídeo, ao contrário ser humano, não é capaz de efetuar compensações e correções nos desvios da temperatura de cor com que os objetos são iluminados. Para se corrigir esta distorção, uma das possibilidades é o uso de filtros coloridos sobre a objetiva da câmera (CC - color correction filters). Assim, um filtro azulado corrigirá excessos de tons avermelhados por exemplo. Existem dezenas de graduações de intensidade de filtros para corrigir cada tonalidade de cor; para determinação mais precisa do melhor filtro a ser aplicado sobre a objetiva, utiliza-se um medidor de temperatura de cor.

    Um processo mais preciso e mais prático no entanto é operado através de um circuito eletrônico denominado balanço do branco (white balance), presente em praticamente todos os modelos de câmeras. Este circuito (que pode funcionar automaticamente ou no modo manual) corrige a receptividade da câmera às diferentes cores balanceando (daí seu nome) as quantidades das cores componentes do espectro que forma a luz branca, deslocando sua composição em direção à tonalidades avermelhadas (para corrigir excesso de tons azulados) ou azuladas (para corrigir excesso de tons avermelhados). Na realidade a câmera não analisa todas as cores do espectro para obter este ajuste: como as cores são obtidas através de micro-janelas coloridas sobre o CCD (câmeras de 1 CCD) ou prismas desviando luz para os CCDs (câmeras com 3 CCDs), sempre nas 3 cores básicas do sistema RGB, basta analisar a intensidade de cada um desses 3 componentes, vermelho, verde e azul. Em outras palavras, o circuito eletrônico compensa as variações de tonalidade ajustando o "controle de volume" de cada uma das 3 cores, que é no que consiste o processo de balanceamento do branco.


    http://www.fazendovideo.com.br/infotec/balanco-do-branco.html

  • A temperatura de cor é uma característica da luz visível e é, por convenção, expressa em kelvin (K). As chamadas “cores frias" possuem temperaturas de cor superiores a 5000 K (branco azulado); já as “cores quentes" apresentam temperaturas de cor inferiores a 3000 K (branco amarelado e avermelhado). Quanto maior o número em Kelvin, mais alta a temperatura e mais azulada é a luz.

    Nas câmeras fotográficas digitais, há um ajuste chamado de “Balanço de Brancos", ou “White balance", cujo objetivo é aumentar significativamente as chances de que a imagem captada pareça a mais natural possível. Tal como acontece em nosso cérebro, que “corrige" a cor da cena dependendo da iluminação, o balanço de brancos vai fazer medições instantâneas no ambiente: caso a luz seja amarelada, esse efeito dá um tom mais azulado para a cena; quando a temperatura da luz for alta, a imagem recebe uma tonalidade mais quente. Isso tudo ocorre para obter equilíbrio na captura.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está certa.

    Gabarito do Professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Balanço de branco. Disponível em: https://www.canon.com.br/college/dica/os-efeitos-do-balanco-de-branco-em-suas-fotos. Acesso: Janeiro de 2022.

ID
2868958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao uso e às características de câmeras digitais e analógicas, em estúdio ou áreas externas.


No set de iluminação de um estúdio, a chamada luz principal (key light) é posicionada acima da câmera e tem a função de iluminar a cena de forma intensa. Nesse caso, à medida que se aumenta o tamanho da fonte de iluminação, as sombras são cada vez mais reforçadas e acentuadas.

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR O TAMANHO da fonte de iluminação maior será a área iluminada, diminuindo a incidência de sombras.

    O que torna as sombras mais acentuadas é a MAIOR INTENSIDADE de luz direcionada.

  • Outra observação. A Key Light (luz principal) em estúdio deve ser posicionada ao lado da câmera em um ângulo de 45 graus do assunto a ser iluminado.


ID
2889145
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Araguari - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A história do homem é a história da comunicação. Estima–se que ele começa a escrever há 5 mil anos (50 séculos). A descoberta da tipografia (Gutenberg, em 1445) significou a multiplicação e o barateamento dos escritos, marco que dá início a era da Comunicação Social. Entre os meios de comunicação mais usados para transmitir a informação e a construção de relacionamentos estão:

Alternativas
Comentários
  • Partindo do pressuposto de que a comunicação é a troca de mensagens, pode-se dizer que o processo comunicacional é, antes de tudo, uma práxis objetiva

    (...)

    Como o ser humano é, além do mais, eminentemente social, isto é, incapaz de viver isolado e solitário, decorre daí o fato de ser o fenômeno da comunicação um fenômeno também social.

    (...)

    Na verdade, além da intracomunicação, referida pela psicologia, que ocorre internamente, em uma só pessoa, existe a comunicação interpessoal, que se dá entre duas pessoas; a comunicação grupal, que acontece entre uma pessoa e um grupo, ou vice-versa, entre um grupo e uma só pessoa (...); e, por fim, a chamada comunicação de massa, ou massiva, que se concretiza através dos veículos de comunicação de massa, ou media, para usarmos o termo consagrado.

    (...)

    O estudo da história das civilizações (...) evidencia uma íntima relação a existência de sistemas comunicacionais e o auge do desenvolvimento civilizacional.

    Antonio Hohlfeldt, Teorias da Comunicação - Conceitos, escolas e tendências. p. 61/63

  • Só um ajuste para a Idecan, que serve para a vida:

    Gutenberg não descobriu a tipografia, ele construiu a prensa necessária para a impressão das letras ou a tipografia, na mesma linha de que...

    ...Cabral não descobriu o Brasil, ele chegou aqui e voltou para contar aos europeus o que encontrou - um oásis para eles roubarem por séculos.


ID
2889151
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Araguari - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os principais e mais usados gêneros jornalísticos adotados na imprensa, no rádio, na televisão e na webjornalismo são: informativo, interpretativo, opinativo e de entretenimento. O primeiro é caracterizado por uma produção textual com informações que visam esclarecer a sociedade sobre algo que ocorreu ou está sendo debatido. O segundo possuem uma natureza analítica. O terceiro busca a persuasão e a estrutura da mensagem é determinada por variáveis controladas pela instituição jornalística e o quarto visa à satisfação pessoal e boa disposição e também pode ser uma forma de desenvolvimento cultural e intelectual. Faz parte do gênero informativo:

Alternativas
Comentários
  • Gênero Informativo

    Nota

    Notícia

    Reportagem

    Entrevista

    Suíte

    Perfil

    Gênero Opinativo

    Editorial

    Comentário

    Artigo

    Resenha 

    Coluna

    Caricatura

    Carta

    Crônica

    Gênero Interpretativo

    Dossiê

    Perfil

    Enquete

    Cronologia

    Gênero Utilitário

    Indicador

    Cotação

    Roteiro

    Serviço

    Gênero Diversional

    História de Interesse Humano

    História Colorida

    Classificação de Marques de Melo (2007)

  • O perfil entra em dois gêneros? Como diferenciá-los para a prova? obrigada.

  • Letra A - entretenimento

    Letra B e C - opinativo e entretenimento

    Letra D - informativo


ID
2998897
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A fotografia publicitária, ou de editorial de moda, utiliza, em sua maioria, a estratégia de uma luz total da cena, ou, como dita pelos especialistas, uma luz divina. Essa forma de iluminação da cena é herdada de uma corrente artística da pintura, a do Renascimento. Qual dos artistas abaixo representa, em sua obra e de forma muito aparente, essa noção de uma “luz total” da cena?

Alternativas

ID
2998930
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Ao ajustar uma imagem em RGB, a zona superior direita do gráfico representa as iluminações; enquanto que a área inferior esquerda representa as sombras. O eixo horizontal do gráfico representa os níveis de entrada (valores originais da imagem) e o eixo vertical representa os níveis de saída (novos valores ajustados). Ao acrescentar pontos de controle na linha e movê-los, a forma da curva muda, de forma que reflete os ajustes realizados na imagem. As partes mais elevadas da curva representam áreas de maior contraste, enquanto que as mais planas representam áreas de menor contraste”. Segundo esta descrição, estamos falando de que ferramenta do Photoshop?

Alternativas
Comentários
  • https://helpx.adobe.com/br/photoshop/using/curves-adjustment.html


ID
3008875
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica o recurso utilizado em máquinas fotográficas e filmadoras digitais para correção da temperatura de cor das luzes amarelas e azuis. Este dispositivo pré-ajusta o equipamento em relação à iluminação e ao ambiente da fotografia ou filmagem.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    O balanço de branco é uma forma de alterar as cores que a câmera “enxerga” ao fotografar e, portanto, os tons de uma fotografia. Diferentemente do olho humano, que constantemente se adapta a diferentes iluminações e nos permite enxergar as cores reais de objetos mesmo sob iluminações bem diversas, a câmera precisa de ajustes em seu balanço de branco para ser capaz de captar as cores reais do ambiente, quando este está iluminado por uma fonte que não emita luz branca.

    O básico de se entender por trás da seleção do balanço de branco é que esta função serve para deixar uma fotografia com cores mais quentes ou mais frias. Sob diferentes iluminações, um mesmo objeto branco pode apresentar uma coloração diferente da branca para a câmera. Ou seja, dependendo da iluminação, a câmera pode enxergar um objeto branco com uma cor creme, por exemplo, ou com uma outra cor pastel (clara).

    (...) Com o balanço de branco automático, a câmera digital tenta ajustar a fotografia para deixar os brancos realmente brancos, mas em alguns casos ela pode falhar e deixar uma foto alaranjada, azulada ou até esverdeada.

    Como a luz branca nada mais é do que a soma de todas as outras cores, ao alterar o balanço de branco de uma imagem, todas as cores que aparecem nesta fotografia ficarão diferentes também (não apenas o branco).

    O fato é que se o intuito do fotógrafo for retratar exatamente a forma como os olhos dele estão enxergando uma cena em um determinado momento, ele provavelmente terá que ajustar o balanço de branco e temperatura de cor exatos para esta situação. E é isso que o balanço de branco automático da câmera digital tenta fazer (nem sempre com êxito) para descomplicar a vida do fotógrafo.

    FONTE: http://cameraneon.com/tecnicas/fotografia-balanco-de-branco-temperatura-de-cor/


ID
3008935
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os softwares gráficos podem ser pagos, por exemplo os da Adobe, e podem ser livres ou não pagos. Assinale a alternativa que apresenta os softwares cujas licenças de uso devem ser compradas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C


ID
3028735
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O uso de filtros permite que, se bem utilizados, os fotógrafos consigam efeitos que dificilmente seriam obtidos digitalmente. Sobre esses equipamentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    Os filtros Skylight apresentam um tom rosado claro, sua função é corrigir o excesso de azul, que ocorre em altitudes elevadas, áreas sombreadas e ambientes a céu aberto. Os filtros Skylight produzem como resultado tons levemente mais quentes e vivos, o Skylight 1 A é recomendado para retratos de pessoas de mais idade, fotografias aéreas e paisagens distantes, enquanto o Skylight 1 B apresenta propriedades que ajudam a melhorar os contrastes e são indicados para retratos ao ar livre e paisagens em geral.

    fonte: forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20716.0

  • Então eu acho que esta questão seria passível de recurso porque pela descrição o Filtro UV protege a lente(são usados como proteção extra às lentes, evitando que a peça sofra arranhões ou qualquer outro dano físico) e filtra a luz ultravioleta. O filtro Skylight é para ser usado em fotos de céu. Ele possui coloração levemente rosada, ajudando a corrigir o excesso de azul no céu, que pode deixar a foto azulada. Como resultado, a imagem registrada com o Skylight tem cores mais quentes. O filtro sky light pode ser diferenciado do UV pela cor. Ele é levemente rosa. Como o nome diz ele é um filtro para ser usado com a "luz do céu". Dias ensolarados normalmente tem o céu de cor azul. Este azul do céu vai azular levemente a sua fotografia. Este filtro ajudará a eliminar este excesso de azul.

  • Os filtros são artifícios usados para alterar algumas características de uma fotografia, como a qualidade, as cores, a quantidade de luz, entre outros.  Podemos dividir os filtros em genéricos, de correção de cor e de efeitos especiais.

    A) CERTO

    B) ERRADO. Os filtros para polarização diminuem ou acabam como os reflexos de superfícies não-metálicas (água e vidro, por exemplo). É responsável pelo aumento do contraste das imagens e da saturação das cores.

    C) ERRADO. Os filtros de densidade neutra diminuem a quantidade de luz que entra na objetiva sem alterar as cores. Usado em fotos externas e bem iluminadas, que demandam tempo de exposição prolongado.

    D) ERRADO. Filtros UV são usados para minimizar a nebulosidade causada pelos raios ultravioletas, o que diminui também a nitidez da imagem.

    E) ERRADO. Os filtros de densidade neutra mudam a quantidade de luz capturada pela câmera, o que influencia a iluminação de uma fotografia.

    Gabarito do professor: Letra A.
     

    Fonte:

    - Ramalho, José. Fotografia Digital. Editora Campuas. 2004.

ID
3037189
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A chegada das novas plataformas de comunicação, principalmente no segmento digital, reformulou a maneira como o Jornalismo é desenvolvido. Podemos destacar que uma das principais mudanças no perfil dos leitores, sobretudo, diante da vida corrida para estar constantemente atualizado é centrar as atenções em

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA A

  • quase fui na E kkkk


ID
3154582
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No contexto dos fundamentos de editoração digital gráfica e de fotografia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Antes de encontrarmos a alternativa correta, vamos entender um pouco sobre editoração gráfica e fotografia.

    Editoração gráfica é uma etapa da editoração que responde pela diagramação, paginação, edição e impressão de peças gráficas.

    A fotografia é constituída por três elementos: assunto, fotógrafo e a tecnologia. É um processo, realizado em determinado espaço e tempo, no qual ocorre a cristalização da imagem de um objeto.

    A) ERRADO. A captação de fotos em RAW é a extensão recomendada para trabalhos profissionais de editoração digital de fotos.

    B) ERRADO. As imagens vetoriais são formadas a partir de vetores matemáticos.

    C) ERRADO. O pixel é a menor parte de um documento, mas é possível visualizá-lo se a imagem rasterizada (bitmap) for redimensionada.

    D) CERTO

    E) ERRADO. É possível transformar um conjunto de pixels em imagem vetorial e pode-se transformar em vetor uma imagem composta por pixels.

    Gabarito do professor: Letra D

    Fonte:

    - Kossoy, Boris. Fotografia & história. Atelie Editorial. 2001.

  • O histograma é um tipo de gráfico para visualizar o esquema de iluminação de uma imagem. dá para acessá-lo em programas de imagens, como o Photoshop


ID
3259636
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

MARTINO (2014, p. 211), descreve que a origem das novas mídias é a intersecção entre os antigos meios de comunicação, da escrita à televisão, passando pela imprensa, a fotografa, o rádio, o cinema e o computador. Essa junção é a raiz das novas mídias. Para Lev Manovich (2001), existem cinco princípios que dizem respeito à natureza das novas mídias. Assinale a alternativa CORRETA quanto à natureza das novas mídias.

Alternativas
Comentários
  • Lev Manovich (The Language of New Media, 2002), descreve cinco princípios da nova mídia:

    • representação numérica – as novas mídias são compostas por códigos digitais que podem ser quantificados (representações numéricas) e programados;
    • modularidade – este princípio pode ser conhecido como a “estrutura fractal das novas mídias”. Como os fractais, estas possuem a mesma estrutura modular, porém em escalas diferentes. Mesmo organizadas de modo a formar um todo maior, as partes menores são independentes e não perdem sua autonomia como objetos;
    • automação – os códigos numéricos, os algoritmos e a característica modular da programação possibilitam a automação de diversas operações nas novas mídias. Deste modo, parte da intencionalidade humana pode ser removida do processo criativo;
    • variabilidade – um número indeterminado de mídias pode ser criado a partir dos mesmos dados. Trata-se de uma lógica semelhante à de produção sob demanda em que o próprio indivíduo determina as características das suas mídias;
    • transcodificação – através do computador, as mídias são transformadas em dados de modo a possuírem uma estrutura própria. Elas seguem as convenções estabelecidas pela organização de dados dos computadores e podem ser utilizadas em diversos formatos.


ID
3482284
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação aos produtos audiovisuais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A Internet ampliou a distância nas linguagens entre os meios. Na contemporaneidade, é possível verificar fotografias totalmente díspares entre um filme, uma web-série e uma série televisiva, mesmo quando se trata de um mesmo gênero.

( ) É cada dia mais popular o uso de plataformas digitais para assistir materiais audiovisuais, pela transmissão por streaming.

( ) Na atualidade, é possível identificar enquadramentos característicos do cinema em conteúdos produzidos para a televisão e para a web.

Alternativas
Comentários
  • A Internet ampliou a distância nas linguagens entre os meios. Na contemporaneidade, é possível verificar fotografias totalmente díspares entre um filme, uma web-série e uma série televisiva, mesmo quando se trata de um mesmo gênero. Pelo contrário, falamos de convergência, multimídia.

  • GABARITO D

    Siga-me no Instagram: @vitoriadarebeca


ID
3509368
Banca
COPS-UEL
Órgão
Prefeitura de Londrina - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na era da comunicação digital, quanto ao que pode ser considerado conteúdo e pode ser explorado e divulgado pela Assessoria de Imprensa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (...) quanto ao que pode ser considerado conteúdo e pode ser explorado e divulgado pela Assessoria de Imprensa.

    ?????????

    A- Áudio, vídeo, foto, link, texto, infográfico e animação.

    B- Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Linkedin. - Redes Sociais

    C- CD, pendrive, SMS e drive digital.

    D- Release, ligação telefônica e reunião

    E- Aviso de pauta, whatsApp e e-mail.

  • Por conteúdo, a questão se refere aos diferentes meios de representação da informação, ou seja, os diferentes tipos de mídia: áudio, vídeo, foto, link, texto, infográfico e animação.


ID
3516634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação a mídias digitais e Web, julgue o item.

No jornalismo digital um texto pode se agregar a outros conjuntos de informação em forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    webjornalismo/ciberjornalismo, as notícias passam a ser produzidas com recurso a uma linguagem constituída por palavras, sons, vídeos, infografias e hiperligações, tudo combinado para que o utilizador possa escolher o seu próprio percurso de leitura.

    FONTE: Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para a mudança - João Manuel Messias Canavilhas Universidade da Beira Interior

    (...) [Jornalismo Digital] é um modelo de comunicação que utiliza recursos digitais para disseminar informações, como: textos em html, fotos, imagens, áudios, vídeos e outros.

    FONTE: https://d.costanorte.com.br/o-que-e-marketing/23584/o-que-e-jornalismo-digital-conheca-esse-novo-conceito


ID
3777637
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

“A utilização de uma obra por terceiros deve ter autorização prévia e expressa de seu criador, assim como a transferência de direitos a qualquer título deve pressupor estipulação contratual escrita. Com esse entendimento, os ministros da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenaram uma empresa jornalística a indenizar um repórter fotográfico em R$ 12 mil por violação de direito autoral.

O fotógrafo, que trabalhou nos veículos da empresa por quatro anos, afirmou que por diversas vezes a indicação da autoria de suas fotos havia sido omitida ou dado o crédito a outros profissionais. Ele sustentou ainda que a companhia teria obtido lucro com a venda de suas fotografias para outras empresas sem a sua autorização e sem o pagamento pelo seu acervo.”



(TST condena empresa de jornalismo que revendeu fotografias sem autorização, Consultor Jurídico, 5 de agosto de 2018. Disponível em

<https://www.conjur.com.br/2018-ago-05/tst-condena-empresa-revendeu-fotografias-autorizacao>)

A partir do trecho acima, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B para os não assinantes.

  • Vamos analisar a questão:

    De acordo com a Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98, existem dois direitos que protegem um autor (pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica): morais e patrimoniais.


    Os direitos morais do autor são inalienáveis e irrenunciáveis e abrangem:

    - reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra

    - ter o nome ou pseudônimo indicado como sendo o do autor, na reprodução ou utilização de sua obra

    - conservar a obra inédita

    - assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações

    - modificar a obra, antes ou depois de utilizada

    - retirar de circulação a obra ou suspender uso já autorizado, se isso implicar afronta à sua reputação e imagem


    Os direitos patrimoniais do autor podem ser transferidos ou vendidos a outra pessoa, o chamado titular de direitos. Passam aos herdeiros e perduram por 70 anos, contados de 1° de janeiro do ano seguinte ao da sua morte. Alguns exemplos:

    - usufruir e dispor da obra, autorizando ou não a sua utilização

    - colocar à disposição do público a obra, na forma, local e pelo tempo que desejar, cobrando ou não por isso

    - receber, no mínimo, 5% sobre o aumento do preço em cada revenda de obra de arte ou manuscrito original


    De acordo com parte do enunciado, o fotógrafo afirmou que a indicação da autoria de suas fotos havia sido omitida e que que a companhia teria obtido lucro com a venda de suas fotografias para outras empresas sem a sua autorização e sem o pagamento pelo seu acervo. Essas práticas caracterizam ofensa aos direitos morais e patrimoniais.

    A questão pede que encontremos a alternativa incorreta - B) O jornalista reclamante na ação fazia jus apenas aos seus direitos patrimoniais.


    RESPOSTA: B
    • Direitos patrimoniais são referentes ao uso econômico
    • Direitos morais são referentes a personalidade do autor

    Gabarito B

  • Simplificando ao extremo para ajudar a entender:

    Direito Autoral => Propriedade Intelectual => Patrimônio "Pessoal" => Exigência por Danos Patrimoniais

    Moral => Direito Individual => Proteção Social => Exigência por Dano Moral

    No caso do "Buscapé" do filme - Até caberia kkk


ID
4892476
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Das afirmações abaixo, qual delas não é verdadeira sobre o formato RAW?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    É justamente o contrário, o formato Raw contém tods as informações da imagem.


ID
4915420
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

ISO é a sigla de International Standards Organization. A sigla corresponde à medida que indica a sensibilidade do sensor da câmera à luz do ambiente em que se quer fotografar. As câmeras digitais têm a capacidade de fazer fotografias com valores diferentes de ISO no mesmo cartão de memória.

O fotógrafo munido de uma câmera digital deve estar atento porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    ISO é um dos fatores que influenciam significativamente a qualidade e o equilíbrio de uma fotografia. Ao lado da abertura e velocidade do obturador, o ISO faz parte do triângulo da exposição e está associado à velocidade do filme (em câmeras analógicas) e à sensibilidade do sensor à luz (em câmeras digitais).

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. O efeito granulado, ou granulação, só é visualizado em fotografias analógicas e observada com mais clareza em áreas claras. Nesse tipo de foto, a sensibilidade à luz é calculada com base na quantidade de grãos de prata presentes na emulsão: quanto menor o ISO, mais numerosos são os grãos e menor é o tamanho do grão; no sentido inverso, quanto maior o ISO, maior será o grão e mais perceptível este será após a revelação. Quando os grãos são “grandes" e mais perceptíveis, estamos diante da granulação.

    B) Errado. Nos ambientes com pouca luz recomenda-se o uso do ISO superior a 800.

    C) Errado. Para chegar à captação de luz desejada pode-se alterar o ISO equilibrando com as demais configurações (a velocidade do obturador ou a abertura do diafragma).

    D) Errado. A melhor foto é aquela que capta o que o fotógrafo deseja, no padrão de qualidade adequado e com os resultados esperados. Fotos com ISO alto aumentam a probabilidade de aparecerem ruídos e borrões; também causam menos saturação e contraste; por outro lado, fotos nítidas podem ser tiradas mesmo com pouca incidência de luz.

    E) Certo. Cada vez que o ISO é aumentado, a sensibilidade do sensor aumenta e a fotografia fica mais clara. Portanto, será necessário menos luz para se alcançar o resultado esperado.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Kinast, Priscilla. O que é ISO na fotografia? Tudo que você precisa saber. Data do artigo: 17/08/2019. Link: https://www.oficinadanet.com.br/tecnologia/27161-o-que-e-iso-na-fotografia. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - Relação entre ISO, Ruído e Granulação da imagem Fotográfica. Data do artigo: 23/09/2017. Link: https://www.herlandesheredia.com.br/single-post/2017/09/23/rela%C3%A7%C3%A3o-entre-iso-ruido-e-granula%C3%A7%C3%A3o-da-imagem-fotografica. Acessado em fevereiro de 2021.
  • Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. ... Quanto maior for o ISO, maior a quantidade de ruído na cena, prejudicando a nitidez e diminuindo a qualidade da imagem.


ID
4958068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a enquadramentos, movimentos de câmeras, fotografia e técnicas de iluminação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
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  • Gab.: A. Desde panorâmicas e tilts, até o uso de carrinhos e gruas, os movimentos de câmera obedecem à mesma lógica: o diretor do filme e o diretor de fotografia têm de saber onde querem começar, o que pretendem com o movimento e como querem terminar o plano.