SóProvas


ID
961114
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL


O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção.
No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e  necessário: “No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam”.
Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos;
2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país;
3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verificação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo.
Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

A alternativa que mostra uma substituição adequada da locução sublinhada é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    Aduaneiro: adj. Que se refere a aduana (alfandêga); que pertence ao que é alfandegário: taxas aduaneiras

  • Significado deMonetário

    adj. Que se relaciona com as moedas:sistema monetário.

    Definição deMonetário

    Classe gramatical: adjetivo e substantivomasculino
    Separação das sílabas: mo-ne-tá-rio
    Plural: monetários

    Fonte: http://www.dicio.com.br/monetario/

     A alternativa correta é a letra C:

    "“...sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega”. / aduaneiros."

  • Resposta: Letra C

    A substituição de alfândega por aduaneiras é correta pois tem os mesmo sentidos.

    Definição Aduaneiro:

    Relativo a Receita Federal no que diz respeito aos trâmites de mercadoria na importação ou exportação.
    Também pode ser utilizado quando um local ou algo está sobre controle da Receita Federal.

  • a) rentável

    b) impostas

    c) correto

    d) externos

    e) fiscal

  • Alguém explica  a E por favor