a) ERRADO. É um demonstrativo de caráter auxiliar em que são relacionadas todas as contas, sejam ela patrimoniais ou de resultado.
b)ERRADO. Acredito que está errado, porque está fora dos elementos mínimos (citados na explicação do item D).
c) CORRETO. Resposta item D
d) ERRADO. Segundo a NBC T 2.7. que, apesar de revogada, de vez em quando aparece em provas, os elementos mínimos que devem constar do balancete são:
a) identificação da Entidade;
b) data a que se refere;
c) abrangência;
d) identificação das contas e respectivos grupos;
e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores;
f) soma dos saldos devedores e credores.
Se o balancete se destinar a fins externos, deve conter também o nome e assinatura do contabilista responsável, bem como número do CRC.
e) ERRADO.O balancete deve ser levantado, no mínimo, mensalmente.
Gabarito: C
Algumas questões sobre o balancete de verificação:
OBS: (CESPE/ABIN/2010) O balancete de verificação é um relatório de conferência que corresponde a uma simples listagem dos saldos devedores e credores, cujos totais devem ser iguais.(CERTO)
(CESPE/DPU/2016) Uma das finalidades do balancete de verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas, pois o total devedor deve ser igual ao total credor, ou seja, para cada débito em uma ou mais contas deve haver crédito de igual valor em uma ou mais contas.(CERTO)
(CESPE/DPU/2016) Uma das finalidades do balancete de verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas, pois o total devedor deve ser igual ao total credor, ou seja, para cada débito em uma ou mais contas deve haver crédito de igual valor em uma ou mais contas.(CERTO)
O balancete de verificação é, na prática, uma relação de contas patrimoniais, de resultado e , com seus respectivos saldos, extraídos dos registros contábeis em determinada época.(ERRADO)
(CESPE/PF/2018) O balancete de verificação é um resumo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade da entidade que o apresenta, destinando-se a detectar todos os possíveis erros de contabilização eventualmente ocorridos.(ERRADO)
(CESPE/TRT 21ª/2010) Considere que uma empresa tenha vendido uma parte do maquinário que usava para a produção de suas mercadorias e que ainda não estava inteiramente depreciado, mas o contabilista se enganou e registrou a venda em duplicidade. Nessa situação, o balancete de verificação do mês em que a venda foi registrada não poderá ser fechado.(ERRADO)
(CESPE/TRE-ES/2011) No balancete de verificação, é possível identificar os lançamentos que devem ser objeto de estorno, em razão da diferença que estará nele evidenciada entre os somatórios dos saldos devedores e credores.(ERRADO)
(CESPE/TRE-ES/2011) O balancete de verificação possibilita indicar erros na escrituração contábil mesmo no caso de igualdade entre os somatórios das colunas de débito e de crédito, como, por exemplo, quando o saldo de determinada conta é incompatível com a sua natureza. (CERTO)
(CESPE/TRT 17ª/2009) O balancete de verificação, embora possa identificar erros decorrentes de incorreta aplicação do método das partidas dobradas, é ineficaz para a correção de erros constituídos por lançamentos invertidos ou duplicados. (CERTO)
(CESPE/TRE-BA/2017) O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária; no entanto, com periodicidade de elaboração recomendada como mensal, ele é amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas constantes do livro-razão.
Fonte: Nosso querido contribuinte aqui do QC e substituto do Renato - Mauro Almeida.