-
CERTA
Conforme o próprio CBOK, a prática gerencial de BPM é caracterizada por um ciclo de vida contínuo (processo) de atividades integradas de BPM, e este ciclo geralmente inclui “(1) Planejamento; (2) Análise; (3) Desenho e Modelagem; (4) Implantação; (5) Monitoramento e Controle; e (6) Refinamento.
-
Escreva seu comGente, o mneumônico é besta mais ta valendo em .... QUEM TI BATIZA? o PADRIM...1-Planejamento
2-Análise
3-Desenho
6-Refinamento
4-Implantação
5-Monitoramento
Obs... os números dizem a ordem....
-
Quando a questão quer ser mais intrigante ela te cobra o que consta em cada fase
2016 - TRT
a) A atividade de levantamento dos principais pontos fracos dos processos em uso em uma organização faz parte da etapa de planejamento do ciclo do BPM.
b) Entender o ambiente externo e interno, além da estratégia organizacional, é atividade executada na fase de modelagem de processos de negócios. == > Planejamento
c) Na modelagem de processos do estado atual, cria-se um ambiente de discussão entre partes envolvidas de forma a melhorar o processo em questão. == > Planejamento
d) Todas as atividades envolvidas no ciclo BPM são apoiadas pela área de tecnologia da informação, isto é, necessitam de um computador para serem executadas.
e) Um processo de negócios gerenciado é aquele que o proprietário pode modificá-lo, enquanto as partes envolvidas podem visualizá-lo.
2012
A etapa de implantação de um ciclo de BPM engloba atividades que garantirão o suporte à
implantação e à execução dos processos
. Dentre tais atividades, NÃO se encontra a atividade de
a) implantar planos de transferência de tecnologia. → implementar
b) registrar o desempenho dos processos ao longo do tempo.
c) suportar a implantação de novo processo. → implementar
d) coordenar o ajuste de equipamentos e softwares. → implementar
e) coordenar os testes e/ou piloto da solução. → implementa
-
Prezados, gabarito certo. Vejamos definições:
CICLO DE VIDA – BPM CBOK
Planejamento - Plano, estratégias, objetivos e metas - É aqui que é desenvolvido um plano e uma estratégia dirigida aos processos da organização, estabelecendo a estratégia e o direcionamento do BPM.
Análise - AS IS - A análise dos processos leva em conta diferentes metodologias para facilitar as atividades de identificação do contexto e de diagnóstico da situação atual, que constituem o foco desta etapa.
Desenho e modelagem - Identificação - Define as especificações para o processo de negócio/ TO BE- É no desenho que se definem as especificações dos processos de negócio, de modo que fique claro o quê, quando, onde, quem e como o trabalho será realizado.
Implementação - nada mais é do que a realização do desenho do processo de negócio aprovado. Ela se dá através de procedimentos e fluxos de trabalho documentados, testados e operacionais.
Monitoramento e controle - Pode ser chamado de "Simulação e emulação" - fornecer informações-chave de desempenho de processos através de métricas ligadas às metas estabelecidas e ao valor para a organização. A análise do desempenho realizada nesta etapa pode fazer com que se desenvolvam atividades de melhoria, redesenho ou reengenharia.
Refinamento - o refinamento trata aspectos de ajustes e melhorias pós-implementação de processos com base nos indicadores e informações-chave de desempenho. O Guia de Gestão de Processos de Governo afirma que esta etapa também pode ser chamada de "encenação", revendo o modelo de processo e implantando as mudanças propostas após o estudo de variados cenários.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS - PROF. HERON LEMOS.