-
A Análise SWOT ou Análise FOFA ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
Análise SWOT - FOFA - FFOA
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
-
Neste caso seria uma fraqueza, pois trata-se do ambiente interno da organização.
-
Neste caso, considerando a questão:
...o baixo número de especialistas em regulação de saúde suplementar é considerado uma ameaça;
Do ponto de vista que estamos nos referindo à organização, logo ambiente interno,
a afirmativa está errada.
Pois, a análise SWOT verifica dois ambientes distintos:
Ambiente Interno: Forças e Fraquezas:
(considerando a estrutura da organização em todos os seus setores, pessoal, equipamentos, instalação,....);
Ambiente Externo: Ameaças e Oportunidades:
(considerando todos os aspectos que envolvem e/ou afetam o organização, no ambiente em que ela está inserida sejam concorrentes, governos, estrutura e malha rodoviária, portos,......)
-
"Ambiente Interno
Strenghts - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Ambiente Externo
Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.
Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa".
(disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT>. Acesso 13 ago 2013)
-
Do ponto de vista de recrutamento e seleção, vc pode ter poucos profissionais especializados na área dentro do mercado, daí seria realmente uma ameaça, pois é externo a organização.
Pensei dessa forma...vendo o comentário dos colegas, concordo. De toda forma, achei a questão mau formulada.
-
Quando o tema é análise SWOT temos que levar em consideração os seguintes aspectos:
- É uma ferramenta utilizada na fase de diagnóstico do PLANEJAMENTO
- Através desta análise, os PONTOS FORTES E FRACOS da organização serão considerados. Além, é claro, de AMEAÇAS e OPORTUNIDADES.
- P.FORTES/FRACOS - são do microambiente, internas e por isso controláveis
- AMEAÇAS/OPORTUNIDADES - são do macroambiente, externas e por isso incontroláveis
-
Concordo com a Larissa.
Não está bem especificado se é uma condição interna ou externa.
-
Do ponto de vista de quem?
-
Realmente a questão foi mal formulada, mas o meu raciocínio foi para o concurso prestado que é o da ANS, é como se eu tivesse analisando dentro da ANS.
-
Do ponto de vista interno (aplicando a análise SWOT à ANS): uma fraqueza
Do ponto de vista externo (aplicando à análise SWOT aos planos de saúde): uma oportunidade =)
-
Sobre os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, Oliveira (2005, p. 90) considera:
“Os pontos fortes e fracos compõem a análise interna da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças compõem sua análise externa. Os pontos fortes e fracos representam as variáveis controláveis, enquanto as oportunidades e as ameaças representam as variáveis não controláveis pela empresa. Fica evidente que o problema maior são as variáveis sobre as quais não se tem controle”.
De acordo com Kotler (2000), A Análise SWOT: compreende a etapa do diagnóstico que é verificar a real situação em que se encontra a organização. A sigla SWOT, também às vezes chamadas de TOWS, caracteriza-se como forma útil para ajudar as organizações a identificar os fatores externos e internos.
Simultaneamente à análise do ambiente externo deve ocorrer a análise do ambiente interno, que tem como objetivo a identificação dos pontos fortes e fracos da organização (MAXIMIANO, 2008).
Em CHIAVENATO (2003), a análise do ambiente interno é: “Um esforço sistêmico e metódico de ampliação do conhecimento dos elementos da Organização e do sistema em que ela está situada.”
-
Gabarito: ERRADO
Contextualizando a questão: a matriz SWOT está inserida no âmbito do planejamento estratégico do processo administrativo, veja em negrito onde vc está na matéria: Planejamento, Organização, Direção, Controle.
Como os colegas já evidenciaram, há sim uma certa ambiguidade na interpretação. Como o comando da questão tbm definiu expressamente o parâmetro da análise baseada na instituição, eu fico com o posicionamento de que o baixo número de especialistas é uma ameaça à organização.
Bons Estudos!
-
Questão muito mal formulada!!! A questão se refere a um baixo número de profissionais dentro da organização ou no mercado? É um detalhe importante para o enunciado.
-
É um aspecto interno e ruim, logo é um ponto fraco. Se fosse externo, seria uma ameaça.
-
Gente, não confundir! É simples assim: fraqueza e fortaleza são pontos internos! Especialista é ponto interno! Ameaças e oportunidades são pontos externos! Não esquece não!
-
Fraquezas e Fortalezas= pontos Internos("FeF"- são INTERNOS-)
Ameaças e Oportunidade= pontos Externos( Ñ se inicia com F é = Externo)
-
Nesse caso será uma fraqueza da organização e não uma ameaça por ser uma manifestação exclusivamente interna da organizacao.
-
Faltou o ponto de partida, não tenho como analisar.
-
Eu até sei o conceito. Entretanto, a questão está muito mal formulada! Se utilizasse a frase "em uma organização..." talvez ajudasse a responder com mais certeza...
-
Errei achando que ele tava falando em relação ao mercado!!!!!
Não fica claro ao ler a questão!!!!
-
Análise de SWOT: ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos), ambiente externo (oportunidades e ameaças).
O problema da questão é que não dá para identificar a que ambiente a banca está se referindo (interno ou externo): é possível ter um número baixo de especialistas em regulação de saúde suplementar tanto no ambiente interno (o que representa uma fraqueza e não uma ameaça, o que falseia a questão) quanto no ambiente externo (o que representa uma ameaça, e torna a assertiva verdadeira). No ambiente interno, o número baixo de especialistas em regulação de saúde suplementar representa uma fraqueza ou ponto fraco, porque pode limitar a atuação da agência reguladora. No ambiente externo, pode representar uma ameaça, por limitar a possibilidade de a agência recrutar/selecionar a quantidade de especialistas necessária à sua plena atuação.
Dessa forma, errar ou acertar a questão dependeu muito mais de sorte em acertar à qual ambiente estava se referindo a banca, do que mesmo de ter o conhecimento sobre o assunto.
-
questão incompleta tem que chamar a Mãe Diná para saber se a banca está falando de um contexto interno ou externo. Falta de respeito aos estudantes - tinha que anular essa porcaria
-
Questão FDP e DÚBIA.
"baixo número de especialistas em regulação de saúde suplementar".... mas, ONDE?
Se você pensar na perspectiva do MERCADO PROFISSIONAL, é uma ameaça;
Se você pensar na perspectiva da ANS, é uma fraqueza;
-
Uma dica, eu pelo menos acerto as questões sempre colocando a abordagem interna quando a banca não define. Logo baixo n. de especialistas na empresa ou na ANS.
-
OBSERVAÇÃO AO COMENTÁRIO
"Questão FDP e DÚBIA.
"baixo número de especialistas em regulação de saúde suplementar".... mas, ONDE?
Se você pensar na perspectiva do MERCADO PROFISSIONAL, é uma ameaça;
Se você pensar na perspectiva da ANS, é uma fraqueza"
Colega, é ERRADO pensar assim.
Quando se fala em ambiente INTERNO, não se está falando do espaço geográfico da empresa, mas do seu campo de atuação.
Muita gente confunde isso. O que caracteriza um fator ser ponto forte ou fraco é o poder de a empresa CONTROLÁ-LO ou não.
Mesmo que os especialistas em regulação fossem no MERCADO PROFISSIONAL, como você questiona, a empresa PODE CONTROLAR, seja recrutando de outra forma (inclusive do exterior) ou até mesmo investindo em capacitação profissional.
Carência de pessoal é um fator controlável, por isso é INTERNO. A questão não é o fato de os especialistas pertencerem ou não aos quadros da ANS (no caso da questão).
Cuidado com as decorebas!
valewww
-
Interpretei assim.
Como regulação é função do Estado, e não dos particulares, não iremos encontrar "especialistas em regulação de saúde suplementar" atuando na iniciativa privada e exercendo essa atividade independentemente. O especialista torna-se especialista quando passa no concurso. Pelo fato do quadro de pessoal do órgão de saúde dispor de poucos cargos de especialista, trata-se então de ambiente interno. Sendo ambiente interno, trata-se de fraqueza.
-
-
Não é uma ameaça e sim ponto fraco
-
TRABA-SE DE UM PROBLEMA INTERNO DA EMPRESA, MAIS PRECISAMENTE DO RH. LOGO, SERÁ UM PONTO FRANCO/FRAQUEZA.
GABARITO ERRADO
-
ERRADO
O fator determinante para se saber se um ponto é interno ou externo é a possibilidade ou não de intervenção. Haja vista que o cargo em questão é próprio da ANS e que é ela mesma quem capacita os candidatos aprovados através de curso de formação, a escassez desse profissional é um ponto fraco. Também é importante, para esse entendimento, lembrar que o requisito do cargo é formação superior em qualquer área de formação. Suponhamos que exigisse uma formação específica que nem mesmo existe no Brasil ainda; nesse caso, poderia haver controvérsia. Contudo, o fato é que o que não falta no Brasil, hoje, é gente com diploma de nível superior em alguma área. Enfim, a banca está corretíssima
(EDITAL ANS2013)
CARGO 2: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SAÚDE SUPLEMENTAR
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)
[...]
15 DA SEGUNDA ETAPA DO CONCURSO – CURSO DE FORMAÇÃO (SOMENTE PARA O CARGO DE ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SAÚDE SUPLEMENTAR)
-
Em uma análise SWOT, o baixo número de especialistas em regulação de saúde suplementar é considerado uma FRAQUEZA, ou seja, uma variável interna.
Análise SWOT >>>> F O F A
FORTALEZAS: variável interna | controlável
OPORTUNIDADES: variável externa | não controlável
FRAQUEZAS: variável interna | controlável
AMEAÇAS: variável externa | não controlável
______________________________________________________
Fortaleza + Oportunidade ---> estratégia de DESENVOLVIMENTO
Fortaleza + Ameaça ---> estratégia de MANUTENÇÃO
Fraqueza + Oportunidade ---> estratégia de CRESCIMENTO
Fraqueza + Ameaça ---> estratégia de SOBREVIVÊNCIA
-
Gab: ERRADO
A questão está errada porque o baixo número de especialista (funcionário) é uma fraqueza, que é controlável, ambiente interno. Portanto, questão errada.
-
Alguns comentaram que seria INTERNO porque é a ANS que capacita os funcionários, então seria uma falha dela = fraqueza e que isso é CONTROLÁVEL.
Pessoal, olhem o comando da questão! Em algum momento é citado o nome ANS? Caso não, o que vocês estão falando é uma extrapolação bizarra que só serve para essa questão. Ela falou sobre SWOT de forma totalmente genérica.