-
São utilizadas perguntas comportamentais que faz com que os candidatos descrevam comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos. O erro está quando a questão cita: passível de ocorrer no trabalho pleiteado (futuro).
-
A questão está errada porque na entrevista comportamental o analista de RH questionará quais comportamentos que o candidato teve no passado, com base em situações já vividas e semelhantes às que ele provavelmente irá viver ao exercer o cargo a que está pleiteando.
Dessa forma, a questão quando comenta que o entrevistador irá "descrever uma situação específica e passível de ocorrer no trabalho pleiteado" está errada, pois o que se avalia nesse tipo de entrevista não são comportamentos hipotéticos e sim aqueles já adotados pelo candidato em oportunidades passadas. O trecho "que nunca tenha passado por algo similar" também torna errada a assertiva, pois a entrevista comportamental irá avaliar o repertório já vivido pelo indivíduo.
Sabendo o tipo de comportamento que o candidato teve no passado, é possível pressupor que reações ele terá em situações análogas no futuro.
São exemplos de perguntas:
a) Descreva uma situação ocorrida em empregos anteriores em que você teve divergências com seus colegas. Quais foram suas reações e como você teve que lidar com a situação?
b) Relate uma situação em que você não obteve um resultado esperado em um dado projeto no qual participava. Quais foram as medidas tomadas para administrar a situação?
Dessa forma, para ser considerada correta a assertiva (exceto pela parte gramatical, rs), eu a reescreveria assim:
Em uma entrevista comportamental, o analista de RH deverá questionar o candidato acerca de uma situação genérica já vivida em outros ambientes de trabalho e passível de ocorrer no exercício do novo cargo, solicitando que o candidato descreva o comportamento adotado naquela situação.
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Entrevista/4476/entrevista-comportamental-revelacao-de-perfil.html
-
Complementando:
Existem, a saber, pelo menos cinco abordagens diferentes de entrevista:
A Tradicional - A mais comum de todas e para a qual muitos se preparam. O entrevistador tem um script e faz perguntas que cobrem vários aspectos da vida e carreira do profissional. Não é uma entrevista de grande profundidade. O entrevistador deseja apenas colher mais informações sobre o candidato - nível de experiência, formação acadêmica, objetivo profissional, nível salarial etc.
A Conversacional - Assemelha-se mais a uma conversa entre colegas do que a um diálogo entre candidato e empregador. Esse tipo de entrevista flui como se fosse um bate papo fortuito e corriqueiro. Portanto, não há um roteiro rígido e formal a ser cumprido. O entrevistador pode conversar sobre os mais diversos assuntos - política, futebol, economia, filosofia ou mesmo sobre ameaças, oportunidades e desafios de seu segmento mercadológico.
A Comportamental - É conhecida também como entrevista situacional e focaliza aspectos de natureza tipicamente comportamental. O entrevistado é colocado diante de situações críticas e de problemas graves que exigem "sangue frio", diplomacia, capacidade para influenciar pessoas, maturidade etc. As perguntas podem ser embaraçosas: "Quantas vezes você faz amor com a sua mulher por semana?", "Nossa empresa acabou de perder o seu mais importante cliente. Que tipo de ações você tomaria para reconquistar esse ex-cliente?"
A de Pressão Propositada - Como o próprio título sugere, ela objetiva colocar o entrevistado sob estresse profundo a fim de medir sua capacidade de tolerância à pressão. O entrevistador pode utilizar de várias estratégias e meios para provocar o candidato - usar de agressividade exagerada, fingir ignorar as respostas dadas pelo profissional, usar de sarcasmo e outros. Um dos protagonistas mais notáveis desse tipo de entrevista é Steve Jobs, criador da Apple.
A Expositiva - Em geral, é solicitado ao candidato uma apresentação formal e com tempo determinado sobre um assunto ou projeto do interesse da empresa. Esse tipo de entrevista procura avaliar a postura do candidato diante da alta administração, sua capacidade de raciocínio lógico e de convencimento, a habilidade no trato de questões complexas e inusitadas e o nível de conhecimento e de profundidade sobre o assunto discutido, entre outras questões.
Breve resumo para incrementar o conteúdo de alguns concurseiros que, assim como eu, encontram dificuldades nesta matéria!
FONTE:http://empregocerto.uol.com.br/info/dicas/2009/10/26/ha-varios-tipos-de-entrevista-saiba-como-se-portar-em-cada-uma-delas.html#rmcl
-
Complementando:
O analista de RH, numa entrevista comportamental, não solicita que o candidato AVALIE seu comportamento. Não é para isso que ele está lá. Ao contrário, na entrevista, é o analista que está avaliando e o candidato está sendo avaliado na entrevista.
Por isso a questão está errada.
-
O ideal é propor situações que o candidato já tenha vivido.
-
Andréa Assis,
Mas na situação da questão, o candidato AVALIARÁ seu comportamento em uma situação que já ocorreu com ele. Não está se referindo à avaliação do desempenho naquela entrevista. ''Avaliar'' pode estar no sentido de discorrer, explicar etc.
-
Não se trata de entrevista comportamental e sim uma situacional, embora ela se refira a situações já ocorridas.
"A entrevista situacional se consiste em avaliar o profissional por meio de situações já vividas: crises, conquistas, erros cometidos. Ao acompanhar a narração de cada momento deste, vivido pelo candidato, o avaliador tem condição de medir o grau de iniciativa, responsabilidade, comprometimento com suas tarefas e equilíbrio diante de problemas".
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/voce-sabe-o-que-e-entrevista-situacional/14928/
-
Entre tantas técnicas, serão citados alguns tipos de
entrevista de seleção:
- Entrevista não estruturada: não
dirigida, informal.
Desvantagem: esquecimento por parte do entrevistador da abordagem de algum
ponto importante.
- Entrevista planejada: utilizada
com freqüência nos processo seletivos, leva melhor conhecimento do candidato,
formulação de questões abertas.
Vantagens: evita o esquecimento por parte do entrevistador, permite estabelecer
uma maior empatia com o candidato.
- Entrevista comportamental:
entrevista por competências, avaliação das habilidades do candidato, requer
planejamento detalhado, e descrição detalhada sobre a vaga.
- Entrevista situacional ou de simulação:
exercícios ou simulações de situações permite avaliar como o candidato reage a
determinadas situações.
- Entrevista de triagem, ou
pré-seleção: permite que o entrevistador elabore uma primeira impressão do
candidato, feita com um questionário, onde poderá ser verificado se o candidato
possui os requisitos mínimos para a vaga.
- Entrevista de avaliação: verifica
a necessidade de treinamento, classificação e habilitação do funcionário para
promoção
-
GABARITO: ERRADO.
Entrevista comportamental: analisa quais comportamentos o candidato teve no passado diante de uma situação que ele vivenciou.
Entrevista Situacional: o analista de RH deverá descrever uma situação hipotética que pode vir a acontecer.
A questão erra ao trocar comportamental por situacional.
Fonte: Andreia Ribas
Bons estudos!
-
GABARITO: CERTO
''A forma de entrevista conhecida como entrevista comportamental é um tipo relativamente novo, em que é analisado o comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o desempenho do candidato é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura. É muito utilizada nas seleções por competências. São usadas perguntas comportamentais, que fazem com que os candidatos descrevam comportamentos ANTERIORES, ações realizadas e resultados obtidos.''
Chiavenato
-
-
ERRADO.
Na entrevista comportamental a análise é feita sobre o comportamento vivenciado pelo candidato. O que o item sugere é a entrevista situacional.
-
Já imaginou, o cara vai a um teste para concorrer a uma vaga em um emprego de uma fábrica e o analista pergunta: o que você faria se estivesse a 1.500 metros de profundidade em um submarino pegando fogo? Não rola né!? Então, na entrevista comportamental é obrigatório que o que se avalie seja algo vivenciado pelo candidato.
-
Seleção por competências -> entrevista comportamental baseada em competências.
entrevista comportamental-> questiona os comportamentos passados, se já agiu de forma semelhante.
entrevista situacional -> questiona os comportamentos em situações críticas, como ele agiria em determinada situação.
GAB ERRADO
-
Em uma entrevista comportamental, o analista de RH deverá descrever uma situação específica e passível de ocorrer no trabalho pleiteado, solicitando que o candidato, mesmo que nunca tenha passado por algo similar, avalie seu comportamento na situação proposta,
.
ERRADA. Na entrevista comportamental o candidato deve, necessariamente, ter passado passado por determinada situação. Ou seja, quais foram os "comportamentos reais" que o candidato teve no passado diante de uma situação que ele vivenciou.
-
A entrevista comportamental refere-se a comportamentos passados.
-
Em uma entrevista comportamental, o analista de RH deverá descrever uma situação específica e passível de ocorrer no trabalho pleiteado, solicitando que o candidato, mesmo que nunca tenha passado por algo similar, avalie seu comportamento na situação proposta. Resposta: Errado.
Comentário: a entrevista comportamental busca saber do candidato as situações vividas por ele no passado. Portanto, o candidato deverá ter a vivência (experiência).
-
Gab: ERRADO
Comportamental: experiências vividas pelo candidato.
Situacional: hipóteses de situações em que o candidato apresenta como se comportaria.
Erros, mandem mensagem :)