SóProvas


ID
965269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de processos.

No mapeamento de processos em que se utilizam diagramas com atividade na flecha, o System Dynamicsc poderá ser utilizado para aplicar uma notação diferente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    DIAGRAMA DE FLECHA

    O diagrama de flecha é empregado para planejar ou programar uma tarefa. Para usá-lo, devem

    ser conhecidas a seqüência e a duração das subtarefas. Essa ferramenta é, em essência, o mesmo

    que o "gráf ico-padrão de Gantt".

    Costuma ser associado ao modelo PERT (Programme Evoluation and Review Technique), tendo o

    mesmo objetivo que ele, mas com ações mui to mais s implificadas. O diagrama de f lecha só pode

    ser utilizado se todas as informações associadas à execução das atividades estão disponíveis e

    são compatíveis.

    Existem refinamentos e modif icações que podem ser apl icados para melhor detalhar o diagrama

    f lecha ou para considerar contingências. A técnica é amplamente usada no planejamento de

    projeto, onde é conhecida como análise do caminho crí tico (CPA - Cri t ical Path Analysi s ).

    fonte: http://www.qualidade.adm.br/uploads/qualidade/ferramentas.pdf
     

  • Mapeamento de processos utilzando-se de flechas seria isso aqui, por exemplo:


    System Dynamics é uma perspectiva e um conjunto de ferramentas conceituais que pode nos auxiliar a compreender a estrutura e a dinâmica de sistemas complexos. System Dynamics também é um método rigoroso de modelagem que utiliza simulações em computador para definir organizações e políticas mais efetivas. Juntas, essas ferramentas permitem a criação de simuladores gerenciais (Sterman, 2000) – mundos virtuais onde espaço e tempo podem ser comprimidos e desacelerados de tal forma a permitir a experimentação de efeitos colaterais de longo prazo, aprendizado, e o projeto de estruturas e estratégias de alto desempenho.

    Para mais informações: http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/System%20Dynamics.html

    Espero ter ajudado.

  • O que é o System Dynamics?

    A Dinâmica de Sistemas ( System Dynamicsc) busca entender a evolução de um sistema ao longo do tempo. Esta abordagem tem como principal premissa o fato de que o comportamento de um sistema é determinado por sua estrutura interna. Logo, se utilizando de uma linguagem própria para modelar um sistema, é possível investigar o seu comportamento ao longo do tempo; ou seja, testar os diferentes tipos de comportamento que o sistema real pode experimentar, tornando viável a identificação e avaliação de melhorias potenciais, através da adoção de um ou mais pontos de alavancagem (FERNANDES, 2001). É uma metodologia que busca mapear sistemas organizacionais ou sociais, procurando examinar a inter-relação de suas influências, vendo-as num contexto sistêmico e entendendo-as como parte de um processo comum. Por intermédio da simulação, propõe a compreensão de como o sistema em foco evolui no tempo e como mudanças em suas partes afetam todo o seu comportamento (ANDRADE, 1997).

    De acordo com a perspectiva sistêmica, da qual a DS é derivada, a maioria dos gestores busca resolver os problemas organizacionais de maneira reativa e focada em eventos e soluções de curto prazo. Comumente eles se baseiam em  conhecimento e experiências anteriores e analisam o problema dividindo-o em várias partes. No entanto, a forma mais profunda de resolução de problemas é a identificação das causas subjacentes aos padrões de comportamento do sistema, permitindo que estes padrões sejam modificados através da compreensão estrutural do sistema (SENGE, 1990). Esta abordagem deve considerar toda estrutura sistêmica, as partes do sistema e seus inter-relacionamentos. Segundo Senge (1990), a prática de operar com base nos eventos imediatos e superficiais são formas limitadas no sentido de produzir resultados sustentáveis e, não raro, trazem conseqüências contrárias àquelas desejadas.

    A fim de tratar a complexidade na prática, a DS busca construir modelos representativos do sistema, simulando seu comportamento ao longo do tempo, reproduzindo comportamentos problemáticos e avaliando o impacto de novas políticas na condução deste sistema. Diferente dos sistemas lineares, em um sistema dinâmico as decisões são derivadas de informações sobre o sistema. Estas decisões são convertidas em ações que interferem no comportamento do sistema. Quando novas informações são geradas, é possível se avaliar qual o impacto da decisão passada no sistema em questão. (FERNANDES, 2003). A modelagem da DS está orientada para mapear a estrutura, e por intermédio da simulação, verificar o impacto das decisões, e testar diferentes políticas e soluções para operação do sistema. Tais procedimentos abrem espaço para diferentes tipos de aplicações da DS no âmbito da gestão.

    Fonte: 
    http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/275.pdf
  • Certo.

    Basicamente, o sistema dinâmico é um tipo de padrão de modelagem de processos que utiliza diagramas atividade na flecha para modelar toda a organização ou linha de negócio. 
  • No Guia CBOK, há a seguinte explicação para System Dynamics:

    Mais do que apenas uma notação diferente, os modelos Systems Dynamics são diagramas "atividade na flecha" em vez de diagramas "atividade no nó" como a maioria das outras notações listadas [fluxogramas; EPC - Event Process Chain; Cadeia de Valor; IDEF-O, LOVEM-E etc] . Modelos de sistemas dinâmicos são especialmente úteis no desenvolvimento de modelos de tipo de ciclo de vida dinâmicos que focam no desempenho do sistema geral de negócio (...). Modelos de Systems Dynamics são frequentemente utilizados para descrever a "arquitetura" de negócio empresarial a partir de uma perspectiva de comportamento dinâmico e não uma perspectiva estrutural estática.

    Fonte: http://www.romulocesar.com.br/wp-content/uploads/2012/08/cbok_v2.0_portuguese_edition_-_thrid_release.pdf

    Creio que o Cespe deveria delimitar melhor nos editais o conteúdo de gestão de processos, porque há uma penca de notações e não vejo sentido em cobrar algo tão específico em uma prova que não é para pessoas formadas em administração.


  • Agradeço as explicações dos colegas. Muitas vezes são elas q me "tiram do prego". Só q nesta questão, ela fala q o DS pode ser usado para aplicar notações diferentes no mapeamento. 

    Se o Ds é por flechas, como então pode aplicar notações diferentes?

    Sucesso a todos!

  • Questão bem complexa e específica. 

    Dentro de Gerência do Tempo do PMBOK, dentro do processo de planejamento de um projeto, considerar a etapa de "sequenciamento das atividades". São algumas das ferramentas/técnicas de "sequenciamento das atividades":


    - ADM (método do diagrama de flecha ou também chamado de atividade na flecha), utiliza setas para representar as atividades e as conecta por meio de nós;


    - CDM (Método do Diagrama Condicionado) que utiliza modelos de Sistemas Dinâmicos (System Dynamics) que permitem atividades não seqüenciais como “lops” (por exemplo, um teste deve ser repetido mais de uma vez) ou desvios condicionados (por exemplo, a atualização de desenho que é necessária apenas se a inspeção detectar erros). ADM não permite “loops” ou desvios condicionados.

    Creio que por este motivo, os sistemas dinâmicos poderão ser utilizados para dar notação diferente.

    http://www.cin.ufpe.br/~if717/Pmbok2000/pmbok_v2p/wsp_6.2.html

    http://gpproj.blogspot.com.br/2008/10/seqenciamento-das-atividades.html

  • As explicações dessa prof. são muito vagas. Ela lê alguma coisa quando olha pra baixo e é isso! Não ajuda e acrescenta praticamente nada!!! Putsss
  • Gab: CERTO

    Pensei assim: se é um sistema dinâmico e essa nomenclatura em administração define uma organização como orgânica, mutável, flexível, então ele poderá sim aplicar notações diferentes, ou seja, de acordo com a necessidade do processo.