-
Processos Primários (Finalísticos)
Relação direta com os clientes.
São os processos que ultrapassam qualquer fronteira funcional corporativa e possui como sua mais marcante característica, o contato direto com os clientes. Os processos primários, também conhecidos como Finalísticos – ou core process – quando agrupados aos outros processos primários tendem a traduzir a cadeia de valor das organizações.
Segundo Michael Porter, e em uma livre tradução, a cadeia de valor é um agrupamento corporativo estruturado entre atividades primárias e atividades de suporte.
Resumo de características:
- Visão ponta a ponta e interfuncional
- Entregam valor ao cliente
- Representam as atividades essenciais de uma organização
- Realizam a cadeia de valor
- Pode percorrer organizações funcionais, departamentos, e até mesmo outras organizações
- Permite uma visão completa da criação de valor
-
http://www.mundobpm.com/2011/07/conceitos-fundamentais-de-bpm-tipos-de.html
Tipos de Processos de Negócio Os processos de negócio são agrupados basicamente em três tipos, respectivamente: Processos Primários(Finalísticos) Relação direta com os clientes. São os processos que ultrapassam qualquer fronteira funcional corporativa e possui como sua mais marcante característica, o contato direto com os clientes. Os processos primários, também conhecidos como Finalísticos – ou core process – quando agrupados aos outros processos primários tendem a traduzir a cadeia de valor das organizações. Segundo Michael Porter, e em uma livre tradução, a cadeia de valor é um agrupamento corporativo estruturado entre atividades primárias e atividades de suporte.
Resumo de características: Visão ponta a ponta e interfuncional Entregam valor ao cliente Representam as atividades essenciais de uma organização Realizam a cadeia de valor Pode percorrer organizações funcionais, departamentos, e até mesmo outras organizações Permite uma visão completa da criação de valor Processos de Suporte ou Apoio Colaboram com a realização dos processos primários. São os processos estabelecidos formalmente na organização e que visam dar suporte aos processos primários. Possuem como características marcantes a ausência de relacionamento direto com os clientes, e também, o forte e evidente vínculo à visão funcional tradicional, mas processos de suporte também podem ser interfuncionais. Apesar do nome caracterizando uma hierarquia inferior aos processos primários, possuem impacto direto na capacidade de realização e entrega dos processos primários. Portanto, são processos extremamente delicados e que devem ser alvo de avaliação conjunta com os processos primários. Resumo de características: Visão especializada e funcional Grande impacto nos processos primários Não entregam valor diretamente ao cliente Sustentam a realização dos processos primários
Processos de Gestão ou Gerenciais São processos estabelecidos formalmente e com o intuito de coordenar as atividades dos processos de apoio e dos processos primários. Deve buscar garantir que os processos por ele gerenciados, atinjam suas metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais. Resumo de características: Medição Monitorar Controlar Ajudam na garantia da eficiência e eficácia da organização e seus processos Não entregam valor diretamente ao cliente
-
Dentro dessas duas etapas, devemos considerar as seguintes atividades (chamadas de primárias ou subprocessos) como componentes de uma cadeia de valor: logística interna, operações, logística externa, marketing e vendas, e serviços ao cliente. Todas essas atividades criam valor para a empresa, pois, à medida que elas são executadas, o produto fabricado vai ganhando valor (financeiro), o que será agregado ao preço de venda.
Além das primárias, temos também atividades de apoio (suporte). Vejamos: aquisição de recursos, desenvolvimento tecnológico, administração
(infraestrutura) e administração de recursos humanos.
-
Gabarito : ERRADO
"O processo primário não entrega valor direto ao cliente, mas apenas agrega valor aos colaboradores que lidam com clientes"
O correto seria Processos de Gestão ou Gerenciais.
-
Louise,
O erro não está na palavra "primário", mas sim ao afirmar que o processo primário não entrega valor direto ao cliente, como afirmado pelo primeiro comentário desta questão.
-
Bom dia amigos, desculpem-me pela pergunta que pode ser absurda. Mas seria correto afirmar que o processo primário estaria ligado direta e exclusivamente ao planejamento operacional, assim, como o processo de suporte ou apoio estaria ao planejamento tático e o Processo de Gestão ou Gerencial ao planejamento Estratégico?
-
Conforme o BPM CBOK:
Processo primário "é um processo tipicamente interfuncional ponta a ponta (e até interorganizacional ponta a ponta) que agrega valor diretamente para o cliente. Processos primários são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. Esses processos constroem a percepção de valor pelo cliente por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço".
Aproveitando, seguem os conceitos dos outros tipos de processos, tb conforme o CBOK:
Processo de suporte existe para prover suporte a processos primários, mas também pode prover suporte a outros processos de suporte (processos de suporte de segundo nível, terceiro nível e sucessivos) ou processos de gerenciamento. A diferença principal entre os processos primários e os de suporte é que processos de suporte entregam valor para outros processos e não diretamente para os clientes.
Processo de gerenciamento tem o propósito de para medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. Processos de gerenciamento, assim como os processos de suporte, não agregam valor diretamente para os clientes, mas são necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. Podem estar associados a áreas funcionais ou serem interfuncionais.
-
Processos finalísticos/centrais (ou primários) são aqueles em função dos quais a organização existe. os processos finalísticos são produzidos para o cliente externo, que reconhece a organização em função deles.
Processos de apoio (secundários), que também podem ser chamados de processos de suporte ou processos meio, são aqueles que criam as condições necessárias para que os processos finalísticos sejam realizados.
Giovanna Carranza
-
O Processo Primário ou Finalístico ENTREGA valor ao cliente/cidadão. E os colaboradores NÃO lidam com clientes.
"Em um órgão público, um típico exemplo de processo finalístico poderia ser o de prestação de serviços ao cidadão/cliente: emissão de certidões e/ou documentos, concessão de aposentadoria, benefícios e outros."
Abaixo deixo o link de um material muito interessante elaborado pelo Ministério Público Federal, estremamente didático. Aos que querem ir direto ao ponto que se relaciona com Processo Finalístico, a página é a 23.
http://www.modernizacao.mpf.mp.br/bpm/publicacoes/manual-de-gestao-por-processos.pdf
-
ERRADA, Primário entrega valor diretamente.
===
Tipos de Processos:
>> Quanto à geração de valor para cliente, os processos PODEM ser PRIMÁRIOS e de SUPORTE.
Se for Suporte não entregará valor diretamente.
--
1. Processos de Negócios (Primários| De Clientes| Finalísticos|Ponta a Ponta ou Essenciais): Essência da Empresa, desenhados para o cliente, Entrega de valor. São aqueles que geram os produtos e serviços desejados pelo cliente, agregando valor ao cliente.
Ex. Empresa FIAT/CHEVROLET, na montagem de automóveis, o fim principal é a fabricação de automóvel.
---
2. Processos Organizacionais (Secundários|Suporte| De Apoio | Administrativo): Viabilizam o Funcionamento da empresa, não visto pelos clientes. Não agrega diretamente valor ao cliente, mas da suporte para o processo primário funcionar bem.
(Ex. Contas a pagar, recebimento de das peças, Processos de recursos Humanos etc.
---
3. Processos Gerenciais ( Secundários/suporte): Ações de gerência para dar suporte.
Ex. Avaliação de desempenho, Avaliação de satisfação ao cliente etc.
-
-
ATIVIDADES QUE COMPÕEM O PROCESSO
• ATIVIDADES PRIMÁRIAS/CENTRAIS/PRINCIPAIS SÃO TODAS AS QUE ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS ÀS OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO DE PARTE DO PRODUTO REFERENTE AO PROCESSO EM QUESTÃO. SÃO ATIVIDADES QUE CONFEREM VALOR AO CLIENTE.
• ATIVIDADES SECUNDÁRIAS/DE APOIO/DE SUPORTE SÃO AS QUE SUPORTAM AS ATIVIDADES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS, OU SEJA, REALIZAM TODO O TRABALHO DE APOIO, PERMITINDO QUE AS OUTRAS ATIVIDADES CONCENTREM SEU FOCO NAQUILO QUE NECESSITAM FAZER. SÃO ATIVIDADES QUE CONFEREM VALOR ÀS ATIVIDADES PRINCIPAIS.
EX.: ATIVIDADE SEGURANÇA EXERCIDA POR UMA EMPRESA DE VIGILÂNCIA EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA, ATIVIDADE FINANCEIRA MINISTRADA POR UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE.
GABARITO ERRADO
-
Ao contrário, pessoal: o processo primário é justamente aquele que agrega valor para o cliente final da organização, sendo ponta-a-ponta!
GABARITO: Errado.
-
Processos primários ou finalísticos são processos que agregam valor diretamente ao cliente externo.
Processos secundários ou de apoio são processos que dão suporte ao processo primário e a outros processos de apoio.
Processos gerenciais ou de gestão são processos que visam medir, monitorar, controlar atividades, administrar o presente e o futuro da organização. São necessários para que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho.