-
OS NÍVEIS DE CAPACIDADE
0 ‐ INCOMPLETO ‐ Processo que não é executado ou é executado parcialmente. Talvez a organização nem tenha conhecimento da necessidade do processo em questão.
1 ‐ EXECUTADO ‐ O processo satisfaz às metas específicas da área de processo.
2 ‐ GERENCIADO ‐ O processo é executado (nível 1) e planejado de acordo com cada projeto. Neste caso, o processo é planejado e executado de formas diferentes em projetos diferentes, não exsite um padrão institucionalizado.
3 ‐ DEFINIDO ‐ O processo é adaptado a partir do padrão da organização. O processo segue um padrão, independentemente do projeto.
4 ‐ GERENCIADO QUANTITATIVAMENTE ‐ Processos controlados por meio de técnicas estatísticas. Controle matemático das variações do processo. Sem um padrão institucional, não seria possível fazer medições porque os processos poderiam variar muito de um projeto para outro.
5 ‐ EM OTIMIZAÇÃO ‐ Melhoria contínua a partir do entendimento das variações medidas no nível 4.
-
Gabarito: E.
No CMMI 1.3, a abordagem Contínua possui apenas os níveis:
0 - Incompleto
1 - Executado
2 - Gerenciado/Gerido
3 - Definido
-
nível 5 - em otimização ou otimizado: uma organização melhora continuamente seus processos com base no entendimento quantitativo das causas comuns de variação inerentes no processo.
-
GABARITO E
Nível 5 - Em otimização: É um processo gerenciado quantitativamente (nível de capacidade 4) e melhorado com base no entendimento das causas comuns de variação inerentes ao processo.
O foco de um processo em otimização é a melhoria contínua do desempenho de processo tanto por meio de melhorias incrementais quanto de inovação.
FONTE: CMMI 1.2