SóProvas


ID
967231
Banca
FCC
Órgão
AL-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em meados dos anos 1950, diversas Ligas Camponesas emergiram na região da Zona da Mata, com atuação destacada em Pernambuco e na Paraíba. Tais Ligas

Alternativas
Comentários
  • "As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950, que teve como principal figura incentivadora o advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) Francisco Julião (1915-1999). As Ligas Camponesas organizaram milhares de trabalhadores rurais que viviam como parceiros ou arrendatários, principalmente no Nordeste brasileiro, utilizando o lema “Reforma Agrária na lei ou na marra” contra a secular estrutura latifundiária no Brasil."

     

  • GAB: A

  • As ligas camponesas passaram a ser reprimidas, seus lideres perseguidos e mortos, enfraquecendo assim o movimento. Um dos Lideres  João Pedro Teixeira. 

     

  • As Ligas Camponesas foram organizações de camponeses formadas pelo  (PCB) a partir de 1945. Foi um dos movimentos mais importantes em prol da reforma agrária e da melhoria das condições de vida no campo no Brasil. Elas foram abafadas depois do fim do governo de Getúlio Vargas e só voltaram a agir em 1954, inicialmente no estado de Pernambuco, e posteriormente na Paraíba...

  • Letra a.

    a) Certa. O objetivo das ligas camponesas era realizar a reforma agrária, contrariando o interesse dos militares que reprimiram o movimento com violência.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • Na paraíba o mais importante núcleo foi o de sapé, tendo principal líder João Pedro Teixeira

  • Na Paraíba especificamente chamavam-se "Ligas de Sapé". No entanto, o golpe civil-militar de março de 1964 desarticulou as Ligas de Sapé, cujos líderes foram presos e, alguns, assassinados.

    Gabarito: LETRA A