SóProvas


ID
968779
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa correta, a respeito da inviolabilidade de domicílio, no direito brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • ALT. E


    Art. 5, inc. XI - CF.  a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • alternativa 'E'

    A CF/88 garante de valores fundamentais para assegurar um Estado Democrático de Direito, por isso ela resguarda a inviolabilidade domiciliar 
    no art. 5.º, XI.
  • Importante lembrar que o conceito de casa ou domicílio para o fim da proteção jurídico-constitucional a que se refere o artigo 5º, XI, da Constituição, compreende qualquer compartimento habitado e qualquer aposento coletivo como, por exemplo, os quartos de hotel, pensão, motel e hospedaria ou, ainda, qualquer outro local privado não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade.
  • Me ajudemmmmm, porque a questão b) está errada????
  • A alternativa B está errada porque a qualquer hora pode-se entrar na casa da pessoa em caso de flagrante delito, 
  • Art. 5º da CF/88 - XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    A qualquer hora, independente da permissão ou consentimento do morador - flagrante delito, desastre ou para prestar socorro.

    Somente durante o dia - por determinação judicial.


  • LETRA E!

     

    PODE ENTRAR NA CASA:

     

    FLAGRANTE DELITO - DIA E NOITE!

     

    DESASTRE - DIA E NOITE!

     

    PRESTAR SOCORRO - DIA E NOITE!

     

    DETERMINAÇÃO JUDICIAL - SOMENTE DE DIA!

     

     

    ---> Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo resto é secundário.

     

     

     

  • Achei essa questão um pouco estranha, pois com consentimento do morador, acredito que não importa a ocasião ou horário para penetrar a sua casa. Falo da alternativa A. Marquei a letra E pois a A não está descrita na Lei.

  • Rafael, a letra A está incorreta por restringir (só se pode adentrar) a possibilidade de entrar na casa de alguém dependendo apenas de seu consentimento. Há exceção a essa regra.  Segundo a CF/88:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial 

    Ou seja, pode-se entrar na casa de alguém, sem consentimento do morador para prestar socorro, em caso de flagrante delito ou durante o dia, por determinação judicial.

  • XI – a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

     

    FLAGRANTE DELITO, DESASTRE OU PRESTAR SOCORRO -  NESSAS TRÊS SITUAÇÕES, O INDIVÍDUO PODERÁ ENTRAR A QUALQUER MOMENTO, DURANTE O DIA OU A NOITE.

     

    OBS. COM RELAÇÃO AO HORÁRIO, DURANTE O DIA SIGNIFICA DIZER: A PARTIR DAS 6:00 DA MANHÃ ÀS 18:00 DA TARDE.

     

    BONS ESTUDOS!! 

  • Quanto ao direito à privacidade:

    A casa é inviolável, ninguém podendo entrar nela sem consentimento do morador, salvo nos seguintes casos:

    - flagrante delito.
    - desastre.
    - para prestar socorro.
    - por determinação judicial, durante o dia.

    Gabarito do professor: letra E.
  • XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, SALVO em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, DURANTE O DIA, por determinação judicial.

    GABARITO -> [D]

    QUALQUER HORÁRIO -> Flagrante delito, desastre ou para prestar socorro.
    DURANTE O DIA -> Por determinação judicial.

    1 VAGA É MINHA.

  • A inviolabilidade de domicílio é um direito resguardado no art. 5º, XI, CF/88, onde se lê: “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”. A única alternativa que está de acordo com este inciso é a letra ‘e’.

    - letra ‘a’: é possível adentrar a casa de alguém sem seu consentimento, nos casos emergenciais de flagrante delito, desastre, para prestar socorro (durante o dia ou a noite), ou por determinação judicial (durante o dia).

    - letra ‘b’: em caso de flagrante delito, é possível penetrar na casa em qualquer horário, de dia ou de noite;

    - letra ‘c’: a ordem judicial somente pode ser cumprida durante o dia;

    - letra ‘d’: conforme vimos, as situações emergenciais permitem a entrada na casa de outrem sem seu consentimento. 

    Gabarito: E

  • Já era as questões assim :(

  • Questão ta mais pra raciocínio logico do que constitucional