SóProvas


ID
969655
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio no rio Madeira, além de ser um marco do investimento de infraestrutura no estado de Rondônia, é também alvo de intensos debates sobre os impactos ambientais. O ciclo reprodutivo dos peixes é um desses temas que suscitaram medidas para tentar compensar o impacto ambiental provocado pela construção da referida hidrelétrica. A principal medida adotada visando a diminuir o impacto nas piracemas após o desvio do rio e que começou a ser avaliada em 2012, foi:

Alternativas
Comentários
  • Uma das preocupações com a construção de usinas hidrelétricas no Rio Madeira era em relação à reprodução dos peixes. A primeira piracema após o desvio do rio e o início de operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio não foi prejudicada. Milhares de peixes de escamas como pacus, tambaquis e jatuaranas nadam contra a correnteza do Rio Madeira para desovar nessa época do ano.

    Para garantir a passagem dos peixes, os engenheiros da construtora projetaram um canal artificial de um quilômetro de extensão construído no meio da barragem, onde antes havia a cachoeira de Santo Antônio.

    http://www.cerpch.unifei.edu.br/noticias/peixes-do-rio-madeira-usam-canal-artificial-de-hidreletrica-para-piracema.html


  • A UHE -Santo Antonio criou o STP - Sistema de Transposição de peixes. 

     

  • "EMITA" só que não, pois, infelizmente, na prática, os peixes não conseguem, durante a piracema, continuar com os seus percursos ou são destruídos, em muitos casos, pelas turbinas das usinas.