SóProvas



Prova FUNCAB - 2013 - IPEM-RO - Agente de Atividades Administrativas


ID
969649
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No estado deRondônia, predomina o clima equatorial com a variação das temperaturas condicionada às variações de altitude e às diferenças pluviométricas (chuvas).Aprecipitação anual varia entre 1.800mme 2.400 mm, sendo considerado um elevado índice de chuvas. Entretanto, existem meses em que a quantidade de chuvas é menor. Tradicionalmente, o trimestre que apresenta os menores índices pluviométricos no estado deRondônia é de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C - Só para quem quem mora no Estado de Rondônia sabe o que é sofrer no período de Junho a Agosto considerado "INVERNO", mas que para nós representa um período de seca, com menores índices pluviométricos. 

  • Sou do Maranhão, considerei o clima daqui que é bem semelhante. "C"

  • Acertei por experiência própria.


ID
969652
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O processo histórico da formação do estado de Rondônia possui muitos capítulos importantes, com diferentes atores. Um dos marcos nesse processo foi a criação do Território Federal do Guaporé por meio do Decreto-Lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943. O Presidente da República que assinou o referido documento foi:

Alternativas
Comentários
  • " Criado pelo Presidente Getulio Vargas no dia 13 de setembro de 1943 o "Território Federal do Guaporé através do Decreto nº 5.812, sua área territorial foi composta por parte dos estados do Amazonas e do Mato Grosso. Começava assim nossa independência política, passávamos a ser uma unidade da federação.

    http://newsrondonia.com.br/noticias/territorio+federal+do+guapore/37391

  • é só lembrar a ordem dos presidentes.
    Do mais recente para o mais antigo antes do golpe militar temos Jango após a renuncia do Janio, JK que desenvolveu mas deixou a economia endividada, Getulio assumiu em 51 até sua morte em 54, e Dutra separou os dois governos de Getulio.

  • Ai ja mata a questão perante o ano ...Era Vargas (1930 - 1945 ) .

  • TERRITÓRIO DE GUAPORÉ - GETULIO VARGAS - 1943

    TERRITÓRIO FEDERAL - JK - 1956

    ESTADO RONDÔNIA - JOÃO FIGUEIREDO - 1981


ID
969655
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio no rio Madeira, além de ser um marco do investimento de infraestrutura no estado de Rondônia, é também alvo de intensos debates sobre os impactos ambientais. O ciclo reprodutivo dos peixes é um desses temas que suscitaram medidas para tentar compensar o impacto ambiental provocado pela construção da referida hidrelétrica. A principal medida adotada visando a diminuir o impacto nas piracemas após o desvio do rio e que começou a ser avaliada em 2012, foi:

Alternativas
Comentários
  • Uma das preocupações com a construção de usinas hidrelétricas no Rio Madeira era em relação à reprodução dos peixes. A primeira piracema após o desvio do rio e o início de operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio não foi prejudicada. Milhares de peixes de escamas como pacus, tambaquis e jatuaranas nadam contra a correnteza do Rio Madeira para desovar nessa época do ano.

    Para garantir a passagem dos peixes, os engenheiros da construtora projetaram um canal artificial de um quilômetro de extensão construído no meio da barragem, onde antes havia a cachoeira de Santo Antônio.

    http://www.cerpch.unifei.edu.br/noticias/peixes-do-rio-madeira-usam-canal-artificial-de-hidreletrica-para-piracema.html


  • A UHE -Santo Antonio criou o STP - Sistema de Transposição de peixes. 

     

  • "EMITA" só que não, pois, infelizmente, na prática, os peixes não conseguem, durante a piracema, continuar com os seus percursos ou são destruídos, em muitos casos, pelas turbinas das usinas.


ID
969658
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No dia 7 de outubro de 2012, foi realizado o plebiscito sobre a criação ou não do município de Tarilândia. Concomitante ao processo das eleiçõesmunicipais, a maioria dos eleitores optou pelo “sim” que significa a continuidade dos trâmites para a formação do novo município. Todavia, nem todos os eleitores do estado de Rondônia participaram desse instrumento de manifestação da vontade popular. Os eleitores envolvidos diretamente no plebiscito foram os das seguintes cidades:

Alternativas
Comentários
  • "A população do distrito de Jaru e Jorge Teixeira também irão às urnas para votar pela emancipação ou não do distrito de Tarilândia. A consulta pública já foi autorizada pela Justiça Eleitoral. "

    http://www.portalgentedeopiniao.net/noticia/plebiscito-para-emancipacao-ocorre-hoje-em-tarilandia/102875


ID
969661
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Entre as rotinas que envolvem o arquivamento de um documento na fase corrente, assinale a que tem como procedimento a leitura do último despacho, verificando se o documento destina-se ao arquivamento ou se deverá obedecer a uma outra rotina de trâmite.

Alternativas
Comentários
  • São operações do Arquivamento:

    ·     Inspeção: faz-se a leitura do documento e do último despacho/decisão do documento, para verificar se o documento deve ser arquivado.
    ·     Estudo/Análise: verifica se existem outros documentos que tratam de matérias semelhantes.
    ·     Classificação: escolhe qual o método será aplicado na guarda física do documento.
    ·     Codificação: atribuição do código aos documentos.
    ·     Ordenação: maneira como os documentos são dispostos no arquivo, levando-se em conta a classificação e a codificação adotada pelo próprio arquivo.
    ·     Guarda dos documentos(arquivamento).
  • Análise: determinar sob que codificação deverá ser arquivado o documento e que referências cruzadas serão necessárias.

    Ordenação: dispor documentos de acordo com a codificação, separando-os por guias de ordenação(fichas), em escaninhos ou classificadores.


  • 2.1.2 – ARQUIVAMENTO
    Uma vez classificado e tramitado, o documento deverá ser arquivado, obedecendo às seguintes operações:

    a) INSPEÇÃO: consiste no exame do(s) documento(s) para verificar se o(s) mesmo(s) se destina(m) realmente ao arquivamento, se possui(em) anexo(s) e se a classificação atribuída será mantida ou alterada.

    b) ORDENAÇÃO: consiste na reunião dos documentos classificados sob um mesmo assunto. A ordenação tem por objetivo agilizar o arquivamento, minimizando a possibilidade de erros. Além disso, estando ordenados adequadamente, será possível manter reunidos todos os documentos referentes a um mesmo assunto, organizando-os previamente para o arquivamento.

     

    Fonte:

    Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública / Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

  • Resolução:

    a) Inspeção: o documento deve ser arquivado de fato?

    b) Ordenação: ordenar documentos em classes.

    c) Empréstimo não é uma das Operações de Arquivamento.

    d) Consulta não é uma das Operações de Arquivamento.

    e) Codificação é aplicação do método.

    Resposta: A


ID
969664
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia é uma entidade compersonalidade jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de autoadministração, portanto é uma:

Alternativas
Comentários
  • ALT. C

    Instituto Estadual de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM) é uma das organizações de compõem o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

    Trata-se de uma autarquia estadual de fiscalização sobre metrologia e controle de qualidade.

    FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/IPEM

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

  • Autarquia somente poderá ser criada por lei.

    EP, SM, FP somente autorização legal.

    Sabendo isso mataria a questão.


  • E as Fundações de Direito Público??

  • GABARITO LETRA C.

     

    O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia é uma entidade compersonalidade jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de autoadministração, portanto é uma autarquia.

     

    REVISÃO - Características da Autarquia:

     

    1 - criação por lei (art. 37, XIX, da CF e do Dec. Lei n. 200/67);
     

    2 - personalidade jurídica pública (é titular de direitos e obrigações próprios, distintos daqueles do ente que a instituiu e submete-se aos regime jurídico do direito público);
     

    3 - capacidade de auto-administração (a autarquia é dotada de bens e receita próprios que não se confundem com aqueles da Administração Direta a que se vincula, sendo geridos pela própria autarquia);
     

    4 - especialização dos fins ou atividade (a autarquia desenvolve capacidade específica para prestação de serviço determinado);
     

    5 - sujeição a controle ou tutela (o controle é indispensável para que a autarquia não se desvirtue de seus fins institucionais).

     

  • Gabarito letra c

     

    Ive V., As Fundações Públicas, de modo geral, a lei autoriza a sua criação.

  • A questão exigiu conhecimento acerca das entidades da Administração Pública Indireta.

    A- Incorreta. Dispõe o art. 5º, IV do Decreto-Lei 200/.67: "Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.”             

    B- Incorreta.  Entidades Paraestatais estão conceituadas na parte final do art. 84, § 1 da lei 8.666/93: “[...] assim consideradas, além das fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, as demais entidades sob controle, direto ou indireto, do Poder Público.

    C- Correta. No enunciado, o examinador informou que o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia possuía personalidade jurídica de direito público (ou seja, já eliminamos as opções de sociedade de economia mista e empresa pública, que possuem personalidade jurídica de direito privado) e foi criado por lei (eliminamos agora também as fundações públicas, vez que autorizadas, e não criadas, por lei). Só restou a opção de autarquia.

    Come efeito, dispõe o art. 5º, I do Decreto-Lei 200/.67: "Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada."

    D- Incorreta. Dispõe o art. 5º, III do Decreto-Lei 200/.67: “Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.”

    E- Incorreta. Dispõe o art. 5º, II do Decreto-Lei 200/.67: “Emprêsa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Govêrno seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.”


ID
969667
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Diferentes formas de documentos são produzidas e recebidas nas instituições. Uma forma de documento que antes da sua feição definitiva apresenta texto passível demodificações é:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi... De acordo com o dicionário Houaiss: " Minuta: a primeira redação, ainda não definitiva, de um texto; borrão, rascunho".
    O Manual de Redação Oficial da Presidência da República também não faz referência a rascunho, mas sim à minuta.

    Ajuda!
  • CONFUSO ISSO

    nas aulas de Arquivologia ele define "minuta" como sendo um documento capaz de ser alterado...

  • Gente encontrei essa definição de Minuta e achei bem interessante...É um rascunho do contrato que as partes estão em fase de negociação das condições que irão constar no contrato.
    Segue o lik: 
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061012092939AABI1j6
  • Questão passível de anulação!!...duas alternativas corretas no mínimo...

  • http://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/concurso/justificativa/2457/ipem-ro-2012-justificativa.pdf


    Pedido de anulação da questão indeferido.

  • São questões do tipo " A MAIS CERTA". Paciência galera. bora continuar na luta de erros, acertos e adivinhações...

  • Só para eles minuta não é passível de modificações. Não anularam apenas para não ficarem sem crédito. Esta foi a justificativa da banca:

    Em resposta ao recurso interposto para esta  questão, temos a esclarecer que conforme  BELLOTTO, Heloísa Liberalli – Arquivos  permanentes: tratamento documental - Rio de  Janeiro, FGV, 2006, p. 105, diz: “Minuta não é  rascunho e, sim, o pré-original. Por rascunho  entende-se o texto sujeito a correções e  rasuras e que contém supressões,  acréscimos e substituições. Na realidade, 

    pela própria definição da palavra (do latim  minuta, “diminuída”) a minuta é, antes, uma  forma mais abreviada, menos completa do 

    original.”. Já na p. 106 sintetiza: “A minuta é  um escrito preparatório e reduzido para que,  a partir dele, se possa confeccionar o 

    documento original. Trata-se de um pré- original, no qual se reúnem as notas que  contém os dados essenciais para a redação  definitiva do documento”. E conclui na p. 107  “o caráter de “acabado, limpo, perfeito” e a  falta dos elementos de validação fazem com  que, diplomaticamente, o rascunho não possa  ser um original, pois não está juridicamente  apto”. Portanto, fica indeferido o recurso. 


  • O enunciado informa que "Diferentes formas de documentos são produzidas e recebidas nas instituições. Uma forma de documento que antes da sua feição definitiva apresenta texto passível de modificações é:"

    O enunciado já dá a resposta. Sabemos que antes de produzir o texto podemos escrevê-lo para depois "passá-lo a limpo", caso seja necessário. Isto ocorre com o documento denominado rascunho, produzido antes do documento final.


    A resposta é a letra E. 

  • A adoção dessa prática "cespiana" de atribuir a "mais certa" deve ser expurgada definitivamente dos concursos por, não apenas transpirar irregularidade, como também por deixar uma impressão de possibilidade de manipulação do resultado. Assim penso ! ! !

  • COMPLICADO!!! A minuta é um rascunho!!!!!!!!!!!!! 

  • Entendo que toda e qualquer informação diferente de documentos oficias como o Manual de Redação da Presidência deveria ser considerada errada. Questão deveria ter sido anulada.

  • marquei rascunho por conta do manual, PORÉM MINUTA É RASCUNHO 


  • O rascunho, como o nome diz...ainda está em andamento, e por isso pode ser modificado. As outras alternativas já foram construídas. 

  • Minuta é rascunho pelo proprio manual. Deveria ter sido anulada sem duvida. 

  • GABARITO LETRA E.

     

    RASCUNHO.

  • O rascunho é um documento que pode ser alterado antes da sua publicação.

    Minuta é considerado um pré-original.

    Letra E.



ID
969670
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia

O gênero dos documentos está ligado à maneira de representá- los, de acordo com seus diversos suportes. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de gênero textual.

Alternativas
Comentários
  • Gênero Textual
    "Quanto aos gêneros, observa-se que muitos vão ter como uma de suas
    características o conteúdo.  Ex. convite , relatorio , minuta , oficio , requerimento.
  • Quem me dera se toda questão de concurso fosse tão óbvia assim!!!!

  • É Dr Malcoln mas se todas fossem assim, o critério não seria o conhecimento, mas idade, ia tudo pra o critério de desempate, vence o mais velho  rsrsrs Concorda ?? Valeu irmão, força na peruca

  • Isso é Arquivologia! Como Redação Oficial é simples, as bancas tentam inventar.

  • Resolução: o gênero textual inclui os documentos cujas informações são registradas textualmente.

    a) imagem

    b) representação cartográfica

    c) representação em imagem

    d) atividades discriminadas em texto. Certa.

    e) representações de espaços.

    Resposta: D


ID
969673
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

É o conjunto organizado de documentos produzidos ou recebidos pela instituição ao longo de suas atividades, com a finalidade de organizá-los e facilitar- lhes o acesso.

Alternativas
Comentários
  • Arquivo é a acumulação ordenada de documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.


    O Arquivo tem como função a guarda e a preservação de documentos, para que as informações nele registradas também sejam preservadas e possam, primordialmente, servir adequadamente aos usuários destas informações.
    Além disso, os documentos e informações precisam estar organizados, para que possam ser acessados e a sua informação compreendida.
    A finalidade do arquivo é funcional. O arquivo acumula documentos como mera decorrência das atividades da instituição a que está ligado. É um processo natural e gradativo.
    Outro ponto: os documentos que se encontram no arquivo estão unidos por sua proveniência. Ao contrário dos livros em uma biblioteca, os documentos de um arquivo são mantidos juntos para que, desta forma, reflitam o funcionamento e as atividades da instituição a que estão ligados.
    FONTE: Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini - Estrategiaconcursos
  • como se verifica na lei 8159/91

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • Por tanto, a resposta correta é a letra "C".

  • Na parte final: "... e facilitar-lhes o acesso.", observamos a incidência do princípio da difusão.

  • Do dicionário:


    ARQUIVO. "Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos." (BRASIL. Lei 8.159/1991, art. 2º.)


    ARQUIVO. ”1. Conjunto de documentos independente da natureza dos suportes, acumulados por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no desempenho de suas atividades. 52. Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico,a conservação e utilização de arquivos.”(CONS.NAC.ARQ.Classificação...,2001,p.135.)

  • Palavra chave da "documentos produzidos ou recebidos pela instituição"    

  • Resolução: segundo o art. 2º da Lei nº 8.159/91,

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

    Palavras-chave importantes para o conceito de arquivo: produzidos ou recebidos, em decorrência do exercício de atividades específicas, qualquer suporte ou natureza.

    O conceito apresentado pela questão faz referência aos arquivos, pois trata-se de documentos orgânicos, ou seja, os que foram produzidos ou recebidos. A finalidade dos arquivos não é organizar, e sim servir à administração, o que torna a questão um pouco mal elaborada. Entretanto, apesar da organização não ser um dos objetivos direto dos arquivos, esse procedimento é um meio para facultar o acesso.

    Resposta: C


ID
969676
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A organização de arquivos, como de qualquer outro setor de uma insti tuição, pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. NÃO se caracteriza como uma das etapas da organização de arquivos:

Alternativas
Comentários
  • Organização de arquivos se faz em 5 etapas:

    -Levantamento de dados
    -Análise dos dados coletados
    -Planejamento
    -Implantação
    -Acompanhamento
  • Nunca vi essa definição, qual o fundamento teórico?
  • essa banca tem umas questões muito loucas, aff

  • Minha nossa!!! Questão estranha.. Aff


  • Este tipo de questão é tipica para pessoas que ñ estudam que só vai lá e chuta; 

    Quem realmente estuda acaba tendo medo de marcar respostas óbvias, como esta, por medo de ser uma pegadinha..........

    bancas loucas ............. affffffffffffffffffff

  • Gabarito B.

    Questão realmente boa pra quem não estuda chutar e acertar.

    =/

  • A FUNCAB é muito louca.

  • A organização de arquivos, como de qualquer outro setor de uma insti tuição, pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. NÃO se caracteriza como uma das etapas da organização de arquivos:


    Organização de arquivos se faz em 5 etapas:

    -Levantamento de dados;
    -Análise dos dados coletados;
    -Planejamento;
    -Implantação;
    -Acompanhamento.

  • Organizacao de arquivos e LAPIA!
  • Gabarito: B

     

    A doutrina divide a organização dos arquivos em quatro fases:


    - Levantamento de dados
    - Análise dos dados coletados
    - Planejamento
    - Implantação e acompanhamento

  • Resolução: a organização dos arquivos envolvem ações técnicas e operacionais a partir dos documentos. Essas ações não envolvem o conhecimento das pessoas.

    Resposta: B


ID
969679
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervos, provocando consideráveis danos em função da oxidação por ela ocasionada. São medidas preventivas, que devem ser adotadas para proteção dos acervos,COM EXCEÇÃO DE:

Alternativas
Comentários
  • Porque é tão difícil conservar os documentos? Por conta da existência de agentes físicos, químicose biológicos, que comprometem a integridade dos documentos.

    Agente Físicos:


    - Luminosidade:
    A luminosidade é um dos fatores mais agrava o processo de degradação dos documentos, em especial, os que se encontrem em suporte em papel, pois é uma das principais responsáveis pelo envelhecimentodeste material. Não tão somente à luz solar, mas também à luz da fotocopiadora (quando vamos reproduzir um documento, a máquina emite luz para captar a própria luz refletida pelo documento, o que permite a obtenção da cópia).
    FONTE:  Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br


      DIANTE DO FRAGMENTO ACIMA, PODEMOS PERCEBER QUE EXPOR O MATERIAL À LUZ MAIS FORTE POSSIVEL NÃO É UMA MEDIDA PREVENTIVA!
  • Essa questão é brincadeira né? Ela mesma no enunciado diz que "Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervos, provocando consideráveis danos em função da oxidação por ela ocasionada".

    Então no item d)

    manter nível de intensidade da luz o mais forte possível.


    Serio?

  • Gad  d    quer um livro de arquivologia da paes de graca em pdf   ?  entre em contato

  • A FUNCAB é muito louca.

  • Questão sem nexo, dentre todas as alternativas a que eu tinha quase certeza que estava errada era essa letra D. Achava que expor a luz forte aumentaria o dano no documento.
  • Resolução medidas preventivas são aquelas que visam evitar que o dano aconteça.

    A única alternativa que estabelece um procedimento nocivo ao documento é a letra D.

    Resposta: D


ID
969682
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o método alfabético ( letra por letra), assinale a alternativa que corresponde à ordem correta de arquivamento dos nomes a seguir:

1. Maria José Silva

2. MárioRodrigues Pereira

3. José Santos Silveira

4. JonasCarvalho Pontes

Alternativas
Comentários
  • Neste caso o Santos no número 3 não é considerado?
  • Não entendi nada nesse exercício.
    Como que MárioRodrigues Pereira vem antes de JonasCarvalho Ponte?
  • 2-Pereira Mario Rodrigues, 4- Pontes Jonas Carvalho, 1- Silva Maria José, 3- Silveira José Santos
  • Galera presta atenção na pegadinha. Na hora de organizar por letra alfabética, deve-se começar pelo SOBRENOME e não pelo primeiro nome !!!
  •  Os nomes com Santo, Santa e São, seguem a regra dos nomes formados de um substantivo e um adjetivo.   Exemplos: Maria Santa Clara                     José São Marcos                     Igor Santo Amaro   Arquivam--se: Santa Clara, Maria                           São Marcos, José
                              Santo amaro, igor

    No exercício tem um nome com Santos e não com Santo.
    Fica a dica!

  • Arquivamento por nome:
    Quando se fala em arquivar por nome, logo pensamos assim: Imagine os nomes: Lucas Rogero, Carla Barbosa e Fernando Pessoa, logo se imágina:
    Bom: Carla = letra C vem antes de Lucas e Fernando, então sera: Carla pois começa com a letra (C), Fernando, pois (F) vem após o (C) e por último Lucas, mas este pensamento esta ERRADO. 

    Atenção: Ao se arquivar pelo sistemas de nomes considera-se para fim de se arquivar o ÚLTIMO NOME. Vamos corrigir os erros acima:

    Lucas Rogero / Carla Barbosa / Fernando Pessoa, ficara assim:

    Consiera o último nome de cada pessoa, ou melhor, o sobre nome:

    Arquivamente correto: 
    Barbosa Carla= Pois o B vem primeiro 
    Pessoa Fernando = pois nessa ordem o (P) vem após o (B) e antes do (R).
    Rogero Lucas
    Espero que entendam, forte abraço!
  • correta letra B. Organizacao dos nomes, começa com o sobrenome.

  • Só uma observação.

    O "Santos" do nome José Santos Silveira não entra na regra dos sobrenomes Santo, São e Santa, portanto ficará ordenado nessa ordem:

    Silveira, José Santos.

  • 1. Maria José Silva = SILVA, MARIA JOSE = TERCEIRO

    2. MárioRodrigues Pereira = PEREIRA, MARIO RODRIGUES = PRIMEIRO 

    3. José Santos Silveira = SILVEIRA, JOSE SANTOS = QUARTO

    4. JonasCarvalho Pontes = PONTES, JONAS CARVALHO = SEGUNDO 

  • Seguem os esclarecimentos: http://alexanderalmeida.wordpress.com/2011/04/16/regras-de-alfabetacao/

    Forte abraço Guerreiros!

  • Resolução:

    Primeiro, deve-se organizar os nomes.

    1. Maria José Silva: Silva, Maria José

    2. Mário Rodrigues Pereira: Pereira, Mário Rodrigues

    3. José Santos Silveira = Silveira, José Santos

    4. Jonas Carvalho Pontes = Pontes, Jonas Carvalho

    Depois, organiza-se alfabeticamente.

    2. Pereira, Mário Rodrigues

    4. Pontes, Jonas Carvalho

    1. Silva, Maria José

    3. Silveira, José Santos

    Resposta: B


ID
969685
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O sistema direto de arquivamento consiste na busca direta ao local de guarda do documento, semo auxílio de índice ou quaisquer outros instrumentos de pesquisa. São métodos utilizados nesse sistema de arquivamento:

Alternativas
Comentários
  • A) Numérico e cronológico são indiretos
    B) Duplex e Decimal são indiretos.
    C) Numérico é indireto
    D) Cronológico e Decimal São indiretos

    E) CORRETA
  • Alfabético e Geográfico - Direto, pois a busca é direta ao local onde estão armazenados os documentos.

    Ideográfico e Numérico - Indireto, pois para se localizar os documentos é necessário consultar primeiramente índice ou catálogo.

  • Bizu : Todo arquivamento que envolva número é sistema indireto .

  • Método direto: Característica dos métodos que organizam por nome (alfabético, geográfico, dicionário e enciclopédico).

    Método indireto: Característica dos métodos em que  a ordenação é feita por número (númerico simples, cronológico, dígito - terminal, decimal e duplex).


  • Alfabético

    Apresenta como vantagens a agilidade na recuperação da informação, custo baixo, sistema direto e de fácil implantação. Por outro lado as desvantagens são os erros mais constantes de arquivamento

    Geográfico

    O elemento principal e o local ou a procedência. A busca é feita de forma direta. Tem como vantagens o sistema direto, a ordenação alfabética e ser fácil de usar. Já as desvantagens são o uso de duas classificações – local e nome do correspondente (ou interessado)

    Fonte: http://www.fazerfacil.com.br/apostilas/mtodos-de-arquivamento-arquivologia-para-concursos/


  • marcelo seu bizu não é 100%!

    Já que se for Alfanumérico será semi-direto  

  • Aperfeiçoando o bizu do Marcelo: todo arquivamento que envolve números, não será direto!

  • Resolução: os diretos são o alfabético e o geográfico.

    Resposta: E


ID
969688
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

É o documento de valor jurídico que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembleias. Essa é a definição de:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: A.

    COMENTÁRIOS: QUAL O CONCEITO DE ATA?


     A Ata é um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias. Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.
    Para que isso deve ser escrita:
    - sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);
    - sem abreviaturas de palavras ou expressões;
    - números por extenso;
    - sem emendas ou rasuras;
    - sem uso de corretivo (tipo erro-ex);
    - com emprego do verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo (Exemplo: verbo falar: falou, falaram; verbo discutir: discutiu, discutiram; verbo comentar: comentou, comentaram). 

    Fonte: http://www.mp.pe.gov.br/uploads/p-Z4b8JUBDEb7lv0.../Modelo_de_Ata.doc%E2%80%8E.
  • Quem me dera se as questões fosse assim!!!

  • É só lembrar de associar Ata com Fatos.  


ID
969691
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A circular é uma comunicação oficial, interna ou externa, expedida para diversas unidades administrativas ou determinados funcionários. Assinale a opção que NÃO faz parte da estrutura de uma circular.

Alternativas
Comentários
  • A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.Tem o nome de circular porque indica a função de divulgar as informações entre todos os destinatários.
    Este documento oficial deve ter:
    1. Timbre (logotipo do órgão, brasão, símbolo do departamento);
    2. Título e número (circular nº 02/2009);
    3. Data (sem a localidade, nome da cidade); 
    4. Ementa (síntese do assunto que será abordado no texto);
    5. Vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado;
    6. Texto (bem explicado e claro);
    7. Despedida breve
    8. Assinatura (sem linha e sobre o nome datilografado, com o cargo de quem assina)
    Ao final da página, caso haja necessidade de um controle maior por parte da administração, pode-se colocar (em letras menores) as iniciais de quem redigiu e de quem digitou a circular.
    Modelo de Circular
  • CIRCULAR

    É o meio de correspondência pelo qual alguém se dirige, ao mesmo tempo, a várias repartições ou pessoas.

    =>  Na circular, NÃO CONSTA DESTINATÁRIO, POIS ELA NÃO É UNIDIRECIONAL e o endereçamento vai no envelope.

    => Pode seguir o modelo padrão óficio =>diagramação única.




  • Depois dos comentários dos colegas, conclui-se que essa banca quer ferrar com os candidatos. Já é a segunda questão da funcab que resolvo (já resolvi umas 5 somente) que tem duas questões certas... ou melhor... a mais certa é considerada errada...

  • Pedido de anulação indeferido: http://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/concurso/justificativa/2457/ipem-ro-2012-justificativa.pdf

  • Não é um expediente sozinho.

    Aplica-se aos documentos para vários destinatários. Assim usam-se as expressões: “Memorando Circular”, “Ofício Circular”, etc.

  • Complementando o post do Neilson..

    Pedido de anulação indeferido:

    Em resposta ao recurso interposto para esta questão, temos a esclarecer que conforme BELLOTTO, Heloísa Liberalli – Arquivos permanentes: tratamento documental - Rio de Janeiro, FGV, 2006, p. 94, a circular “é um documento enviado simultaneamente a vários destinatários”, e ainda, segundo MEDEIROS, João Bosco: técnicas de comunicação criativa – São Paulo: Atlas, 2010, p.297. a “circular” tem como estrutura, dentre outra s, a ementa (assunto), o vocativo (destinatários), o texto e o fecho. Não fazendo parte desta estrutura as cláusulas. Portanto, fica indeferido o recurso.

  • cláusula tem a ver com contratos.

  • GABARITO LETRA E.

     

    CLÁUSULAS.


ID
969694
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

São características de um memorando, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: C.

    COMENTÁRIOS:

    DE ACORDO COM O MANUAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, O MEMORANDO É UM DOCUMENTO PADRÃO OFÍCIO COM VÁRIAS CARACTERÍSTICAS, ENTRE ELAS: AGILIDADE E RAPIDEZ, COMUNICAÇÃO MERAMENTE INTERNA, CARÁTER ADMINISTRATIVO, ETC.
    PORTANTO, A LETRA C AO FALAR QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DO MEMORANDO É A MOROSIDADE, TORNA A ALTERNATIVA INCORRETA, JÁ QUE UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MEMORANDO É A AGILIDADE E A RAPIDEZ.
    A MOROSIDADE NADA MAIS É DO QUE A DEMORA E VAGAROSIDADE AO FAZER ALGO.
  • Um comentário que não diz resoeito à questão, mas não sei se é somente para mim que está aparecendo as questões com má formatação, letras juntas, algumas vezes separadas. Da muito desgosto ver em alguns casos a bagunça de determinados itens.

    Com certeza nas provas as palavras não estavam assim e creio que não seja fruto da formatação para o site.

  • "amorosidade"? isso está errado. O correto seria "a morosidade" Os administradores  do site precisam corrigir a questão.

  • Gabarito correto letra A.

    A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

    Fonte:  Manual de Redação da Presidência da República

  • A banca quer a INCORRETA.

  • c)Tem como objetivo principal a morosidade. 

    Moroso = Lento - Não é característica do memorando

  • Morosidade significa que é muito lento, devagar...o que não é característica do memorando. 

  • Uma das características de um memorando é pode ter caráter meramente administrativo ou ser empregadopoder e tratar de assuntos administrativos ou expor projetos, ideias ou diretrizes a serem adotados por determinado setor do serviço público.

     

    --- > é usado apenas internamente;

     

    --- > é usado em qualquer órgão;

     

    --- > é designado o nome e o cargo do destinatário.  Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

     

    --- > e os despachos devem ser no próprio documento. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

  • Morosidade=bicho preguiça

    Letra c


ID
969697
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa em que a forma de tratamento apresentado na Coluna I corresponde à respectiva autoridade naColuna II.

Coluna I

1. VossaMagnificência


2. Vossa Excelência

3. Vossa Senhoria

Coluna II

( ) prefeito

( ) reitor

( ) chefe de gabinete

( ) presidente da república

( ) juiz de direito

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: A.

    COMENTÁRIOS: DE ACORDO COM O MANUAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.


    AS FORMAS DE TRATAMENTO:
    VOSSA EXCELÊNCIA:
    PARA OS MEMBROS DO PODER (PRESIDENTE DA REPÚBLICA; SENADORES; DEPUTADOS;MINISTROS DE ESTADO; GOVERNADORES; PREFEITOS; JUÍZES).
    VOSSA MAGNIFICÊNCIA: PARA REITORES DE UNIVERSIDADES.
    VOSSA SANTIDADE: AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS (PAPA).
    VOSSA SENHORIA: DEMAIS AUTORIDADES.
  • Essa questão foi dada. Sabendo apenas que Vossa Magnificência se utiliza unicamente para reitores de universidade já eliminaria as 4 alternativas incorretas (B,C,D, E).

    Gab. A

  • Não esquecer que o Prefeito também é Vossa Excelência. 

  • Taiana não eliminaria todas não a Banca tentou confundir os candidatos entre a letra (A e C), portanto devemos saber que o pronome de tratamento pra juízes e Excelentíssimo mas o Vocativo é Senhor a banca tentar confundir aqui.

  • prefeito não é vossa excelência. gabarito errado

ID
969700
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Buscando a padronização dos endereços, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos estabeleceu a sequência correta que deve ser observada no preenchimento dos dados relativos ao destinatário em uma correspondência.

1. Nome da rua / número / complemento

2. Forma de tratamento

3. Bairro

4. CEP/ cidade /UF

5. Nome do destinatário

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: B.

    COMENTÁRIOS: DE ACORDO COM O MANUAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, SEGUE ABAIXO A PADRONIZAÇÃO DE ENVIO DE CORRESPONDÊNCIA AOS DESTINATÁRIOS.


    EXEMPLO:

    A SUA EXCELÊNCIA AO SENHOR 
    FULANO DE TAL
    RUA X, S/N - CASA TAL.
    BAIRRO TAL.
    CEP: XXXXX-XXX; BRASÍLIA - DF
  • essa banca é só palhaçada.... redação oficial, falando de padronização dos correios... 

  • Eu Herbert era obrigado a acertar essa questão, pois sou funcionário dos correios há 12 anos.

  • Nada de questionamentos vãos, pois, trata-se sim de redação oficial o envio de correspondências padronizadas:

    Dica quanto a sequência, lembrem como escrevemos o endereço numa carta: "Nome, rua, numero, bairro, cep, cidade, uf" , seguindo essa ordem só faltou o tratamento, que só pode se encaixar antes do destinatário, aí fica fácil pra C@#$l#$#!

    LETRA A!!! 

    #jesusamaatodos

  • O comentário do colega Magno Alves está equivocado quando afirma que o gabarito da questão é a letra A.

    O gabarito correto é letra B!!!!

  • Está no manual  letra b
    A SUA EXCELÊNCIA AO SENHOR 
    FULANO DE TAL
    RUA X, S/N - CASA TAL.
    BAIRRO TAL.
    CEP: XXXXX-XXX; BRASÍLIA - DF


ID
969703
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Há correta correspondência entre o logradouro e a forma abreviada entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • B) ERRADA
        
             A forma correta de abreviar condomínio é COND

    C) ERRADA

            No caso de praça é PC

    D) ERRADA

            Para alameda usamos AL

    E) ERRADA

              E por fim loteamento abrevia-se por LOT

    Verifique todos os logradouros com suas respectivas formas abreviadas neste link: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/04_01_2010_10.27.25.2b615e6755138defe1bdb00f1c86031f.PDF
  • tem isso no Manual da Presidência??????

    ridículo cobrar isso!!!!

  • Gente vai aqui o meu protesto !!

    Essa banca e simplesmente uma merda ja fiz várias questoes de redacao oficial em outras bancas mas nunca igual essa banquinha boquetaaaaa ... AFF, isso nao e redacao oficial nem aqui e nem na china !!!

    Meus Deus !!! 

  • Eu li o manual não vi essas coisas lá... 

  • minha nossa tudo em caixa alta


ID
969706
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa em que a sigla do estado da federação está corretamente abreviada.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: C.

    COMENTÁRIOS:

    SEGUE ABAIXO AS SIGLAS CORRIGIDAS: RIO GRANDE DO SUL (RS); SERGIPE (SE); MARANHÃO (MA); PARAÍBA (PB).
  • affffff... ohh banquinha hein!!!!

  • Uma dessa não cai na minha prova.... hehehe

  • Ta the brincation com my cara....

  • parece geografia !!!! kkk palhaçada
  • ahh umas desse "nível"na minha prova....

  • Sério que Redação Oficial para essa banca é esse nível???!!! 

  • pqp até um estudante de 5 série acerta isso! Iria odiar se caísse na minha prova!

  • Esse tipo de questao eu nunca vi em redacao oficial, isso tá mais para quem irá trabalhar nós correios ...Aff banquinha meia boca!!!!

    Aff!

  • Falo nada dessa banca.. rs

  • Não tô entendendo, é redação oficial ou geografia?  Em outra questão queria a abreviação de alameda, lote, etc.... Maluquice, não tem isso no manual.

  • correios!

  • Funcab nessa época era bem tosquinha heim kkk

  • ?????? muito relevante e IMPORTANTE saber disso


ID
969709
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A administração de materiais, dentro de uma tradicional organização, está estruturada nas seguintes áreas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As grandes funções da administração de materiais são:
    Compra: a função de Compras pode ser dividida em compras no mercado interno e importações. Toda compra envolve fornecedores, contratos(licitações), tomada de preços, pedido de compra(prazos, condições de pagamento, etc.), transporte e controle no recebimento da mercadoria. Caso haja importações, os compradores deverão ter conhecimento das leis e guias de importação, bem como dos processos envolvendo órgão do governo federal mediador das importações. 
    Transporte: a função de Transportes envolve do fornecedor até o espaço físico de estocagem pode ser feita interna ou por terceiros. Caso seja interna, envolve o processo de gerenciamento e distribuição das cargas. Se externa, envolve a contratação de transportadoras(rodoviárias, ferroviárias, aéreas ou marítimas). 
    Armazenagem e conservação: as funções de Armazenagem e Conservação envolvem todos os processos de recebimento das mercadorias, controle de qualidade e fechamento contra o pedido de compra, catalogação dos itens conforme codificação do estoque, armazenagem no local físico(localização) designado para os itens e contabilização dos itens. 
    Manipulaçãoe; 
    Controle de estoques
    As funções de Manipulação e Controle dos Estoques envolvem todos os processos de requisição e devolução de itens em seja para fabricação, consumo ou revenda. Cada um desses processos é composto por subprocessos legais. Caso a retirada de itens seja para venda e entrega em um cliente, um processo de emissão de notas fiscais para circulação de mercadorias(pode ser o faturamento direto) deve ser incluído para esta função.
  • letra d) 

    As grandes funções da administração de materiais são:

    Compra;
    Transporte;
    Armazenagem e conservação;
    Manipulação e;
    Controle de estoques.

  • Vale dizer que os recursos de materias é um tipo de recurso, que otimiza a area fisica da empresa na sua atividade fim. Assim, o ciclo comum interno deve ser uma otimização: Materia prima-  recepção- almoxerifado- produção- deposito( produto acabado)- saída( Cliente)

  • http://gestaodemateriais.blogspot.com.br/2008/11/ii-administrao-de-materiais-funo.html

  • A administração de Materiais visa a colocar os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa. 

    Além do controle de estoques, a área de gestão de materiais engloba as atividades de compra, almoxarifado, movimentação e distribuição de materiais.

    Uma das funções precípuas do Administrador de materiais é OTIMIZAR o uso dos recursos envolvidos na área logística da empresa, visando a economia e a eficiência.

  • fonte do france: http://gestaodemateriais.blogspot.com.br/2008/11/ii-administrao-de-materiais-funo.html

  • Letra D

    Exceto financeira.


ID
969712
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Diversos fatores em uma empresa influenciam a escolha dos fornecedores. Na seleção que é feita levando-se em consideração que o fornecedor tem solidez financeira para permanecer no negócio, o critério observado é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A
    A solidez financeira é um indicador de confiabilidade, uma vez que dá indícios da capacidade que a empresa tem de resistir a eventuais intempéries do mercado e cumprir seus compromissos de fornecimento.
  • Fatores considerados para escolha de fornecedores
     
    a)       Habilidade técnica– O fornecedor tem a habilidade técnica para produzir ou fornecer o produto desejado? O fornecedor tem um programa de desenvolvimento e melhoria para o produto? O fornecedor pode auxiliar na melhoria dos produtos? Essas perguntas são importantes, pois, muitas vezes, o comprador depende do fornecedor no sentido de que ele forneça as melhorias de produto que poderão aumentar ou reduzir o custo dos produtos comprados. Algumas vezes, o fornecedor pode sugerir mudanças na especificação do produto que irão melhorá-lo e reduzir seu custo.
     
    b)       Capacidade de produção– A produção deve ser capaz de satisfazer às especificações do produto de forma consistente, ao mesmo tempo produzindo o menor número possível de defeitos. Isso significa que as dependências utilizadas para produção do fornecedor devem ser capazes de oferecer a qualidade e a quantidade exigidas. O fornecedor deve ter um bom programa de controle de qualidade, pessoal de produção competente e capaz, e bons sistemas de planejamento e controle de produção, para garantir uma entrega pontual. Esses elementos são importantes porque garantem que o fornecedor possa suprir a qualidade e a quantidade desejadas.
     
    c)       Confiabilidade- Ao selecionar um fornecedor, é desejável que se escolha um fornecedor confiável, reputado e financeiramente sólido. Se a relação deve continuar, deve haver uma atmosfera de confiança mútua e a garantia de que o fornecedor tem solidez financeira para permanecer no negócio.
     
    d)       Serviço pós-venda– Se o produto tem natureza técnica ou provavelmente necessitará de peças de reposição ou apoio técnico, o fornecedor deve ter um bom serviço de atendimento pós-venda. Isso deve incluir um atendimento bem organizado e um estoque adequado de peças sobressalentes. 
     
    e)       Localização do fornecedor – Algumas vezes, é desejável que o fornecedor esteja próximo ao comprador, ou pelo menos que mantenha um estoque local. Uma localização próxima auxilia na redução dos tempos de entrega e significa que os produtos em falta podem ser entregues rapidamente.
     
    f)         Outras considerações– Algumas vezes, outros fatores, tais como termos de crédito, negócio recíproco e disposição do fornecedor no sentido de reservar um estoque para o comprador, devem ser considerados.
     
    Preço– O fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos. Isso não significa necessariamente o menor preço. Esse aspecto considera a capacidade do fornecedor para fornececer as mercadorias necessárias na quantidade e na qualidade exigidas, no tempo desejado, e também quaisquer outros serviços necessários.          


ID
969715
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Almoxarifado é definido como o local destinado à fiel guarda e conservação de materiais de uma empresa.As opções abaixo apresentamalgumas das suas principais atribuições, EXCETUANDO-SE:

Alternativas
Comentários
  • b) negociar preços com fornecedores.

     Função da área de compras.
  • Letra B
    As funções do almoxarifado dizem respeito à guarda de materiais, e não à sua aquisição. Portanto, negociar preços com fornecedores, está fora de suasprincipais atribuições principais.
  • negociar preços é função do setor de compras

  • A pergunta pede o exceto ou o mais importante? Pra mim está excentuando

  • excetuar = o mesmo que deixa de fora

  • Negociar preços com fornecedores está fora de cogitação para os almoxarifados , tudo relacionado a guarda , fiscalização , cuidados aos materiais sim

  • Setor de Compras negocia preços 

  • Quem negocia preços com os fornecedores é o setor de Compras, não é função do almoxarifado fazer isso. Gabarito B. 

  • Essa atribuição é do setor de Compras! 

  • Fonte: Fenili, Rodrigo. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. Editora Método. 2013.

    Top:  Professor do Ponto Dos Concursos.

  • É complicado quando você estuda e a banca coloca a resposta com um pisca pisca de NEON escrito "marca essa!"


ID
969718
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O recebimento é a etapa intermediária entre a compra e o pagamento e é usualmente dividido em quatro fases. Assinale a alternativa que compreende a atividade de conferência qualitativa:

Alternativas
Comentários
  • Basicamente a análise do Fluxo de Recebimento de Materiais permite dividir a função em quatro fases :

    1a fase - entrada de materiais ;

    2a fase - conferência quantitativa;

    3a fase - conferência qualitativa;

    4a fase - regularização;


    O Recebimento de materiais, além de passar por confrência quantitativa, passa por critérios de conferência qualitativa, atividade também conhecida como Inspenção Técnica.

    CONFERÊNCIA QUALITATIVA

    Visa garantir a adequação do material ao fim que se destina. A análise de qualidade efetuada pela inspeção técnica, por meio da confrontação das condições contratadas na Autorização de Fornecimento com as consignadas na Nota Fiscal pelo Fornecedor, visa garantir o recebimento adequado do material contratado pelo exame dos seguintes itens:

    Características dimensionais;

    Características específicas;

    Restrições de especificação;


  • Retirado do arquivo: 

    http://www.utfpr.edu.br/medianeira/estrutura/diretorias/dirplad/departamento-de-materiais-e-patrimonio-1/manual-do-almoxarifado-1

    1.1.3 Conferência Qualitativa 
    Esta atividade tem por objetivo garantir a adequação do material ao fim que se destina. A análise de qualidade efetuada pela inspeção técnica visa garantir o recebimento adequado do material. São utilizados no processo de inspeção: a especificação de compra do material e alternativas aprovadas; desenhos e catálogos técnicos; dentre outros. 
    A depender da quantidade, a inspeção pode ser total ou por amostragem, utilizando-se de conceitos estatísticos. A análise visual tem por finalidade verificar o acabamento do material,possíveis defeitos, danos à pintura, etc. A análise dimensional tem por objetivo verificar as dimensões dos materiais, tais como largura, comprimento, altura, espessura, diâmetro. Os ensaios específicos para materiais mecânicos e elétricos comprovam a qualidade, a resistência mecânica, o balanceamento e o desempenho de materiais ou equipamentos.

    Trabalho e Perseverança!!!
  • Exame de avarias foi sacanagem

  • Marquei exame de avarias. =(

  • CONFERÊNCIA QUALITATIVA

    Não obstante a qualidade sempre ter sido considerada como fator de importância, nem sempre achou-se importante ter qualidade. Atualmente, qualidade é questão de sobrevivência, pois em face do nível de exigência do mercado consumidor, as empresa passaram a melhorar os níveis de qualidade de seus produtos a de se ajustar a nova realidade conjuntural, visto que o desempenho dos produtos dependerá fundamentalmente da qualidade dos materiais comprados.

    Como já vimos, o recebimento de materiais, além de sofrer critérios de conferência quantitativa, também sofre os critérios de conferência qualitativa, atividade também conhecida como Inspeção Técnica, da mais alta importância no contexto de recebimento de materiais, uma vez que visa garantir a adequação do material ao fim a que se destina. (...)

    Fonte: Administração de Materiais - João José Viana

  • Marquei também exame de avarias.

    Mas o exame de avarias está na ENTRADA DE MATERIAIS, NO ALMOXARIFADO, e não na conferência qualitativa.

     

    Livro do José Viana

  • Gabarito: E


ID
969721
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A função armazenagem é um componente geralmente crítico e altamente influente na gestão de materiais. As alternativas abaixo apresentam algumas vantagens inerentes a uma boa organização da armazenagem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra D
    Ter um leiaute flexível é algo desejável a uma boa organização da armazenagem, pois permite um melhor aproveitamento do espaço físico quando, eventualmente, for necessário rearranjá-lo.
  • Baixo grau de flexibilidade do layout não é uma vantagem

  • GABARITO D

    Baixo grau de flexibilidade do layout, não é uma vantagem.

  • GABARITO: D

     

    Você sabendo o que é layout a questão fica tranquila.

    "O layout é a disposição física dos equipamentos, pessoas e materiais da maneira mais eficiente possível."

     

     

    Bons estudos.

  • Toda vez que eu penso em Leiaute eu penso em organização, isso facilita na hora de resolver questões

ID
969724
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO é uma rotina do setor de protocolo.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "C"

    Protocolo é uma das atividades de arquivo corrente, é a denominação atribuída aos setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação e expedição de documentos.
  • Livro: Arquivologia facilitada - Teoria e Questões comentadas
    Autor: João Tiago - Leonardo Reis
    Edição: 2011
     
    Atividades realizadas pelo protocolo
    1) Recebimento
    2) Registro e Autuação
    3) Classificação
    4) Expedição/Distribuição
    5) Controle/Movimentação
  • Lembrando que, o protocolo NÃO avalia, descarta, restaura, arquiva ou empresta documentos.

  • Rotinas do setor de protocolo  segundo livro "Arquivo teoria e pratica - Marilena Leite Paes Cap 4 - Gestão de Documentos pg 55"

    R ecebimento

    C lassificação

    R egistro

    M ovimentação


    * Eu tenho esse livro, por sinal em pdf com qualidade, quem quiser só entrar em contato. Ah é gratis!

  • ROTINAS DAS ATIVIDADES DO PROTOCOLO:

    1.RECEBIMENTO:  É a etapa de recebimento dos documentos, tanto os produzidos internamente quanto os encaminhados à instituição por outras empresas. Os documentos a serem tramitados pela instituição devem ser apresentados ao protocolo para que este passe a controlar tal atividade.

    2.CLASSIFICAÇÃO: Os documentos de natureza ostensiva (nem sigilosos nem particulares) deverão ser abertos e analisados, classificando-os de acordo com o assunto tratado, antes de serem encaminhados aos seus destinatários.

    3.REGISTRO / AUTUAÇÃO: É o procedimento no qual o protocolo cadastra o documento em um sistema de controle (informatizado ou manual), atribuindo ao mesmo um número de acompanhamento (autuação ou protocolização).

    4.EXPEDIÇÃO  / DISTRIBUIÇÃO: É a atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário. Chama-se distribuição quando é interna, e expedição quando direcionada a outra instituição. 

    5. CONTROLE DA TRAMITAÇÃO / MOVIMENTAÇÃO: É a atividade realizada pelo protocolo que consiste em identificar os setores por que passam os documentos, de forma a recuperá-lo com rapidez, quando necessário, bem como identificar possíveis atrasos na tramitação destes.


  • BIZU: REcebimento CLAssificação REgistro MOvimentação


  • Atividades realizadas pelo protocolo????
    recebimento, registro e autuação, classificação, expedição/distribuição, controle/moviementação.


  • ATIVIDADES DA ROTINA DE PROTOCOLO

     

     

     

    Recebimento:

    Inclui a atividade de receber os documentos e efetuar a separação em duas categorias:

    ·         Oficial, que trata de matéria de interesse institucional.

    ·         Particular, que trata de conteúdo de interesse pessoal.

    Os documentos oficiais são divididos em ostensivos e sigilosos. Aqueles de natureza ostensiva deverão ser abertos e analisados. No momento da análise, deverá ser verificada a existência de outros registros relacionados ao documento recebido, para se fazer a devida referência. Os documentos de natureza sigilosa e aqueles de natureza particular deverão ser encaminhados diretamente aos respectivos destinatários.

     

     

    Registro:

    Os documentos recebidos pelo protocolo são registrados em formulários ou em sistemas eletrônicos, nos quais serão descritos os dados referentes ao seu número, nome  do remetente, data e assunto, espécie, entre outros elementos. Os elementos utilizados para o registro de documentos nos serviços de protocolo são metadados desses documentos.

     

     

    Autuação:

    Após o registro, os documentos são numerados (autuados) conforme sua ordem de chegada ao arquivo. A palavra autuação também significa a criação de processo.

     

     

    Classificação:

    Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria  de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo atribuir a eles códigos. Esta tarefa  é executada com o auxílio do plano de classificação, caso a instituição possua esse  instrumento.

     

     

    Distribuição:

    Ou movimentação: consiste na entrega dos documentos aos respectivos destinatários. A distribuição é a remessa dos documentos aos setores de trabalho, enquanto que a expedição consiste na remessa externa desses documentos.

     

     

    Tramitação (Controle e movimentação)

    A tramitação de um documento dentro de uma instituição depende diretamente se as etapas anteriores foram feitas da forma correta. Se feitas, fica mais fácil, com o auxílio do protocolo, saber sua exata localização, seus dados principais, como data de entrada, setores por que já passou, enfim, acompanhar o desenrolar de suas funções dentro da instituição. Isso agiliza as ações dentro da instituição, acelerando assim, processos que anteriormente encontravam dificuldades, como a não localização de documentos, não se podendo assim, usá-los no sentido de valor probatório, por exemplo.

  • Resolução: a preparação não é uma rotina de protocolo.

    Resposta: C


ID
969727
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentre as rotinas das atividades do protocolo, assinale a que pertence ao setor de registro e controle.

Alternativas
Comentários
  • Registro e movimentação
     
    Funciona como centro de distribuição e redistribuição de documentos.
     
    PASSOS ROTINAS
     
    1 Preparar a ficha de protocolo (em duas vias).
     
    2 Anexar a segunda via da ficha do documento, encaminhando-a ao seu destino.
     
    3 Inscrever os dados constantes da ficha de protocolo na ficha de procedência e assunto (quando for o caso).
     
    4 Arquivar as fichas de protocolo em ordem numérica.
     
    5 Receber dos vários setores os documentos a serem redistribuídos, anotar nas respectivas fichas numéricas o novo destino.
     
    6 Encaminhar os documentos aos respectivos destinos.
  • Receber a correspondência; Separar a correspondência oficial da particular; Abrir a correspondência ostensiva - Recebimento e Classificação

    Expedir o original com os anexos - Expedição

     

  • Arquivar em ordem numérica-cronológica(número de processo e ano de autuação) para a primeira via, na segunda via em ordem alfabética e terceira via por código.

  • ROTINAS DAS ATIVIDADES DO PROTOCOLO:

    1.RECEBIMENTO:  É a etapa de recebimento dos documentos, tanto os produzidos internamente quanto os encaminhados à instituição por outras empresas. Os documentos a serem tramitados pela instituição devem ser apresentados ao protocolo para que este passe a controlar tal atividade.

    2.CLASSIFICAÇÃO: Os documentos de natureza ostensiva (nem sigilosos nem particulares) deverão ser abertos e analisados,

     classificando-os de acordo com o assunto tratado, antes 

    de serem encaminhados aos seus destinatários.

    3.REGISTRO / AUTUAÇÃO: 

    É o procedimento no qual o protocolo cadastra o documento em um sistema de controle (informatizado ou manual), atribuindo ao mesmo um número de acompanhamento (autuação ou protocolização).

    4.EXPEDIÇÃO  / DISTRIBUIÇÃO: É a atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário. Chama-se distribuição quando é interna, e expedição quando direcionada a outra instituição. 

    5. CONTROLE DA TRAMITAÇÃO / MOVIMENTAÇÃO: É a atividade realizada pelo protocolo que consiste em identificar os setores por que passam os documentos, de forma a recuperá-lo com rapidez, quando necessário, bem como identificar possíveis atrasos na tramitação destes.

  • Comentários inúteis e confusos por parte dos colegas.

  • GABARITO LETRA B
    a) Receber a correspondência. (atividade de recebimento/classificação)
    b) Arquivar as fichas de protocolo em ordem numérica. (atividade de registro/controle)
    c) Separar a correspondência oficial da particular. (atividade de recebimento/classificação)
    d) Expedir o original com os anexos. (atividade de expedição)
    e) Abrir a correspondência ostensiva. (atividade de recebimento/classificação)

  • GABARITO LETRA B
    1 -Receber a correspondencia -     (atividade de recebimento/classificação)
    2 - Arquivar as fichas de protocolo em ordem numérica. (atividade de registro/controle)
    3 - Separar a correspondência oficial da particular. (atividade de recebimento/classificação)
    4 - Expedir o original com os anexos. (atividade de expedição)
    5 - Abrir a correspondência ostensiva. (atividade de recebimento/classificação)

  • Olá estudante, não se guie pelos comentários, busque materiais. Muito dos estudantes simplesmente erram, olham a resposta e argumentam.
    Existem casos onde o gabarito está incorreto e pessoas justificam!


ID
969730
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto às hipóteses de ext inção do ato administrativo decorrente de manifestação expressa daAdministração, assinale a que se caracteriza como sendo o desfazimento do ato em virtude de ilegalidade nele existente desde a sua formação.

Alternativas
Comentários
  • O instituto da invalidação ocorre com a anulação do ato, que pode ser feito tanto pela Administração quanto pelo poder judiciário. A invalidação ocorre quando o ato está em desconformidade com o ordenamento jurídico, em outras palavras, eivados de vícios.
    A anulação deve desconstituir os efeitos desde a data da prática do ato administrativo defeituoso, produz efeitos retroativos, passados, ex tunc. O ato nulo já nasce contrariando o ordenamento jurídico.
    Os atos discricionáriospodem ser revogados pela Administração Pública e invalidados por esta ou por decisão judicial. Os atos vinculados NÃO podem ser objeto de revogação, apenas de invalidação.
     
    Obs. Súmula 473/STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
     
    A Administração não depende de decisão judicial para invalidação/revogação de seus atos.
    Sem dependência alguma, a Administração Pública possui controle próprio de seus atos – princípio da autotutela.
  • Lei 9784/1999

    CAPÍTULO XIV
    DA ANULAÇÃO, REVOGAÇÃO E CONVALIDAÇÃO

     Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

      § 1o No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

      § 2o Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à  validade do ato.

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    GABARITO: D

    Bom Estudo!

  • anuLado - iLegal


    Guardem sempre isso.

  • Cassação -----------------> QUANDO O BENEFICIADO DEIXA DE CUMPRIR OS PRESSUSPOSTOS DO ATO.

    ANULÇÃO ---------------> ATO ILEGAL 

    Revogação ---------------> Ato legal, porem nao mais oportuno.

  • ILEGALIDADE , ANULAÇÃO.

  • Anulação.


ID
969733
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentre as características dos bens públicos, assinale aquela que os torna insuscetíveis de aquisição por usucapião.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A usucapião ocorre quando pelo decurso de prazo (geralmente 5 anos), sem oposição, alguém que estiver legalmente morando em determinado terreno adquirir-lhe-á a propriedade, seguindo algumas condições estabelecidas em lei. Contudo, quando se involve imóveis ou terrenos públicos, o instrumento da usucapião não acontece, justamente pelo quesito da imprescritibilidade dos imóveis públicos.
  • imprescritibilidade

    S.m. Qualidade de imprescritível. “Caráter de direito ou da ação que não está sujeito a prescrição” (GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri. Dicionário jurídico. 2. ed. São Paulo: Rideel, 1994, p. 97)

    logo, sendo ele um bem público (um terreno, por exemplo), mesmo que ocupado por 5 anos, permanecerá ele um bem público.

  • Usucapião é também denominada de "prescrição aquisitiva", por isso se denominada de imprescritibilidade a impossibilidade de aquisição de bens públicos por meio desse instituto.

  • Imprescritibilidade - trata-se da prescrição aquisitiva (usucapião) e sua inoponibilidade ao Poder Público. Nesse sentido, os bens públicos não podem ser adquiridos pela posse mansa e pacífica por determinado espaço de tempo continuado, nos moldes da legislação civil. Importante salientar que a imprescritibilidade atinge inclusive os bens não afetados, sendo estes, também, passíveis de usucapião.

     

    MANUAL DO DIREITO ADMINISTRATIVO. Matheus Carvalho. 4° Edição. 2017.

  • GABARITO: E

    Imprescritibilidade: Significa que os bens públicos não são suscetíveis de usucapião, pois se trata de uma modalidade de prescrição aquisitiva.


ID
969736
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo.

A responsabilidade ________ decorre da prática de ato tipificado em lei como crime ou contravenção e a responsabilidade ________ origina-se de ação dolosa ou culposa do agente, acarretando prejuízo à Administração ou a terceiros.

Alternativas
Comentários
  • ALT. B


    RESPONSABILIDADE PENAL: decorre da prática de um ato tipificado em lei (formal e material) como crime ou contravenção. 


    RESPONSABILIDADE CIVIL: o art. 927 do Código Civil dispõe: “aquele que por ato ilícito, causar dano ao direito de outrem, fica obrigado a repará-lo”. O dano em questão pode ser em qualquer espécie de direito de outrem, até mesmo em direitos de cunho moral ou de imagem, patrimônio que é intangível e impossível de ter um “preço”. Todavia, para efeito de responsabilização na esfera civil, será arbitrado um valor pecuniário que traduzirá o dano. 
    O dano causado a qualquer um pelo Estado é indenizável (§6º do art. 37 da CR). O Estado, por sua vez, identificando o seu agente público causador do dano, poderá promover a execução deste por via judicial ou administrativa. O que se discute no Acórdão seguinte é justamente isso. No caso, desde a ação de indenização ajuizada pelo particular lesado, o Estado (ou o interessado) já apontou qual o servidor responsável (denunciação à lide). Assim, quando da decisão judicial sobre a responsabilidade do Estado, já será também apontada a parcela de responsabilidade do servidor (o que permitirá que este tenha seu patrimônio executado).

     
    Fonte: http://direitodoservidor.wordpress.com/tag/responsabilidade-civil-dos-agentes/
     
    Bons estudos
    A luta continua
  • De acordo com a Lei nº 8.112, de 11/12/90 

    “ Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Art. 123. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.

    Art. 124. A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

    Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Espero ter ajudado!


ID
969739
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo

NÃO se caracteriza como uma penalidade disciplinar:

Alternativas
Comentários
  • Única alternativa que não se caracteriza como penalidade é a alternativa "A"

    afastamento preventivo acontece quando, para não atrapalhar os procedimentos do PAD, o servidor é afastado por 60 dias prorrogáveis por mais 60, COM REMUNERAÇÃO

  • De acordo com o  Art. 127 da Lei 8112 de 1990, são penalidades disciplinares:

            I - advertência;

            II - suspensão;

            III - demissão;

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

            V - destituição de cargo em comissão;

            VI - destituição de função comissionada.


ID
969742
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade do serviço de atendimento ao público apresenta-se como um desafio institucional que parece exigir transformações urgentes. As alternativas a seguir apresentamalguns dos fatores a serem considerados para um atendimento ao público satisfatório, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    Fatores a Serem Considerados para um Atendimento Satisfatório 
    1) Atendimento Pessoal  2) Cordialidade  3) Organização  4) Precisão  5) Tolerância   6) Objetividade, clareza e concisão  7) Discrição 8) Conduta 

    http://www.alub.com.br/concursos/concursos/ApostilaPROCONTecnicoItens789101112ALUB.pdf
  • GABARITO: LETRA C

    FRIEZA