SóProvas


ID
969673
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

É o conjunto organizado de documentos produzidos ou recebidos pela instituição ao longo de suas atividades, com a finalidade de organizá-los e facilitar- lhes o acesso.

Alternativas
Comentários
  • Arquivo é a acumulação ordenada de documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.


    O Arquivo tem como função a guarda e a preservação de documentos, para que as informações nele registradas também sejam preservadas e possam, primordialmente, servir adequadamente aos usuários destas informações.
    Além disso, os documentos e informações precisam estar organizados, para que possam ser acessados e a sua informação compreendida.
    A finalidade do arquivo é funcional. O arquivo acumula documentos como mera decorrência das atividades da instituição a que está ligado. É um processo natural e gradativo.
    Outro ponto: os documentos que se encontram no arquivo estão unidos por sua proveniência. Ao contrário dos livros em uma biblioteca, os documentos de um arquivo são mantidos juntos para que, desta forma, reflitam o funcionamento e as atividades da instituição a que estão ligados.
    FONTE: Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini - Estrategiaconcursos
  • como se verifica na lei 8159/91

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • Por tanto, a resposta correta é a letra "C".

  • Na parte final: "... e facilitar-lhes o acesso.", observamos a incidência do princípio da difusão.

  • Do dicionário:


    ARQUIVO. "Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos." (BRASIL. Lei 8.159/1991, art. 2º.)


    ARQUIVO. ”1. Conjunto de documentos independente da natureza dos suportes, acumulados por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no desempenho de suas atividades. 52. Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico,a conservação e utilização de arquivos.”(CONS.NAC.ARQ.Classificação...,2001,p.135.)

  • Palavra chave da "documentos produzidos ou recebidos pela instituição"    

  • Resolução: segundo o art. 2º da Lei nº 8.159/91,

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

    Palavras-chave importantes para o conceito de arquivo: produzidos ou recebidos, em decorrência do exercício de atividades específicas, qualquer suporte ou natureza.

    O conceito apresentado pela questão faz referência aos arquivos, pois trata-se de documentos orgânicos, ou seja, os que foram produzidos ou recebidos. A finalidade dos arquivos não é organizar, e sim servir à administração, o que torna a questão um pouco mal elaborada. Entretanto, apesar da organização não ser um dos objetivos direto dos arquivos, esse procedimento é um meio para facultar o acesso.

    Resposta: C