-
Restauração: são técnicas utilizadas para recuperar os danos fisicos ou quimicos já sofridos pelos documentos, visando não comprometer seu valor histórico e cultural.
Desinfestação: combate ou inibe as atividades dos insetos. O método mais eficiente para combatê-los é a FUMIGAÇÃO.
#Alfacon
-
ERRADO.
RESTAURAÇÃO:
Intervenção na ESTRUTURA dos materiais visando melhorar o seu estado, ou seja, ações que são realizadas APÓS o documento sofrer algum dano. Exemplo: cortes, perda da cor original, ferrugem, etc;
-
Gabarito: ERRADO
Combate a insetos se refere à Preservação dos documentos. A principal técnica no âmbito da prevenção de ataques de insetos é a fumigação.
Dica preciosa: a restauração acontece em última instância na organização e deve ser evitada, pois para sua operacionalização requisita-se a atuação de profissionais muito experientes nessa atividade. Mas como evitar a má-conservação e desgaste dos arquivos? A primeira medida é identificar os documentos logo na fase corrente, no protocolo, sim! Por isso é que existe a classificação de documentos, pq ela possibilita rapidamente a identificação de documentos que poderão ter valor permanente. Seguidas essa regras, a organização está fazendo a Gestão de Documentos de forma eficiente e correta.
Bons Estudos!
fonte: Arquivologia para Concursos, 2013 - Motta, Sylvio, Valentini, Renato.
-
Corrigindo:
A DESINFESTAÇÃO de documentos é uma técnica de combate a insetos, que degradam, principalmente, os documentos em suporte papel.
Detalhe: O método de desinfestação mais eficiente é a fumigação.
Fonte: Arquivo: Teoria e Prática - Marilena Leite Paes.
-
Gab.: ERRADO
Desinfestação
É o processo de destruição ou inibição da atividade de insetos. O método de combate aos insetos mais eficiente é a fumigação. A substância química a ser empregada nesse processo deve passar por testes de garantia da integridade do papel e da tinta sob sua ação.
-
a restauração é uma técnica que reverte o processo de deterioração do papel.
Resposta: errada
-
Adendo: Fumigação é mais eficiente, porém danosa aos docs.
-
Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
Conservação: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
O combate a insetos faz parte das atividades de conservação.
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf