SóProvas


ID
970573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acusado de mau desempenho de suas funções, Fernando Lugo, presidente do Paraguai, deixou o governo do país no último dia 22 de junho, a nove meses das próximas eleições presidenciais. A respeito desse fato e de seus corolários, julgue os itens a seguir.

Em reunião de cúpula do MERCOSUL, Argentina, Uruguai e Brasil resolveram suspender o Paraguai do bloco, por entenderem ter havido, com a deposição de Fernando Lugo, interrupção na ordem democrática do país

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO

    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/mercosul-e-unasul-decidem-afastar-paraguai-de-suas-atividades.html

    O Mercosul e a Unasul decidiram afastar o Paraguai de suas atividades até que a "ordem democrática seja restabelecida", segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

    Neste domingo (24), o Mercosul também anunciou que o Paraguai foi suspenso da Reunião de Cúpula de presidentes programada para a próxima semana na cidade argentina de Mendoza foi suspensa.

    O anúncio da suspensão para o encontro foi divulgado pelo governo argentino, que possui a presidência rotativa do Mercosul, em comunicado à imprensa divulgado no site do Ministério de Relações Exteriores da Argentina. O Itamaraty confirmou ao G1, por meio da assessoria, que a decisão foi acordada entre os países membros e que a nota foi redigida neste domingo.

    Que Deus ilumine todos...

  • A questão é de 2012. Atualmente, a situação se encontra do seguinte modo:
    O Paraguai, suspenso no ano passado por Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela doMercosul depois da destituição do então presidente Fernando Lugo, foi readmitido nesta sexta-feira (12) como membro do bloco comercial sul-americano. (12/07/2013 - http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/mercosul-aprova-reincorporacao-do-paraguai-ao-bloco.html)
    O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, rejeitou nesta sexta-feira (12)reintegrar seu país ao Mercosul, após manifestar que a entrada da Venezuela no bloco e a entrega da presidência rotativa ao presidente Nicolás Maduro não se ajustam aos tratados internacionais firmados pelos sócios fundadores. As características jurídicas da entrada da Venezuela como membro pleno doMercosul, em julho de 2012, não respeitaram as normas legais', afirmou Cartes em um comunicado divulgado após a cúpula do Mercosul em Montevidéu, onde ficou decidido o retorno do Paraguai ao bloco, com a anulação da medida imposta a Assunção após o impeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo. (12/07/2013 - http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/presidente-eleito-do-paraguai-rejeita-volta-ao-mercosul.html)

    Em entrevista após o encontro, Dilma disse que o Paraguai está em processo de volta ao bloco. O país foi suspenso após o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, em junho de 2012. “O Brasil tem todo o interesse nessa volta e também no fato de que a nossa relação bilateral. Como vocês podem ver, nós mantemos [a relação] intacta. Não houve consequência nenhuma”, disse. (30/09/2013 - http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/para-dilma-suspensao-do-mercosul-nao-afetou-relacao-com-paraguai.html)

  • A questão está certa. O Paraguai, de fato, foi suspenso do MERCOSUL após o impeachment de Lugo, que foi feito de forma abrupta e, segundo os membros do MERCOSUL, representou a interrupção da ordem democrática do país. Ressalta-se, contudo, que o Paraguai já está de volta no bloco desde o final de 2013.