SóProvas


ID
970696
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TERMOBAHIA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Numa aplicação financeira,no regime de juros simples, a transformação do prazo específico da taxa para o de capitalização é chamada taxa proporcional de juros, taxa linear ou taxa nominal. A aludida taxa proporcional de juros, do regime de juros simples, é obtida pela:

Alternativas
Comentários
  • a)      Taxa proporcional: simplesmente pega-se a taxa total da operação, por exemplo 24% a.a, e divide-se pelo período (um ano tem 12 meses), teremos como taxa proporcional 2% a.m (24/12=2)
    b)      Nessa conta teremos, a taxa total aplicada na operação, ou taxa efetiva da operacao. Ex.: se aplicarmos 10.000,00 a uma taxa de 2% (10.000 x 1,02), teremos 10200. Temos um juros de 200,00. Entao, fazendo o processo inverso, ou seja, 200/10.000 (juros apurados na operação pelo valor inicial aplicado), temos a taxa aplicada na operação, 0,02=2%=1,02 (2/100).    
    c)       Também nos dará a taxa efetiva obtida na operação. Considerando o exemplo acima: 10.200/10.000= 1,02, que significa um acréscimo de 2% (o 1 do 1,02 representa o montante inicial e o 0,02 do 1,02 é o 2% de acréscimo).  
    d)      Não faz sentido
    e)      Essa operação mostrará o lucro da operação ou o juros total obtido. Ex. acima: 10.200 – 10.000= 200,00 (lucro)

    Dúvidas sobre o assunto: nandoalmeida@hotmail.com
  • Não entendi o gabarito. ex:
    Qual a taxa de juros anual proporcional a 2% ao mês?
    A resposta seria multiplicarmos a taxa por  12, o que tornaria certa a questão  A e a questão D.
    Se alguém puder esclarecer, obrigado.
  • Marciodfs,

    A alternativa "D" não faz sentido. No exemplo que você deu, seria multiplicação ENTRE  a taxa de juros considerada na operação e a quantidade de períodos de capitalização.
    A palavra "entre" faz toda a diferença entre a A e D.

    A alternativa D sugere a multiplicação da taxa de juros E A MULTIPLICAÇÃO da quantidade de períodos de capitalização, Multiplicar pelo o que? não tem como saber. Está desconexa.
    Espero ter ajudado. Força!!!!
  • p% = i x t

    i = p% / t

    sendo:

    p% = remuneração total da aplicação

    i = taxa de juros

    t = prazo

    então:

    A taxa de juros da aplicação (i) corresponde a divisão entre a taxa de juros considerada na operação (p%) e a quantidade de períodos de capitalização (t)

  • O que entendi foi que a formula de Juros Simples é J = C*i*t , ou seja, Juros é Igual a Capital vezes Taxa vezes tempo. Se o intuito é calcular a taxa simplesmente isolamos ela => i = J / Ct que vem a ser "divisão entre a taxa de juros considerada na operação e a quantidade de períodos de capitalização."

    Gabarito "A"


  • A questão faz referencia a passagem do tempo da taxa de juros para a o tempo da capitalização. por exemplo algumas questoes trazem assim: a taxa de 1% a.a capitalizada mensalmente. o que se faz? a regra de tres ou melhor divide a taxa pelo tempo da capitalizaçao

  • A questão faz referencia a passagem do tempo da taxa de juros para a o tempo da capitalização. por exemplo algumas questoes trazem assim: a taxa de 1% a.a capitalizada mensalmente. o que se faz? a regra de tres ou melhor divide a taxa pelo tempo da capitalizaçao

  • Taxas Proporcionais: Duas (ou mais) taxas de juro simples são ditas proporcionais quando seus valores e seus respectivos períodos de tempo, reduzidos a uma mesma unidade, forem uma proporção. (PARENTE, 1996).

    ex : 1% mês é proporcional a 12% ano

  • Segundo Alexandre Assaf Net, no regime de juros simples, diante da própria natureza linear, esta transformação é processada pela denominada taxa proporcional de juros também denominada de taxa linear ou nominal. Esta taxa proporcional é obtida da divisão entre a taxa de juros considerada na operação e o número de vezes em que ocorrerão os juros (quantidade de períodos de capitalização). A questão transcreveu parte do livro.

    A taxa proporcional pode ser obtida, também, por meio da multiplicação entre a taxa de juros considerada na operação e a quantidade de períodos de capitalização. Para elucidarmos os conceitos, temos dois exemplos a seguir:

    Exemplo 1:

    Qual a taxa de juros anual proporcional à taxa de 1% ao mês?

    Se a taxa dada é mensal e procuramos a taxa anual, basta multiplicarmos essa taxa por 12, logo a taxa proporcional é de 1%*12 = 12% a.a.

    Exemplo2:

    Qual a taxa de juros mensal proporcional a 10% ao bimestre?

    Agora, a taxa vai diminuir e não aumentar, pois temos que dividi-la ao invés de multiplica-la, ou seja, dividir por 2, já que um bimestre tem 2 meses. Assim, a taxa é de 10%/2=5% a.m.

    Gabarito: Letra “a"


  • Ao meu ver, essa questão caberia recurso. A alternativa D também está correta!