SóProvas


ID
970831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação às exigências da redação de correspondências oficiais, julgue o   item   que se segue.


O trecho a seguir está adequado e correto para compor um memorando: Nos termos do “Programa de modernização e informatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar”, solicito a Vossa Senhoria a instalação de dois novos computadores no setor de protocolo para atender à demanda e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao público.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    O trecho da questão trata da instalação de dois computadores no setor de protocolo, isto é, no próprio órgão (comunicação interna) demonstrando a finalidade e a definição do memorando que é a comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Por fim, o trecho é coeso, claro, bem como não apresenta erro gramatical.



  • CERTO
    Conforme definição do Manual de Redação da PR:
    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

  • COLEGAS,

    O FATO DE USAR UM ARTIGO ANTES DO PRONOME DE TRATAMENTO NÃO DEIXARIA  A QUESTÃO ERRRADA, JA QUE NOS MOLDES DE QUALQUER CORRESPONDÊNCIA OFICIAL NÃO SE DEVE USA-LO?
  •  Thiago,
    Na verdade não se trata de artigo antes do pronome de tratamento, mas sim de preposição exigida pelo verbo solicitar (VTDI)




                      
  • Thiago, o que nao se deve usar antes do pronome de tratamento  é a crase. O "a" está completando o verbo "solicitar", este por ser um VTDI.
  • LEMBRANDO ANTES......

    REGRINHA GERAL DA CRASE.....

    FUSÃO DE PREPOSIÇÃO + ARTIGO (DE PALAVRAS FEMININAS NECESSARIAMENTE)    

    NA VERDADE NÃO USAMOS CRASE PORQUE O "A" QUE ANTECEDE O PRONOME DE TRATAMENTO É APENAS PREPOSIÇÃO, POIS NÃO EXISTE ARTIGO, JÁ QUE O PRONOME DE TRATAMENTO É IMPESSOAL( SERVE TANTO PARA HOMEM COMO PARA MULHER)

  • É como a colega Mabel Cardoso disse, o que não pode antes de Vossa Senhoria, não é o artigo, mas sim o acento indicativo de crase, entretanto, pode-se usar a crase em pronomes de tratamento feminino, como: à dona, à senhora...

  • Gente e a parte que diz: solicito a Vossa Senhoria, no caso a palavra solicito não está sendo impessoal. Estou errada? Fiquei confusa. Alguém pode me ajudar? Obrigada

  • Usar formas como SOLICITO, VENHO POR MEIO DESTE, etc. não caracterizam pessoalidade ao texto. A pessoalidade é a presença de opniões, sentimentos no texto.
  • Na verdade, fiquei com duvidas em relação a VOSSA. Não deveria ser trocado por SUA.

    VOSSA: utilizado para falar com quem se encontra no local. (ex. estou conversando com uma autoridade)

    SUA: utilizado para falar com quem esta longe. (ex. em um documento que será enviado)

    OBS: vi isso na aula do Prof. Agnaldo Martino (aula 12, em 1hora e 07 minutos de aula)

  • ALISON WILL NASS assisti a essa aula do professor Agnaldo Martino e o mesmo faz ressalva quanto ao uso do SUA no endereçamento, pois, ainda não se iniciou a conversa. 

  • Questão errada. O certo seria Solicitamos. Nas questões de 2014 há várias cobrando a impessoalidade na primeira palavra.

  • A questão informa que o trecho está adequado para compor um memorando: "Nos termos do “Programa de modernização e informatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar”, solicito a Vossa Senhoria a instalação de dois novos computadores no setor de protocolo para atender à demanda e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao público".

    Segundo o Manual de Redação Oficial, "O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público".

    Observando a definição do documento oficial, e analisando as características de impessoalidade, clareza, concisão, percebemos que não há problemas com a questão.


    A resposta é correta. 

  • Pessoal também já fiquei muito na duvida quanto a solicito, solicitamos. 

    Vejamos: 

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

            ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

    Fonte manual de redação da presidência da república


    Gab certo

  • No memorando pode solicitar ?

  • Comentário do professor: A questão informa que o trecho está adequado para compor um memorando: "Nos termos do “Programa de modernização e informatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar”, solicito a Vossa Senhoria a instalação de dois novos computadores no setor de protocolo para atender à demanda e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao público".

    Segundo o Manual de Redação Oficial, "O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes,etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público".

    Observando a definição do documento oficial, e analisando as características de impessoalidade, clareza, concisão, percebemos que não há problemas com a questão.

    A resposta é correta. 

  • Lembre-se de que existem chavões:(chavão) aumentativo de chave; palavra ou ideia sonante usada para tentar embelezar ou justificar um discurso que tenha pouco ou nenhum significado.Exemplo: Venho por meio desta solicitar a Senhoria................ISSO NÃO PODE!!!!!!!!!!!!!!

  • Qdo se solicita alguma coisa, não é requerimento?


  • O verbo não está na 3ª pessoa???????

  • Juliana o verbo pode estar na 3º pessoa, ele só não pode exprimir emoções ou seja deve ser impessoal.

  • Caí na regência desse verbo "atender" uma vez e agora não caí mais....persistir é o melhor caminho!





    Exercícios e mais exercícios, vamos que vamos!

  • Coloquialismo tbm me matou nessa regência Bárbara... rsrs!

     

    This is Sparta...

     

    Até Passar!!

  • Como a solicitação está sendo remetida ao responsável pela instalação dos computadores, usa-se o Vossa. Mas se estivesse fazendo menção a uma solicitação feita a outra pessoa no discurso, o pronome possessivo seria Sua.

    solicito a Vossa Senhoria a intalação de computadores...

    a solicitação foi feia a Sua Senhoria, o Diretor do Departamento, 

    verbo atender À, ou atender a - a omissão da crase não causa incorreção gramatical.

    questão está perfeita, Gabarito Correto.

  • Quanto a regência do verbo "atender"= preferencialmente, VTD com pessoas e VTI com coisas.

  • Obrigado Erika! Era justamente esta minha dúvida!

  • Minha dúvida é " Solicito", visto que , configura  1ª pessoa. Coloando no texto impersoalidade. Alguem pode explicar melhor ?

  • Não entendi porque o "Vossa Senhoria" está com iniciais maiúsculas