SóProvas


ID
970945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da criação de carreiras e organização de cargos efetivos nas autarquias especiais, denominadas agências reguladoras, julgue os itens seguintes.

A distribuição de cargos de procurador federal nas procuradorias das agências reguladoras é atribuição do procurador-geral federal.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.871/2004 Art. 5o
    O Procurador-Geral Federal definirá a distribuição de cargos de Procurador Federal nas Procuradorias das Agências Reguladoras, observados os quantitativos estabelecidos no Anexo II desta Lei.
  • A Procuradoria-Geral Federal

    A Procuradoria-Geral Federal - PGF, órgão vinculado à Advocacia-Geral da União - AGU, criado pela Lei nº 10.480, de 2 de julho de 2002, tem como titular o Procurador-Geral Federal, cargo de natureza especial, nomeado pelo Presidente da República, mediante indicação do Advogado-Geral da União.

    http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateTexto.aspx?idConteudo=160682&id_site=1106


  • "Art. 5o O Procurador-Geral Federal definirá a distribuição de cargos de Procurador Federal nas Procuradorias das Agências Reguladoras, observados os quantitativos estabelecidos no Anexo II desta Lei." (Lei 10.871/2004)

  • Cuida-se de questão cuja objetividade não enseja comentários muito extensos. Cumpre, tão somente, indicar que a afirmativa encontra respaldo expresso no que preceitua o art. 5º, Lei 10.871/2004, que dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras. Eis o teor do aludido dispositivo:

    “Art. 5o O Procurador-Geral Federal definirá a distribuição de cargos de Procurador Federal nas Procuradorias das Agências Reguladoras, observados os quantitativos estabelecidos no Anexo II desta Lei."

    Correta, portanto, a assertiva.

    Resposta: CERTO
  • Comentário: Lei 10.871


    Art. 5o O Procurador-Geral Federal definirá a distribuição de cargos de Procurador Federal nas Procuradorias das Agências Reguladoras, observados os quantitativos estabelecidos no Anexo II desta Lei.


      § 1o É vedada a remoção, a transferência ou a mudança de exercício a pedido, com ou sem mudança de sede, de Procurador Federal designado para ter exercício nas entidades referidas no Anexo I desta Lei, nos primeiros 36 (trinta e seis) meses a contar da data da investidura no cargo.


      § 2o FICAM CRIADOS, na Carreira de Procurador Federal de que trata o art. 36 (ATENÇÃO: Revogado pela Lei nº 12.269, de 2010) da Medida Provisória no 2.229-43, de 6 de setembro de 2001, regidos pelas leis e normas próprias aplicáveis a ela, 64 (sessenta e quatro) cargos efetivos de Procurador Federal, destinados ao exercício das atribuições estabelecidas no art. 37 da Medida Provisória no 2.229-43, de 6 de setembro de 2001, no âmbito das respectivas unidades de exercício.


    ATENÇÃO: Art. 36.  da Medida Provisória no 2.229-43, de 6 de setembro de 2001 (Revogado pela Lei nº 12.269, de 2010)


    Medida Provisória no 2.229-43, de 6 de setembro de 2001 . Art. 37.  São atribuições dos titulares do cargo de Procurador Federal:


      I - a representação judicial e extrajudicial da União, quanto às suas atividades descentralizadas a cargo de autarquias e fundações públicas, bem como a representação judicial e extrajudicial dessas entidades;


      II - as atividades de consultoria e assessoramento jurídicos à União, em suas referidas atividades descentralizadas, assim como às autarquias e às fundações federais;


      III - a apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades, inscrevendo-os em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial; e


      IV - a atividade de assistir a autoridade assessorada no controle interno da legalidade dos atos a serem por ela praticados ou já efetivados.


      § 1o  Os membros da Carreira de Procurador Federal são lotados e distribuídos pelo Advogado-Geral da União.


      § 2o  A lotação de Procurador Federal nas autarquias e fundações públicas é proposta pelos titulares destas.


      § 3o Para o desempenho de suas atribuições, aplica-se o disposto no art. 4o da Lei no 9.028, de 12 de abril de 1995, aos membros das carreiras de Procurador Federal e de Procurador do Banco Central do Brasil. (Incluído pela Lei nº 11.094, de 2005)


  • Alguém poderia me informar se, pra o concurso do INSS, precisamos saber dessas leis ou o estudo 'geral' sobre agências reguladoras e executivas já é suficiente?

    Por exemplo, a lei 10.871/2004.

  • Rafael Figueiredo, seria um estudo geral, na forma como vêm nos livros de Direito Administrativo. Existem peculiaridades entre uma entidade e outra que são mostradas, mas o conhecimento a fundo de cada uma delas na minha opinião não é necessário. Espero ter ajudado!

  • Pra quem fez confusão igual a mim. Vai um Bizu:

    PGF ------ AGU

    PGR ------ MPF

     

    Resp. Certo