SóProvas


ID
970954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da criação de carreiras e organização de cargos efetivos nas autarquias especiais, denominadas agências reguladoras, julgue os itens seguintes.

A orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral é uma atribuição do cargo de analista administrativo nas agências reguladoras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errada;

    De acordo com o inciso XVII do artigo 1º da Lei nº 10.871, de 20 de maio de 2004

    Analista Administrativo, composta de cargos de nível superior de Analista

    Administrativo, com atribuições voltadas para o exercício de atividades

    administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e

    legais a cargo das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras

    referidas no Anexo I desta Lei, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos

    disponíveis para a consecução dessas atividades”.
    fonte: http://www.sinagencias.org.br/conteudo_arquivo/030106_930232.pdf



  • LEI No 10.871, DE 20 DE MAIO DE 2004.
    Art. 3o São atribuições comuns dos cargos referidos nos incisos I a XVI, XIX e XX do art. 1o desta Lei: (Redação dada pela Lei nº 11.292, de 2006)

            I - fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado;

            II - orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral; e

    ou seja, compete aos cargos de  nível superior de Especialista em Regulação e nível médio Técnico em Regulação

  • "XVIII - Técnico Administrativo, composta de cargos de nível intermediário de Técnico Administrativo, com atribuições voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras referidas no Anexo I desta Lei, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades." (Lei 10.871/2004)

  • Na realidade, a teor do art. 1º, XVII, Lei 10.871/04, inserem-se dentre as atribuições do cargo de analista administrativo: “exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras referidas no Anexo I desta Lei, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades."

      A rigor, a competência para orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral constitui atribuição comum aos cargos de Especialista e de Técnico, conforme previsão contida no art. 3º, caput e inciso II, Lei 10.871/04.

      Logo, está equivocada a afirmativa aqui tratada.

      Resposta: ERRADO
  • Quanto comentário inútil, se não sabem fiquem quietos! Não venham aqui copiar e colar trechos da lei que não ajudam a esclarecer a questão.

  • As atribuições abaixo não são de competência dos cargos de Analista Administrativo (inciso xvii) e Técnico Administrativo (inciso xviii). São só para todos os demais cargos.

      I - fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado;

      II - orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral; e

      III - execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras de que trata esta Lei.
    Por isso, a questão está errada. Mas achei super pegadinha ... quem não se atenta a voltar pra ler os incisos, com certeza erra.
  • Questão errada! Essas são atribuições do Especialista em Regulação.

  • Não cai no INSS ;-)

  • Aí a pessoa vem aqui e reclama dos comentários dos outros, mas não coloca NADA para acrescentar... reclamar é mesmo fácil!

     

             Art. 3o São atribuições comuns dos cargos referidos nos incisos I a XVI, XIX e XX do art. 1o desta Lei: (Redação dada pela Lei nº 11.292, de 2006)

            I - fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado;

            II - orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral; e

            III - execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras de que trata esta Lei.

     

    incisos I a XVI, XIX e XX:

    I - Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos de Telecomunicações, composta de cargos de nível superior de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, com atribuições voltadas às atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos e de exploração de mercados nas áreas de telecomunicações, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades;

     

    XVI - Suporte à Regulação e Fiscalização de Locais, Produtos e Serviços sob Vigilância Sanitária, composta de cargos de nível intermediário de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária, com atribuições voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle das instalações físicas, da produção e da comercialização de alimentos, medicamentos e insumos sanitários, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades;

     

     XIX - Regulação e Fiscalização de Aviação Civil, composta de cargos de nível superior de Especialista em Regulação de Aviação Civil, com atribuições voltadas às atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil, dos serviços aéreos, dos serviços auxiliares, da infra-estrutura aeroportuária civil e dos demais sistemas que compõem a infra-estrutura aeronáutica, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades; 

     

     XX - Suporte à Regulação e Fiscalização de Aviação Civil, composta de cargos de nível intermediário de Técnico em Regulação de Aviação Civil, com atribuições voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil, dos serviços aéreos, dos serviços auxiliares, da infra-estrutura aeroportuária civil e dos demais sistemas que compõem a infra-estrutura aeronáutica, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades. 

     

     

  • São atribuições comuns a todos os cargos, Inclusive ANALISTA ADMNISTRATIVO.

    I - implementação e execução de planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação;

    II - subsídio e apoio técnico às atividades de normatização e regulação; e

    III - subsídio à formulação de planos, programas e projetos relativos às atividades inerentes às autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras.

    Somente.

     

    A acertiva está voltada para atribuições COMUNS de Especialisa e Téc em regulação, portanto está errada.