SóProvas


ID
971020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a arquivologia, julgue o  item  a seguir.

Para serem considerados autênticos, os documentos de arquivo devem ser produzidos em, no mínimo, três vias.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!!

    Um documento pode ter sua autenticidade presumida por meio de procedimentos que controlem sua produção, transmissão, armUm documento pode ter sua autenticidade presumida por meio de procedimentos que controlem sua produção, transmissão, armazenamento, manutenção e preservação. Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) idôneo e confiável oferece um alto grau de presunção de autenticidade dos documentos.Porém o uso da assinatura digital é recomendável nos casos em que é obrigatório garantir a autoria e/ou a integridade de um documento transmitido entre sistemas ou entre usuários e sistemas.
    Em documentos encaminhados por meio de correio eletrônico, é recomendado o uso de assinatura digital, quando for necessário garantir sua autenticidade.
  • Questão ERRADA.

    A questão trás praticamente uma obrigatoriedade de se ter 3 vias para se considerar um documento autêntico, o que torna errada.

    Bastra lembrarmos do Princípio da Unicidade em que os documentos possuem caráter único, independentemente de existirem outros documentos semelhantes ou iguais, que no caso da questão seriam as outras vias.

    Por exemplo, imagine o seu CPF, RG, Certidão de Nascimento, CNH, seja lá qual for o documento. Faça a pergunta a si mesmo: eu preciso obrigatoriamente de 3 vias do meu RG para considerá-lo autêntico ? Basta apenas uma. 

    Portanto, um documento normalmente é produzido em uma única via, ou em um número limitado de cópias.
  • O princípio da UNICIDADE de um documento o deixa autêntico, não necessitando cópias 

  • Questão errada, a autenticidade não é verificada pela quantidade de copias, a conferência da assinatura ou presença da assinatura digital (doc. em suporte digital) seriam os meios adequados. Além disso, no setor de expedição (protocolo) devem chegar o documento original e  uma cópia; envia-se o original para seu destinatário e arquiva-se a cópia. Ou seja, duas vias apenas.

    Na fé..

  • Assertiva ERRADA.


    Agora pensem, para ser AUTÊNTICO eu preciso ter CÓPIAS?
  • A questão erra ao falar em autenticidade e do número de cópias de documentos, vejam os dois assuntos em outras duas questões do cespe:


    Prova: CESPE - 2013 - INPI - Analista de Planejamento - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; Autenticidade de documentos; 

    Os documentos de arquivo são considerados autênticos porque são elaborados e, uma vez mantidos de acordo com procedimentos regulares, que podem ser comprovados. 

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Básicos

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Conceitos fundamentais; 

    Os documentos de arquivo não são criados ou produzidos em exemplares múltiplos, mas em um único exemplar ou em um número limitado de cópias. Esses documentos mantêm uma relação orgânica entre si.

    GABARITO: CERTA.



    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.

  • Seguindo o princípio da autenticidade, temos: "os documentos devem ser criados, guardados e conservados segundos normas, técnicas e processos regulares que garantam a sua verossimilidade e confiabilidade". (RODRIGUES, 2014, p.27)

  • Imaginem o espaço para guardar três vias de cada documento que se produz em suporte papel, por exemplo. Nada a ver!

     

    Pessoal, não se esqueçam dos originais mútiplos, como as circulares. Os documentos têm a característica da unicidade mas muitas vezes é necessário que se faça uso dos originais múltiplos.

  • Gabarito: Errado

     

    A questão trata do Princípio da Unicidade em que os documentos possuem caráter único, independentemente de existirem outros documentos semelhantes ou iguais. Portanto, um documento normalmente é produzido em via única, ou em um número limitado de cópias.

  • Gab. E

    ----------------------

     

    Os documentos são autenticos QUANDO guardados e conservados de acordo com procedimentos que garantam sua veracidade e confiabilidade, de modo que não relaciona com quantidade de vias.

     

    Além disso, segundo o Princípio da Unidade os documentos são unicos, embora possa haver cópias.

    ***

     

    Autenticidade →Qualidade de um documento de ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento ou alteração.  

  • Errado.

    Não há uma obrigatoriedade quanto ao número de vias.

    Princípio da Unicidade: O documento é único em seu contexto de produção ou produzido em número limitado de cópias (vias). Mesmo que isso pareça um paradoxo, pois apesar de só ter validade pertencendo a um conjunto de outros documentos da mesma instituição, há que se respeitar o documento como unidade

    Pelo princípio da Unicidade. A cópia (documento de arquivo) conserva seu caráter único em função do seu contexto de produção. Entretanto, esse princípio afirma que o mesmo conteúdo em um contexto diferente representa um novo arquivo e não é uma cópia.

    Ex.1: Quando você leva uma "xerox" do seu RG e deixa em um órgão municipal e faz a mesma coisa em um órgão estadual, apesar de ser o mesmo conteúdo, no sentido arquivístico não são cópias.

    Ex. 2: A nota fiscal, quando emitida em 3 vias (uma para o arquivo do comprador, outra para o do fornecedor, e outra para os órgãos de impostos): se o fornecedor perder sua via, não pode pegar a do comprador, pois são documentos diferentes e únicos.

     

    Como diferenciar os Arquivos Setoriais dos Intermediários:

    Durante a fase Corrente, os arquivos podem possuir Vias ou Cópias (pois, suponha que tal arquivo seja muito usado em mais de um setor. Ele deve estar próximo o tempo todo).

    Quando chega a hora do arquivo ser Transferido (para a fase intermediária), todas as vias e cópias devem ser recolhidas e somente um original deve ser mantido (pois, o uso desse arquivo será de pouca frequência).

    Logo, quando se fala em Arquivo Setorial, sabemos que se trata da fase Corrente. Pois, na fase Intermediária só pode haver um arquivo original (as vias e cópias são destruídas).

    Bons estudos!