SóProvas


ID
971158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do ato administrativo, julgue os itens que se seguem.

Nem todo ato praticado pelo Poder Executivo é ato administrativo, podendo, por exemplo, ser ato político.


Alternativas
Comentários
  • CERTA


    O ato administrativo é uma declaração unilateral de vontade da Administração, ou de quem atue em seu nome, de nível inferior à lei, com a finalidade de satisfazer o interesse público.

    O ato administrativo é aquele praticado no exercício da função administrativa, como regra, através da Administração Pública. Entretanto, não podemos deixar de lembrar que o Poder Judiciário e o Poder legislativo também praticam atos administrativos no exercício de uma função atípica (atividade administrativa).

    A doutrina majoritária possui o entendimento de que os atos políticos, aqueles praticados na função de Governo, não são típicos atos administrativos. São atos da Administração, mas não são considerados atos administrativos.

    Prof. Gustavo Scatolino

  • NEM TODO ATO DA ADMINISTRAÇÃO É ATO ADMINISTRATIVO, MAS TODO ATO ADMINISTRATIVO É ATO DA ADMINISTRACÃO.


  • Atenção qnd falamos que todo ato administrativo é ato da administração, precisamos lembrar que a função administrativa tbm está presente nos poderes judiciários e legislativo.


    Abs e sucesso!

  • Atenção quando a banca FCC cobrar este assunto, pois em uma de suas provas ela já considerou que a administração pública não pratica  atos de governo. /Atos políticos. 

    Alexandre Mazza, porém explica que atos políticos ou de governo, são exemplos de atos da administração, logo podendo ser praticados pelo poder executivo.


  • Segundo Mazza em seu livro "Manual de direito Administrativo - 2013"

    O ato de governo , ou ato político, diferencia-se do ato administrativo por duas razões principais: 1ª) o ato de governo tem sua competência extraída diretamente da Constituição (no caso do ato administrativo, é da lei); 2ª) o ato de governo é caracterizado por uma acentuada margem de liberdade, ou uma ampla discricionariedade , ultrapassando a liberdade usualmente presente na prática do ato administrativo. Exemplos de ato de governo: declaração de guerra, intervenção federal em Estado-membro, sanção a projeto de lei.


  • GABARITO CORRETO!

    Nem todo ato praticado pelo Poder Executivo é ato administrativo, podendo, por exemplo, ser ato político, ou seja ATO DA ADM...

  • Atos políticos: Significa ato governamental, e é praticado pelos agentes políticos no  desempenho das funções executivas, legislativas e judiciárias, de acordo com a competência estabelecida na CF.

    Ex: Sansão e veto.

  • Questão CESPE:

    A sanção do presidente da república é considerada ato administrativo.

    ERRADO.

    É ato político.

  • CERTO

     

    PODE SER UM ATO DA ADMINISTRAÇÃO:

     

    -ATOS POLÍTICOS/DE GOVERNO

     

    -ATOS DE GESTÃO

     

    -ATOS MATERIAIS...

  • Certo

    Os atos administrativos NÃO se confundem com os assim chamados atos políticos ou de governo. São esses os atos da administração pública em sentido amplo, praticados em obediência direta à Constituição, com base imediata no texto constitucional (exemplos: iniciativas de leis, sanção ou veto a projetos de lei, celebração de tratados internacionais, decretação de estado de sítio, entre outros).

    Obs.: Os Atos Políticos NÃO estão sujeitos à teoria geral dos atos administrativos.

     

    Fonte: Direito Administrativo (Descomplicado). Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. 26ª ed. 2018, pág. 521. Editora Método.

  • Os Atos Políticos NÃO estão sujeitos à teoria geral dos atos administrativos.

  • Gabarito: certo

    Ex: Sanção e veto.

    Bons estudos!