SóProvas


ID
971266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O crime por encomenda retorna ao noticiário policial do país, seja na forma de um assassinato à queima-roupa à mesa de um bar, ou na degola serial que ceifou sete vidas em uma fazenda: exemplos de brutalidade em um Brasil onde a posse da terra, a disputa política e a desavença pessoal ainda são decididas pela justiça das próprias mãos.
O Estado de S. Paulo. Caderno Aliás, 6/5/2011, capa.



O crescimento da violência no país nos últimos trinta anos produziu uma estatística trágica: cerca de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas nesse período. Apenas no ano passado, foram mortas cinquenta mil pessoas, ou cento e trinta e sete por dia, média superior ao massacre do Carandiru. Esses números são muito maiores aos registrados, por exemplo, em cinquenta e três anos de disputa entre Israel e árabes, que levou à morte de 125 mil civis.
O Globo. 15/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo os textos acima como referência e considerando a amplitude do tema por eles suscitada, julgue os próximos itens.



Por determinação constitucional, as forças armadas estão impedidas de atuar na manutenção da segurança pública, exceto em caso de guerra externa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Recentemente, regulamentou-se mediante legislação infraconstitucional a utilização das Forças Armadas na segurança pública, apesar de a Constituição da República Federativa do Brasil determinar que as funções desse ramo do aparelho estatal se destinam eminentemente à segurança da Pátria.

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5044



  • Copa do mundo 2014 e Olimpíadas 2016 toda segurança na rua exemplo: forças armadas, guardas municipais e assim por diante.