-
A Administração pública burocrática não mais está vigente no Estado brasileiro, sendo vigente a Administração pública gerencial, que agora foca na eficiência, eficácia e no resultado para o cidadão.
-
No decorrer da história, houve uma evolução da Administração Pública passando por três modelos básicos: a Administração Pública Patrimonialista; a Administração Pública Burocrática; e a Administração Pública Gerencial.
Nenhum dos modelos antecessores foi inteiramente abandonado. Atualmente, predominam duas formas de Administração Pública: a Burocrática e a Gerencial.
A Administração Pública Burocrática é baseada no formalismo e na ênfase à norma , à eficiência no racionalismo e no profissionalismo e no mérito. O controle dos processos são a priori, tendo como vantagens a segurança e a efetividade das decisões.
A Administração Pública Gerencial é caracterizada pela eficiência dos serviços prestados aos cidadãos, com foco nos resultados, o controle é importante, porém feito a posteriori. Poranto, está errado quando diz que o modelo burocrático deve ser suplantado por completo.
Comentário da prova do CESPE- ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL 2013 - Professor: Carlos Alberto Teixeira
-
Errado
Apesar de ainda estar vigente no Estado brasileiro (ok), a administração pública burocrática é um modelo já ultrapassado (não é, pois muitos de seus elementos ainda se encontram presentes na administração pública, como o controle, formalismo, concurso público etc, hierarquia etc), portanto, deve ser suplantado por completo (não, isso seria inviável no atual paradigma) pelo modelo de administração pública gerencial, que tem por objetivo principal a efetividade das ações governamentais e das políticas públicas (ok, dentre outros).
-
Olá pessoal, (GABARITO ERRADO). Vejam a seguir um trecho do Livro Administração Geral e Pública do Idalberto Chiavenato, p. 121:
" A administração gerencial constitui um avanço e, até certo ponto, um rompimento com a administração pública burocrática.Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração gerencial está apoida na anterior, embora FLEXIBILIZANDO alguns princípios...A diferença fundamental está na forma de CONTROLE, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados..."
Espero ter ajudado pessoal..Achei este texto pertinente...
-
VEJAM A RESPOSTA DA BANCA QUE MANTEVE O GABARITO COMO ERRADA E INDEFERIU OS RECURSOS APRESENTADOS.
A mudança da administração pública burocrática para o modelo gerencial deve ser feita de modo pragmático e nem deve ocorrer com a mesma
intensidade em todos os setores. Na verdade, a administração pública gerencial deve ser construída sobre a administração pública burocrática,
aproveitando os aspectos positivos desta ao mesmo tempo em que vai se eliminando os que já não servem.
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
-
só para acrescentar, a primeira forma de administração do Brasil, foi a burocracia, implantada por Getulio Vargas em 1936.
Apesar de o Patrimonialismo ter surgido primeiro, este foi implantado no decorrer dos anos, através de COSTUMES, vindo em sequencia a Burocracia implantada LEGALMENTE.
O modelo Gerencial, criado em 1995, veio dotada de Eficiencia, eficácia e flexibilidade, para substituir o sistema burocratico, que embora tinha um boa forma de administração, não funcionou no Brasil por se tornar cara e lenta, sem falar da fama negativa de coisa regrada que perdura até os dias de hoje.
-
Apesar de ainda estar vigente no Estado brasileiro, a administração pública burocrática é um modelo já ultrapassado e, portanto, deve ser suplantado por completo pelo modelo de administração pública gerencial, que tem por objetivo principal a efetividade das ações governamentais e das políticas públicas
O erro na referida questão está na afirmação: " deve ser suplantado por completo"
-
1995 - PDRAE - Implementação da "ADM PÚBLICA GERENCIAL", com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado.
Modelo vigente no Brasil hoje é o Modelo GERENCIAL porém ainda há resquícios do modelo BUROCRÁTICO.
-
"suplantado por completo" CESPE FDP
-
MAL FORMULADA A QUESTAO: DEVE SER SUPLANTADA, É UMA PROGRESSAO, É PRA SER,. A PERGUNTA SERIA: FOI TOTALMENTE SUPLANTADO!
-
PERDÃO, A AFIRMAÇÃO SERIA : FOI TOTALMENTE IMPLNATADO.
-
Na verdade, consoante as respostas dos recursos, a burocracia deverá ser a base de apoio para a implantação da adm. gerencial pois, embora tenha suas disfunções, possui características indispensáveis a gestão pública como a meritocracia racionalidade.
-
A adm. gerencial vai flexibilizar as ações que na burocrática eram rígidas, portanto, não tem como objetivo suplantar o modelo burocrático.
-
Acredito que o erro da questao esteja em dizer que a burocracia deve ser totalmente suplantada pelo admnistracao gerencial, pois a burocracia tem aspectos positivos e que podem ser utilizados em muitas organizaçoes, como o profissionalismo, a impessoalidade, a meritocracia,carater racional, etc. Quando pensamos em burocracia só nos vem a cabeça os problemas deste sistema, mas existem vantagens.
-
Simples assim Renato Campos a Administração Pública Gerencial é vigente no país (Modelo atual)...
-
SE ABOLIRMOS POR COMPLETO O SISTEMA BUROCRÁTICO ESTAREMOS ACABANDO COM A MERITOCRACIA E CONSEQUENTEMENTE NÃO TERÍAMOS O QUE ESTAMOS ALMEJANDO, QUE É O CONCURSO PÚBLICO, PORQUANTO É PAUTADO NO MÉRITO.
-
O modelo de administração pública vigente no Brasil é o Gerencial . Este modelo conserva algumas características do modelo burocrático, como: meritocracia, avaliação sistemática, capacitação permanente, carreiras etc. Errado afirmar que o modelo burocrático foi totalmente extinto no país.
-
O modelo de gestão pública buscado no momento é o GERENCIAL, mas ainda é muito forte a presença do MODELO BUROCRÁTICO e, infelizmente do próprio modelo patrimonialista na administração pública brasileira. Ou seja nunca aplicamos o MODELO PURO DA BUROCRACIA WEBERIANA - Professor Rodrigo Rennó.
-
(erro- Deve ser sumplatado por completo)O Pdrae afirma que a administração gerencial- até certo ponto é um rompimento com a administração burocratica e afirma também que, em muitos casos, não se diferencia da administração burocratica. Claro rompe com o que é contrário à nova forma de administrar e não se diferencia dos pontos com os quais concorda!(Augustinho Paludo)
-
Um modelo não mata o outro. Bem básico.
-
"por completo" ERRADO
Nenhum modelo extingue o outro, eles coexistem!
-
Existem 3 tipos de administração que predominaram no Brasil em determinado período histórico, são elas; Patrimonialismo, burocrático e Gerencial, em ordem cronológica. Porém, a ideia de que um modelo vem para substituir o outro é um erro. É verdade que o patrimonialismo foi substituindo pela burocracia, mas, o mesmo não acontece com o modelo gerencial, que veio para dar suporte às disfunções burocráticas, sobretudo em 2 esferas, foco no cidadão como usuário final do serviço (cidadão cliente) e controle a posteriori do resultados (eficiência). Logo, o modelo gerencial aparece não para substituir o burocrático e sim para suplementa-lo.
-
O sistema burocrático complementa o gerencial no Brasil.Embora a gestão gerencial é mais presente ela conserva princípios da administração burocrática como forma de complemento a suas ações, como por exemplo a avaliação constante de desempenho, treinamento sistemático, sistema estruturado e universal de remuneração...
-
A administração pública burocrática não é um modelo já ultrapassado. O
então Ministro da Administração e Reforma do Estado do governo FHC e principal
idealizador da reforma, Bresser-Pereira (2003), afirma que:
“a combinação de
princípios gerenciais e burocráticos deverá variar de acordo com o setor. A
grande qualidade da administração pública burocrática é a sua segurança e
efetividade. Por isso, no núcleo estratégico, onde essas características são
muito importante
es, ela deverá
estar ainda presente, em conjunto com a administração pública gerencial. Já nos
demais setores, onde o requisito de eficiência é fundamental dado o grande
número de servidores e de cidadãos-clientes ou usuários envolvidos, o peso da
administração pública burocrática deverá ir diminuindo até praticamente
desaparecer no setor das empresas estatais."
Desta forma, a assertiva está errada, pois não há
suplantação por completo e sim uma combinação de princípios gerenciais e
burocráticos.
Referências:
PEREIRA, Luiz Carlos
Bresser e SPINK, Peter. Reforma e
Administração Pública Gerencial. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
316 p.
Resposta: ERRADO
-
O modelo burocrático busca solucionar os males do patrimonialismo e o modelo gerencial busca superar os males do burocrático. Enquanto o modelo burocrático busca suplantar, ou seja, substituir o modelo patrimonialista, o gerencial busca superar o burocrático. Isso quer dizer que a implementação de uma administração gerencial é voltada para conseguir ainda mais do que o modelo burocrático consegue, mas sem ignorar a importância das regras, profissionalismo, meritocracia, etc., todas características típicas do modelo burocrático e que também encontram-se presentes no gerencial. Atenção ainda ao seguinte: é possível afirmar que características dos três modelos de administração pública estão presentes em conjunto na realidade!!!, portanto a questão está ERRADA.
-
Apesar de ainda estar vigente no Estado brasileiro, a administração pública burocrática é um modelo já ultrapassado e, portanto, deve ser suplantado por completo pelo modelo de administração pública gerencial, que tem por objetivo principal a efetividade das ações governamentais e das políticas públicas
RESPOSTA:
Dentro do paradigma do modelo burocrático, temos que levar em conta algumas características que ainda permanecem(LADO BOM DA BUROCRACIA) que são:
IMPESSOALIDADE
MERITROCRACIA
HIERARQUIA
CONCLUSÃO: Quando a questão afirma que ...deve ser suplantado por completo pelo... TORNA A QUESTÃO ERRADA.
-
A administração gerencial não nega os princípios da Administração Burocrática, mas sim suas disfunções. O modelo de organização burocrática irá conviver com o modelo de administração gerencial! A efetividade será alcançada pela mudança na forma de controle! Portanto, a afirmativa está ERRADA!
-
A burocracia não deve ser suplantada por completo.
-
Não há substituição de um modelo por completo, sempre haverá resquícios do patrimonialismo + burocrático + gerencial
-
É absolutamente equivocado supor que esses três modelos se sucederam de forma linear. Além disso, nenhum deles eliminou, totalmente, as características de seu antecessor.
Esses modelos convivem e sempre conviveram simultaneamente no âmbito da administação pública brasileira. Na melhor das hipóteses, é possível identificar momentos em que a prevalência de algum dos três modelos é mais acentuada. Diante disso, dizemos que os modelos patrimonialistas, burocrático e gerencial sempre compartilharam o ambiente cultural da administração pública brasileira.
GABARITO ERRADO.
-
BUROCRACIA -> EFETIVIDADE
GERENCIAL -> EFICÁCIA E EFICIÊNCIA
O modelo gerencial não busca acabar com a burocracia porque ela ajuda a garantir a efetividade das políticas públicas enquanto o modelo gerencial busca resultados mais eficazes e eficientes por meio da descentralização, contratos de gestão, etc...
Fonte: Os nossos livros de Administração Pública (Paludo, Elizabeth Moreira, etc.)
-
Acho que o erro principal da questão é afirmar que o modelo burocrático ainda está vigente. Temos resquícios do modelo burocrático
- concurso público por exemplo - devido a maquina publica ter muita dificuldade em se "livrar" de certos paradgmas, mas não se pode afirmar que ainda vigora o modelo burocrático na sua totalidade.
Acho que a partir de então já é o suficiente para acertar a questão, haja vista o DL 200 de 1967.
-
"administração pública burocrática é um modelo já ultrapassado e, portanto, deve ser suplantado por completo", tá maluco este analisador da CESPE. Pelo contrário, tem que incentivar mais ainda a burocracia para criar mais cargos públicos para os concurseiros, povo tão sofrido e batalhador, encontrar seu lugar ao sol. Implanta o modelo gerencial de forma integral e estaremos todos na M.........
-
ERRADO
Pra mim o erro encontra-se em afirmar que "administração pública burocrática é um modelo já ultrapassado" poia anda temos resquícios do modelo burocrático.
-
O erro está em que a Adm burocrática ainda está vigente em nosso país, pois atualmente o modelo adotado é a Adm gerencial.
Contudo ainda existe práticas burocráticas e até mesmo patrimonialistas implícitas nele.
-
Gab: ERRADO
O modelo gerencial deve andar junto com o burocrático, uma vez que ele foi criado com o intuito de flexibilizar o modelo anterior. Ou seja, Um não deve funcionar sem o outro! Assim como um não deve imperar sobre o outro.
-
A frase está mencionando o modelo burocrático e diz que esse modelo é considerado ultrapassado e deve ser substituído pelo modelo gerencial. O erro da questão é que a frase é muito "radical".
Nenhum teórico propõe a substituição por completo do modelo burocrático. O próprio modelo gerencial é considerado uma evolução do modelo burocrático, não uma ruptura. Muitas de suas características, como a meritocracia e a impessoalidade são consideradas um avanço que deve ser mantido na Administração Pública.
Gabarito: errada
Rodrigo Renno
-
A frase está mencionando o modelo burocrático e diz que esse modelo é considerado ultrapassado e deve ser substituído pelo modelo gerencial. O erro da questão é que a frase é muito "radical".
Nenhum teórico propõe a substituição por completo do modelo burocrático. O próprio modelo gerencial é considerado uma evolução do modelo burocrático, não uma ruptura. Muitas de suas características, como a meritocracia e a impessoalidade são consideradas um avanço que deve ser mantido na Administração Pública.
Gabarito: errado
Fonte: Professor Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
Até existe práticas burocráticas, mas não está vigente !
portanto Gab: E