-
Para atividades mais complexas não se deve utilizar uma departamentalização funcional, pois privilegiam a especialização, com foco na tarefa. Neste caso da questão que exige habilidades mais complexas seria melhor se utilizar a departamentalização por projetos ou matricial.
Comentário da prova do CESPE- ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL 2013 - Professor: Carlos Alberto Teixeira
-
Olá pessoal, (GABARITO ERRADO)..Vamos à questão:
À medida que as tarefas fiquem mais complexas e a sua realização exija diversas habilidades diferentes, a departamentalização rígida e funcional, é a mais recomendada, pois facilita os mecanismos de controle ( O correto seria estrutura matricial).
Vejam a definição de ESTRUTURA MATRICIAL ( Segundo professor José Alexandre)
1) Teve início na NASA em 1960;
2) É multidimensional;
3) Normalmente engloba estrutura funcional+estrutura por projetos;
4) É permanente e complexa;
5) Novo metodo de raciocínio e trabalho para criação de produtos que dependam de pesquisa de alto nível + prazo de execução reduzido (Ex: plataforma de petróleo).
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens: Equilíbrio de objetivos; Trabalho em equipe multidisciplinar; Elimina mão-de-obra ociosa; Flexibilidade; Projetos integrados;
Desvantagens: Alta capacitação e maturidade; Presta conta a 2 ou + chefes diretamente ( Conflito de autoridade).
Espero ter ajudado pessoal..A dificuldade é para todos...
-
Departamentalização funcional ou estrutura funcional é o modo mais simples e mais comum de departamentalização; agrupa FUNÇÕES COMUNSou ATIVIDADES SEMELHANTESpara formar uma unidade organizacional, desta forma, consiste em atribuir a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional..Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.É a departamentalização mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.É a departamentalização mais adequada para empresas menores (de pequeno porte), com processos de trabalho simples, com poucos produtos e/ou serviços, em ambientes estáveis,que operem em uma região pequena. Própria para organizações que atuam em ambientes seguros, sem necessidade de mudanças tecnológicas, favorecendo assim a especialização profissional.
-
VEJAM A RESPOSTA DA BANCA QUE MANTEVE O GABARITO COMO ERRADA E INDEFERIU OS RECURSOS APRESENTADOS.
O aumento da complexidade das atividades desenvolvidas pelas organizações requer habilidades especializadas dos funcionários e equipes multifuncionais, o que diminui cada vez mais o modelo tradicional do tipo de departamentalização rígido e funcional.
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
-
"Diversas habilidades diferentes" e "funcional" na mesma frase não dá.
-
Pessoal a questão realmente está errada.
Imaginem a seguinte situação: Com a crescente demanda dos produtos voltados à tecnologia, veja que os aplicativos criados para celulares são dos mais diversos e para cada tipo de produto ou serviço que você queira saber. Uma empresa que se volta a desenvolver esses aplicativos ( que podem ser a prestação de um serviço ), vai concentrar profissionais das mais diversas atividades existentes hoje, para aplicar seus conhecimentos em algum aplicativo específico da área, desenvolvendo programas que levem a informação desejada e que atenda às necessidades do usuário. Não é convincente que o conhecimento de um profissional da área da saúde ,médico cardiologista por exemplo, possa suprir os estudos, voltados a esta área específica da medicina, em um aplicativo voltado para games (jogos eletrônicos).
É valido ressaltar que as departamentalizações cada vez mais complexas exigirão conhecimentos cada vez mais minuciosos de estudos científicos, lançando mão à situações que exijam flexibilização, adesão à opiniões, aplicação de habilidades e atitudes em meio a idiossincrasia dos usuários desses serviços.
-
A departamentalização funcional é sim a mais indicada, alias, é a mais utilizada. Porém, jamais será rígida.
-
A departamentalização funcional é ideal para atividades rotineiras e estáveis.
-
Tarefas complexas e departamentalização funcional não combinam.
-
Departamentalização funcional implica em mudanças, o que vai de encontro ao termo "À medida que as tarefas fiquem mais complexas e a sua realização exija diversas habilidades diferentes"
-
Tarefas complexas não exigem uma departamentalização funcional e rígida. gab ERRADO.
Agora, realmente uma estrutura mais rígida melhora os mecanismos de controle.
-
A departamentalização funcional não gera habilidades distintas, pelo contrário, atua cada vez mais específico e se torna muito resistente para mudanças.
-
-
SE O TRABALHO É COMPLEXO, A MELHOR MANEIRA É ADOTAR UMA ABORDAGEM MULTIFUNCIONAL. OU SEJA, SAIR DO MODELO TRADICIONAL, LINEAR PARA UM MODELO ORGÂNICO, ADAPTATIVO. A COMPLEXIDADE É DECORRENTE DAS MUDANÇAS, DAS INOVAÇÕES DO AMBIENTE.
GABARITO ERRADO
-
Não cabe nem recurso, está tão simples:
§ A maioria das empresas inicia seu funcionamento com uma estrutura funcional. Ela é considerada adequada, portanto, para ambientes mais simples e estáveis.
Ou seja, à medida que as tarefas fiquem mais complexas, a sua realização exija diversas habilidades diferentes e com o crescimento da instituição, as desvantagens deste tipo de estrutura passam a ficar maiores do que as vantagens. Assim, o próprio sucesso da instituição pode gerar a necessidade de que esta estrutura seja alterada. - Rodrigo Rennó.
Gabarito? Errado.
-
A departamentalização funcional não é a mais adequada para
instituições que operam em ambientes dinâmicos e instáveis. Outro
problema é a maior dificuldade na coordenação dos diversos profissionais
especialistas de cada área, que tendem a não "conversar" uns com os
outros nesse tipo de departamentalização. Dessa maneira, o gabarito é
questão errada.
-
ERRADA
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL:
TEMOS ÁREAS DISTINTAS. EX. MARKETING, FINANÇAS, RH...
TEMOS HABILIDADES E CAPACIDADES SIMILARES, SEMELHANTES.
CUIDADO PARA NÃO FAZER CONFUSÃO!!!
-
Para obter habilidade diferentes, sugere-se a departamentalização matricial (junção de duas departamentalizações) - em que um empregado responde a dois chefes de áreas distintas (um da sua área de origem - como a departamentalização por projetos -, e chefe de outra área - oriundo da departamentalização funcional).
Na departamentalização funcional temos: várias pessoas do departamento de marketing, várias pessoas do departamento de contábeis, várias pessoas do departamento de vendas etc. Vê-se que, com ela, todos tendem a pensar de forma homogênea e, portanto, indicam habilidades similares. Assim, resta provado que a funcional pura não é a ideal para o propósito elencado, conforme afirmado no enunciado.
Resposta: errado.