1 - O conselho de segurança é um órgão especial da ONU, que determinará a existência de qualquer ameaça a paz, ruptura da paz ou ato de agressão e fará recomendações ou decidirá que medidas deverão ser tomadas a fim de manter ou restabelecer a paz e a segurança internacionais. É formada por um conselho permanente de 5 membros ( EUA, França, Reino Unido, China e Rússia ) e 10 temporários que são renovados de 2 e 2 anos, sendo que a cada 1 ano se renova 5. São atualmente membros temporários Bósnia Herzegovina, Brasil, Gabão, Líbano, Nigéria, Áustria, Japão, México, Turquia e Uganda. Ou seja não são formados por todos os países que englobam a ONU, mas por 15 membros.
2 - Como dito o conselho de segurança vai cuidar de aspectos relativos a segurança, paz, realizando recomendações ou sanções a serem impostas quando houver ameaçã ou ruptura a qualquer uma delas.
3 - O Conselho de Segurança não está localizado fora da sede da ONU.
4 - Como dito 5 dos membros são pemanentes ( China, Rússia, Reino Unido, França e EUA ). A grande vantagem de ser membro permanente é o poder de veto que esses países têm. Isso porque para que alguma medida seja tomada é necessário que todos os 5 membros concordem. Imagine que 14 dos 15 concordem em tomar alguma medida, porém apenas 1 tenha vetado a proposta, e esse páis é membro permanente, então a proposta da medida será rejeitada.
6 - As suas decisões deverão ser tomadas por no mínimo 9 dos páises membros, sendo que a proposição dos países permanentes deverá ser absoluta