SóProvas


ID
972613
Banca
UFMT
Órgão
COPEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O aço carbono é uma liga de ferro e carbono, contendo ainda pequenas quantidades de elementos como Si, Mn, P, S e Cu. Suas propriedades dependem primordialmente do teor de carbono. Com o aumento do teor de carbono, a resistência e a dureza do aço aumentam. A sensibilidade a fraturas devidas à soldagem e a resistência à propagação de trincas são fatores principais que afetam a soldabilidade dos aços;

Alternativas
Comentários
  • Será que o gabarito dessa questão não está errado?

     

    Os aços de alto carbono tendem a ser mais propícios ao fenômeno de FISSURAÇÃO PELO HIDROGÊNIO quando a velocidade de resfriamento é rápida e há umidade. Há a formação da martensita (microestrutura de elevada dureza), que é mais sensível ao fenômeno.

  •  Não concordo com o gabarito desta questão. Como Engenheiro Metalúrgico, entendo que a concentração de carbono quanto maior no aço, maior a facilidade de haver trinca a frio, bem como geração de microestrutura frágeis e pouco tenaz, como é o caso da martensita durante a soldagem. A resposta deve ser a "A"

  • Também concordo  que a alternativa deveria ser a A. Aços de elevada concentração concentração de carbono são materiais de estrutura frágeis, capazes de romperem abruptamente. Sem contar a dificuldade associada em aplicar processos de soldagem.

  • Também marcaria a letra A. Ficou meio confuso a resposta ser baixo carbono.

  • Questão ficou mal formulada, afinal:

    A sensibilidade a fraturas devidas à soldagem e a resistência à propagação de trincas são fatores principais que afetam a soldabilidade dos aços positivamente (Baixo carbono) e negativamente (Alto carbono).

  • Examinador viajou bonito nessa. O gabarito é A.