SóProvas


ID
973966
Banca
FEPESE
Órgão
DPE-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

Pontes de Miranda buscou a construção de uma ciência positiva do direito que se vinculasse ao mundo real dos fatos. Para ele, ela é entendida como a “sistematização dos conhecimentos positivos das relações sociais, como função do desenvolvimento geral das investigações científcas em todos os ramos do saber”.

Em sua obra Sistema de Ciência Positiva do Direito , o pensador divide a ciência do direito em:

Alternativas
Comentários
  • No estudo desse fenômeno que tem algo de constante, mas também é contingente, Pontes de Miranda divide a Ciência do Direito em três partes:

    Teorética ( relativa ao que é possível), Histórica ( preocupa com o que é real e o que não é) e Técnica (que indaga o que é mais conveniente).

    Gabarito: b
  • A questão exige conhecimento da obra Sistema de Ciência Positiva do Direito escrita por Pontes de Miranda. O autor divide a ciência do direito em três partes: a) teorética: relativa ao que é possível: “estuda as leis a que se subordina a matéria social e pesquisa aquilo que, dentro delas e sujeito a elas, constitui o fenômeno jurídico” (PONTES DE MIRANDA, 1972c, p. 6); b) histórica: “preocupada com o que é real e o que não é, o que sucedeu e o que não sucedeu” (PONTES DE MIRANDA, 1972c, p. 7); c) técnica: “que indaga o que é mais conveniente, o que é bom, e para isto aproveita o que adquire na elaboração teorético-histórica” (PONTES DE MIRANDA, 1972c, p. 7).

    Portanto, em sua obra Sistema de Ciência Positiva do Direito, o pensador divide a ciência do direito em: teorética, histórica e técnica.

    Gabarito do professor: letra b.

    Fonte:

    PONTES DE MIRANDA. Sistema de Ciência Positiva do Direito. Investigação científica e Política

    Jurídica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editor Borsoi, 1972c. Tomo III