SóProvas


ID
974662
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A lesão da pele produzida por ácidos e álcalis denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • VITRIOLAGEM - lesões Externas ( cutâneas) ou  Internas ( viscerais), causadas por subst. CÀUSTICAS que produzem queimaduras químicas. 

    MEIO: Acidos OU Bases

    GENIVAL VELOSO DE FRANÇA entende que gera somente Lesões EXTERNAS- cutâneas. 



  • VITRIOLAGEM --> ÁCIDO SULFÚRICO H2SO4 ( ÓLEO DE VITRÍOLO).

    Porém qualquer lesão ocasionado por ácido ou álcali ( que não seja exclusivamente o ácido sulfúrico), também refere-se a vitriolagem.

    Atuam externamente, que em contato com a pele depreende uma reação exotérmica, queimando a pele. Pode trazer grandes prejuízos estéticos.

  • Alternativa correta: Letra B - VITRIOLAGEM

    Conceito: Vitriolagem nada mais é do que o tipo de lesão causada por ação química cáustica. Esse tipo de lesão pode ocorrer como consequência de acidente, agressão ou ainda autolesão.

    Observação: Cáusticos por sua vez são produtos muito corrosivos para o tecido animal, podendo causar lesões tegumentares. Podem ser do tipo ácidos ou bases, e também sais - orgânicos ou inorgânicos. 

    Efeitos: desidratante, oxidante, fluridificante, coagulante e irritante.

  • Chama-se de mitridatização o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos
    efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de
    alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas.

     

     

    GENIVAL VELOSO DE FRANÇA

     

     

  • As etapas da técnica histológica de coleta do material, fixação, clivagem, descalcificação, processamento, inclusivo, microtomia, coloraçãoo. A fixação é a principal técnica histológica, para que o material coletado seja mantido preservado. Há dois métodos " física quimica. A fisica promove a conservação de sua amostra através do aquecimento ou resfriamento e a fia#!o por calor ou aquecimento coagula proteínas incluindo as en'imas autolíticas e dissolve os lipídios. O processo de fixação por ar frio age retardando o processo de necrose e autólise
  • As etapas da técnica histológica de coleta do material, fixação, clivagem, descalcificação, processamento, inclusivo, microtomia, coloraçãoo. A fixação é a principal técnica histológica, para que o material coletado seja mantido preservado. Há dois métodos " física quimica. A fisica promove a conservação de sua amostra através do aquecimento ou resfriamento e a fixação por calor ou aquecimento coagula proteínas incluindo as en'imas autolíticas e dissolve os lipídios. O processo de fixação por ar frio age retardando o processo de necrose e autólise
  • Resumo dos colegas

    fixação - principal técnica histológica, para que o material coletado seja mantido preservado

    vitriolagem - queimaduras por ácidos

    corificação - é um tipo de mumificação que ocorre em cadáveres

    mitridatização - fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos
    efeitos tóxicos dos venenos

     


  • Trecho do Livro do França.


    Essas formas de lesão tornaram-se conhecidas como vitriolagem, visto que antigamente se usou criminosamente o óleo de vitríolo (ácido sulfúrico) em tais intentos. Seu emprego não foi muito esporádico no passado, sobretudo a partir de 1639, na França, com o célebre atentado contra a Duquesa de Chaulnes. 

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Fixação é uma das fases da fisiopatologia dos venenos.

    B) CERTO. Quando a lesão por cáusticos é criminosa, a sede mais constante das lesões é a face e as regiões do pescoço e do tórax, pela evidente intenção do agressor em enfeiar a vítima, motivando-lhe uma deformidade permanente e aparente. Essas formas de lesão ficaram conhecidas como vitriolagem. 

    C) ERRADO. A corificação é um fenômeno transformativo conservador muito raro, sendo encontrado em cadáveres que foram acolhidos em urnas metálicas fechadas hermeticamente, principalmente de zinco. 

    D) ERRADO. Mitridatização é o nome do fenômeno caracterizado por elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos. É conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas. 

    Gabarito do professor: Alternativa B.
  • Curso gratis de Traumatologia Forense: https://youtu.be/xFEI9U_J-BQ Nessa primeira aula fala-se sobre as energias de ordem física e sobre todos os termos abordados na questão.
  • GAB. B

    Fixação: Principal técnica histológica, para que o material coletado seja mantido preservado.

    Vitriolagem: Queimaduras por ácidos.

    Corificação: É um tipo de mumificação que ocorre em cadáveres.

    Mitridatização: Fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos

    efeitos tóxicos dos venenos.

  • Comentário do @Fausto Oliveira sobre o conceito de fixação está equivocado. Fixação é a capacidade de certas substâncias tóxicas se localizar em determinados órgãos de acordo com o grau de afinidade.

  • A LESÃO DA PELE PRODUZIDA POR ÁCIDOS e álcalis DENOMINA-SE VITRIOLAGEM.

    LESÃO NA PELE POR ACIDOS = VITRIOLAGEM