SóProvas


ID
974665
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

NÃO é correto o que se afirma em:


Alternativas
Comentários
  • Morte Súbita:

    Não pode ser Violenta;

    Tem que ser Natural;

    Tem que ser Inesperada;

    Podendo ser Fulminante ou, até mesmo, Agônica.


  • Simples...

    Locução substantiva

    morte fulminante

    1. morte inesperada
    2. morte repentina

  • Gabarito: alternativa a)

    Morte súbita: Ocorre em pessoas aparentemente sadias, no desempenho de suas atividades ou na vigência de doenças que não faziam supor a existência de qualquer perigo de vida.

    Morte fulminante: Quando uma doença surge subitamente e com muita gravidade.

    Fonte: Dicionário de termos técnicos de saúde, editora mucédula e cia.

  • Acrescentando...


    No que tange assertiva “C” A mancha negra da esclerótica é uma modificação da cor que se observa pela fenda palpebral, quando os olhos permanecem entreabertos após a morte. Irei aprofundar tal tema bem como situá-lo na medicina legal.


    Sinais abióticos mediatos, sinais consecutivos, ou sinais de certeza que confirmam a MORTE = Desidratação > Resfriamento > livores hipostáticos > Rigidez muscular ou rigidez cadavérica.


    Na desidratação ocorre a perda de água do corpo pela evaporação não é compensada pela ingestão, o cadáver desidrata.


    - APARECEM ALTERAÇÕES OCULARES, são elas:

    Tela viscosa, resultante da evaporação da lagrima.

    Sinal de Sommer, constituído pela MANCHA NEGRA que surge na parte lateral externa da esclerótica – zona branca dos olhos – em torno de 3 horas após a morte e que se generaliza após 6 horas. Ocorre porque a ESCLERÓTICA, ao desidratar, fica transparente, permitindo visualizar a camada mais interna – coroide – que é escura.


    BITTAR, Neusa. Medicina Legal e Noções de Criminalística – 3ªed – JusPodivm, 2014. Página 125.


    A questão requer a incorreta, portanto GABARITO: “A”


    Rumo à Posse¹

  • Sobre a D. CÓDIGO CIVIL - Art. 8o Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos.

     

    Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. Salmos 33:4

  • Pessoal me ajudem,segundo França, a morte é considerada suspetia quando não se souber a causa que a determinou, ou estou errado:?

    A morte é considerada suspeita sempre que houver a possibilidade de não ter sido de causa natural.

  • Segundo Genival Veloso, chama-se de morte suspeita ou "causa suspeita", a que ocorre sem qualquer justificativa ou de fora duvidosa, e para a qual não se tem uma evidência de ter sido ela de causa violenta ou por antecedentes patológicos. Dessa forma, entendo que a afirmativa "a morte é considerada suspeita quando não se souber a causa que a determinou" está incorreta.

  • MORTE SUBITA AGONICA ????    Vinícius Bíscaro

  • Fiz um esquema que me ajudou memorizar...



    MORTE SÚBITA:


    "S" de subestimar a saúde/doença. A pessoa está de boa, seja com saúde, seja com doença, e de repente é surpreendido com a morte.




    MORTE FULMINANTE:


    "FU" de fui e ninguém viu. Pegou uma doença e morreu muito rápido.


  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    Atenção: pede-se a incorreta.

    A) ERRADO. Morte súbita é aquela de efeito imediato e instantâneo, havendo entre seu início e fim apenas alguns minutos, não dando tempo para um atendimento mais efetivo. Tem um grande interesse médico-legal pelo seu caráter imprevisível, além do seu interesse patológico e sanitário. A morte súbita dita natural pode ter por etiologia as mais diversas causas: afecções cardiovasculares, lesões do sistema nervoso central, hemorragias meníngeas e encefálicas propriamente ditas, perturbações neuroendócrino-humorais, acidentes operatórios, hemorragias agudas, asfixias mecânicas, edema de laringe, rupturas de vísceras, choques em suas mais diversas modalidades, eletroplessão, fulminação, entre outras.

    As lesões de morte imediata são aquelas cujo desfecho e óbito é abrupto e instantâneo, não havendo portanto um tempo de sobrevida. São chamadas de “lesões mortais de necessidade". Entre estas lesões ditas fulminantes, apontam-se as rupturas de coração e de aneurisma aórtico, a laceração bulbar e as lesões graves de vísceras maciças, como o fígado e o baço, com grandes perdas de sangue extravasado para o exterior ou nas cavidades.

    O termo "morte fulminante" diz respeito, então, a uma das possibilidades de morte súbita, não sendo sinônimos.

    B) CERTO. A morte de causa suspeita é aquela que ocorre de forma duvidosa e sobre a qual não se tem evidência de ter sido de causa natural ou de causa violenta. Atenção a esta alternativa: ela não está restringindo a hipótese de morte suspeita para "quando não houver evidência de que foi morte natural". Invertendo o enunciado, temos de forma mais clara: "Quando houver a possibilidade de não ter sido de causa natural, a morte é considerada suspeita?". Sim!

    C) CERTO. A desidratação cadavérica manifesta nos olhos certos fenômenos que devem ser conhecidos, como, por exemplo, a formação da tela viscosa, a perda da tensão do globo ocular, o enrugamento da córnea, a mancha negra da esclerótica e a turvação da córnea transparente. A mancha da esclerótica ou livor sclerotinae nigrencens, igualmente conhecida por sinal de Sommer e Larcher, é explicada pela dessecação da esclerótica, mostrando, no quadrante externo ou interno do olho, uma mancha de cor enegrecida pela transparência do pigmento coroidiano. Assume forma circular ou oval e, mais raramente, triangular com a base voltada para a córnea. Sua tendência é ampliar-se, formando uma elipse de concavidade inferior.

    D) CERTO. O período de sobrevivência, por sua vez, tem, em Medicina Legal, uma primordial importância, principalmente nos casos de morte violenta por homicídio, suicídio e acidentes fortuitos ou de trabalho e, ainda, nas mortes suspeitas. Tem, também, significativo valor a sobrevivência nos casos de comoriência quando a lei civil define: “Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos" (Artigo 8o). Logo, comoriência é o instituto jurídico que admite a morte simultânea de dois ou mais indivíduos em um mesmo momento, quando não se pode provar quem faleceu primeiro.

    Referência: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.

    Gabarito do professor: Alternativa A.
  • A resposta dessa questão está toda no livro do Hygino como é de praxe da FUMARC. É so um copia e cola do livro do França e do Hygino.

  • GAB. A

    Morte súbita: Ocorre em pessoas aparentemente sadias, no desempenho de suas atividades ou na vigência de doenças que não faziam supor a existência de qualquer perigo de vida.

    Morte fulminante: Quando uma doença surge subitamente e com muita gravidade.

  • a) Morte súbita é sinônimo de morte fulminante.

    • Morte súbita ou instantânea - É aquela de efeito imediato e instantâneo, havendo entre seu início e fim apenas alguns minutos, não dando tempo para um atendimento mais efetivo. Tem um grande interesse médico-legal pelo seu caráter imprevisível, além do seu interesse patológico e sanitário.

    • Morte mediata - É a que possibilita à vítima sobrevivência de algumas horas, mas que lhe proporcionou alguma forma de providência. No CID-10, seria aquela que “ocorre em menos de 24 horas do início dos sintomas, não explicada de outra forma”.

    • Morte agônica ou tardia - É aquela que se arrasta por dias ou semanas após a eclosão de sua causa básica.

    Fonte : FRANÇA, GENIVAL VELOSO. Medicina Legal. 11ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, 2017.

  • Morte súbita NÃO é sinônimo de morte fulminante.