SóProvas


ID
974671
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

NÃO é correto o que se afirma em:


Alternativas
Comentários
  • Não, o ambiente tem total influência sobre a marcha putrefativa do cadáver. Por isso temos os processos de mumificação, saponificação e por ai vai...Sendo assim, letra D está incorreta.

  • Gabarito: alternativa d)

    Fase Gasosa da Putrefação

    - Com o progresso da decomposição ocorre um aumento devolume do corpo devido a formação de gases. A pele torna-se de cor verde enegrecida. Oaumento de volume provoca a protusão da língua. Os olhos ficam salientes devido ao acúmulo retrobulbar de gases provenientes da decomposição.As alterações decorrentes da putrefação dependem da temperatura ambiente e também dascondições anteriores de saúde do indivíduo. Em locais de temperatura elevada ela é mais rápida, bem como em indivíduos que apresentaram febre, septicemia ou foram a óbito por overdose de cocaína. No ar é mais rápida que na água e nesta é mais rápida que no solo.

    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/71382215/sinais-de-morte-e-fenomenos-cadavericos

  • Fase Gasosa da Putrefação

    - Com o progresso da decomposição ocorre um aumento devolume do corpo devido a formação de gases. A pele torna-se de cor verde enegrecida. Oaumento de volume provoca a protusão da língua. Os olhos ficam salientes devido ao acúmulo retrobulbar de gases provenientes da decomposição.

    As alterações decorrentes da putrefação dependem da temperatura ambiente e também das condições anteriores de saúde do indivíduo. Em locais de temperatura elevada ela é mais rápida, bem como em indivíduos que apresentaram febre, septicemia ou foram a óbito por overdose de cocaína. No ar é mais rápida que na água e nesta é mais rápida que no solo.

     

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    A) CERTO. Putrefação é a decomposição do corpo pela ação de bactérias saprófitas que o invadem passado algum tempo da morte. Começa a partir de espécies que se acham normalmente no intestino grosso, principalmente no ceco.

    B) CERTO. Nos casos de morte rápida, natural ou violenta, demora um pouco mais para se instalar a rigidez e atingir o máximo de intensidade, persistindo por mais tempo. Mas nas asfixias e anemias agudas, tende a aparecer mais cedo e a durar menos. O fator que determina esta diferença de comportamento é o teor de ATP muscular no momento da morte. Qualquer condição que determina redução do oxigênio no tecido muscular, dificuldade de sua utilização ou excesso de consumo reduz a concentração do ATP muscular, dificultando a separação do complexo actina-miosina, responsável pela rigidez.

    C) CERTO. A rigidez cadavérica é uma variante da contração muscular provocada pela escassez de oxigênio nos tecidos. A instalação da rigidez dependerá do número total de fibras musculares e da predominância de fibras rápidas ou lentas. Quanto maior o número de fibras, e consequentemente a massa muscular, maior será o tempo para que se perceba a rigidez, embora ela já tenha começado a se instalar em várias fibras.

    D) ERRADO. Diversos fatores relacionados com o indivíduo e com o meio ambiente interferem na instalação e evolução da putrefação porque ela é um processo bioquímico causado pela ação de enzimas bacterianas. A velocidade de evolução da putrefação varia de acordo como meio em que se acha o cadáver: ao ar livre, enterrado no solo ou sob uma coleção líquida. Há até quem diga que uma semana o ar equivale a duas na água, e a oito semanas no solo. Isso se deve a vários fatores, mas principalmente pelo acesso da fauna cadavérica ao cadáver, e também o grau de poluição do meio em que ele está inserido.

    Referência: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.

    Gabarito do professor: Alternativa D.
  • Fatores que mais interferem na decomposição cadavérica:

    ·        Temperatura – Calor antecipa e frio retarda

    ·        Aeração, a higroscopia do ar – Se houver dificuldade de resfriamento, antecipa

    ·        Peso do corpo, as condições físicas, a idade do morto – Obesos demoram mais a perder calor e antecipam a putrefação

    ·        Causa morte – Infecção antecipa a putrefação

  • Cara, eu vivo errando essas questões de medicina legal! :(

  • Gab D

    As alterações decorrentes da putrefação dependem da temperatura ambiente e também das condições anteriores de saúde do indivíduoEm locais de temperatura elevada ela é mais rápida, bem como em indivíduos que apresentaram febre, septicemia ou foram a óbito por overdose de cocaína. No ar é mais rápida que na água e nesta é mais rápida que no solo.

  • GAB. D

    A velocidade de evolução da putrefação cadavérica é a mesma, não importando o cadáver estar ao ar livre, enterrado no solo ou sob a água.

    CALOR: ANTECIPA.

    AGUA: DEMORA MAIS DO QUE SE ESTIVER NO AR.

    SOLO: É MAIS RAPIDO QUE SE ESTIVESSE NA ÁGUA.

  • Fases da Putrefação: RESUMO SHOW.

    1. Período de coloração / cromático: há formação de uma mancha verde inicialmente na região abdominal.

    2. Período gasoso/ enfisematoso: inicia no gasoso a circulação póstuma de “Brouardel” é o acúmulo de sangue já em decomposição, nos tecidos mais superficiais da pele, formando uma espécie de tatuagem na pele, desenhando os vasos sanguíneos.

    3. Período coliquativo / liquefativo: período de desintegração progressiva dos tecidos mais moles, fazendo com que o corpo reduza seu tamanho e sua forma.

    4. Período de esquelitização: os tecidos se desintegram por total, permanecendo apenas os ossos que aos poucos vão se tornando frágeis e esfarelados.

    DEUS SABE O TEMPO DE TODAS AS COISAS !!