-
FENÔMENO AFTER DROP
TRATA-SE DE UMA GRAVE QUEDA DA TEMPERATURA INTERNA QUE OCORRE QUANDO O PACIENTE DE HIPOTERMIA RECOMEÇA A RECUPERAR A
TEMPERATURA NORMAL.
DEVE SER EVITADA A TODO CUSTO
-
Hipotermia é a temperatura corporal reduzida que acontece quando um corpo dissipa mais calor do que produz internamente durante tempo suficientemente prolongado. Nos seres humanos, é definida como uma temperatura padrão do corpo abaixo de 35.0 ºC (95.0 ºF). Os sintomas dependem da temperatura. Na hipotermia leve pode haver de arrepios até confusão mental. Em hipotermia moderada, paradas tremulantes e confusão mental aumentam. Na hipotermia grave, pode haver desnudamento paradoxal, no qual uma pessoa remove sua roupa, bem como um risco de parada cardíaca.
-
AFTERDROP - Hygino
É uma queda ainda maior da Temp corporal que ocorre quando se começa a reaquecer a vítima de hipotermia.
Para entender esse fenômeno, é preciso analisar como se processa o resfriamento do corpo durante a exposição ao ambiente frio.
A camadas mais superficiais dos diversos segmentos corporais são as primeiras a ceder calor para o exterior. Assim, como são várias camadas de tecidos, forma-se uma onda de condução de calor desde o interior dos segmentos até as camadas superficiais porque sempre há uma diferença de temperatura entre a mais profunda e a mais superficial. Além disso, o sangue que vem dos vasos profundos sempre vem mais aquecido do que os tecido superficiais e, ao passar por esses tecidos, perde mais calor.
Ao voltar para os planos profundos, se aquece novamente e repete o ciclo, de modo que a temperatura vai caindo. Sempre há, porém, resfriamento progressivo enquanto o meio ambiente estiver mais frio do que as camadas superficiais do corpo. Mas, ao se iniciar o reaquecimento, o processo se inverte. As camadas superficiais ficam um pouco mais aquecidas, seus vasos sanguíneos se abrem e o fluxo sanguíneo cutâneo aumenta rapidamente. Como no início do reaquecimento os tecidos superficiais ainda estão mais frios do que os mais profundos, esse aumento do fluxo na superficie rebaixa a temperatura do sangue a uma temperatura menor do que a dos planos profundos. Destarte, quando volta para os planos profundos, esse sangue faz com que a Temp abaixe um pouco mais do que o valor que apresentava no inicio do reaquecimento. É a teoria da perfusão, também chamada de convexão, para explicar a queda subseqüente.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA em relação à hipotermia.
A hipotermia é causada pela ação difusa do frio.
A) CERTO. Na hipotermia grave, o miocárdio é mais sensível e predisposto à fibrilação. Na fibrilação ventricular, os ventrículos do coração se contraem de maneira rápida e caótica. Como resultado, pouco ou nenhum sangue é bombeado do coração. A menos que a ajuda médica seja fornecida imediatamente, a fibrilação ventricular levará ao colapso cardiovascular e à morte súbita.
B) CERTO. É muito importante que se adeque o método de reaquecimento ao grau de hipotermia, levando em conta a possibilidade de ocorrência do afterdrop. Por isso, o uso de reaquecimento passivo na hipotermia moderada pode levar o paciente à morte, constituindo imperícia médica.
C) ERRADO. O fenômeno do afterdrop é uma queda ainda maior da temperatura corporal que ocorre quando se começa a reaquecer uma vítima de hipotermia. A amplitude dessa queda vai depender da velocidade de reaquecimento e da temperatura corporal inicial. Estudos na literatura mostraram que, usando-se a convexão de ar quente dirigida principalmente ao tronco da vítima de hipotermia leve, a queda subsequente foi reduzida a apenas 0,9 graus celsius (esse valor pode chegar a 6 graus), enquanto no grupo controle reaquecido espontaneamente pelos tremores e por agasalhos, o valor foi de 1,4 graus celsius. Assim, a magnitude do afterdrop é menor quando o reaquecimento é concentrado no tronco e não nos membros.
D) CERTO. Considerando que, abaixo de 32 graus celsius, o coração fica mais propenso à fibrilação ventricular, o abaixamento da temperatura corporal pelo afterdrop pode ser suficiente para desencadear essa arritmia fatal.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
Curso gratis de Traumatologia Forense: https://youtu.be/xFEI9U_J-BQ
-
GAB. C
Quando o reaquecimento externo se concentra no tronco, a magnitude do afterdrop é maior.
A magnitude do afterdrop é menor quando o reaquecimento é concentrado no tronco e não nos membros.
AFTERDROP: É uma queda ainda maior da Temperatura corporal que ocorre quando se começa a reaquecer a vítima de hipotermia.
-
Uma vez eu estava vendo um filme,
Quando um dos protagonistas saiu de uma água absurdamente gelada,
O outro protagonista disse para esse que estava congelando que era para ele usar os braços para Aquecer o peito
Pois os braços dele sabiam tomar conta de si mesmoS.