-
Gabarito C).
A) CERTO. Os afogados brancos de Parrot ou afogados secos, morrem ao tocar na água, necessitando, para isso, de uma predisposição constitucional, lesões cardiovasculares agravadas pela ação térmica ou nos estados tímico-linfáticos. Nessa modalidade de afogamento, não se encontra nenhum sinal de asfixia.
B) CERTO. Pode ser atribuído pela dissociação da hemoglobina que invade os canalículos dentinários, dando assim o aspecto róseo ao dente, por isso é mais comum em pessoas jovens quando as cavidades pulpares são mais amplas. Podem aparecer apenas em algumas peças dentárias e variar de forma, cor e tamanho.
C) ERRADO. Os livores hipostáticos tomam tonalidade mais clara que nas demais formas de asfixias mecânicas, devido às modificações hemáticas dessas síndrome, em face de hemodiluição e pela permanência do corpo em ambiente de temperatura baixa.
D) CERTO. Isso porque a água doce é hipotônica em relação ao plasma.
Fonte: www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Geraldo Miranda
-
Os livores hipostáticos do cadáver dos afogados tomam tonalidade mais clara que nas demais formas de asfixias mecânicas, devido às modificações hemáticas dessa síndrome, em face da hemodiluição e pela permanência do corpo em ambiente de temperatura baixa. Às vezes, esta tonalidade se torna generalizada.
Genival veloso França, pág. 344
-
Assim aprendi: "Afogados Branco de Parrot – não é morte por asfixia, mas sim por um edema de glote advindo de choque térmico – mecanismo reflexo."
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal.
Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.
A) CERTO. Há casos em que o indivíduo, ao tocar na água, morre por inibição, constituindo os afogados brancos de Parrot, ou afogados secos, necessitando, para isso, de uma predisposição constitucional, lesões cardiovasculares agravadas pela ação térmica ou nos estados tímico-linfáticos. Nessa modalidade de afogamento, não se encontra nenhum sinal de asfixia.
B) CERTO. Tal fenômeno é explicado pela dissociação da hemoglobina devida a autólise da polpa dentária que invade os canalículos da dentina, dando assim aspecto róseo à parte aparente do dente. É mais comum nos casos de afogamento, em virtude da posição do cadáver com a cabeça baixa.
C) ERRADO. A cor dos livores nos afogados é mais vermelho, mais claro do que em relação às outras formas de asfixias mecânicas, em função da temperatura baixa da água e da maior facilidade do oxigênio da água de penetrar nos vasos superficiais.
D) CERTO. Como a água doce é hipotética com relação ao plasma, quando ela entra em contato com os alvéolos, atravessa a membrana alveolocapilar e penetra na corrente sanguínea em grande quantidade, causando diluição e hipervolemia intensa. Já a água salgada, por ser mais concentrada do que o plasma, leva à hemoconcentração, pois atrai líquido para dentro do espaço alveolar.
Referência: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.
FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
tonalidade mais clara dos livores cadavericos- Hemodiluição e temperatura baixa.
-
- QUESTÃO BOA PRA REVISAR! VOU RESPONDER COM BASE NOS MEUS RESUMOS:
- A) Nos afogados brancos de Parrot, o indivíduo morre por inibição ao tocar na água:
Afogado SECO/BRANCO de PARROT. Não há qualquer sinal de afogamento, a morte ocorre rapidamente por inibição cardiorrespiratória, ANTES DE SE ASPIRAR A ÁGUA. SÍNDROME DE IMERSÃO/HIDROCUSSÃO: parada cardíaca que ocorre quando uma pessoa mergulha em água com temperatura 5° abaixo da temperatura corporal. afogado ÚMIDO/AZUL/TRADICIONAL/REAL: há água nos pulmões e todos os outros sinais clássicos do afogamento.
- B) Algumas vítimas de afogamento e enforcamento podem apresentar o fenômeno denominado dentes róseos post mortem.
Sinais externos: baixa temperatura da pele; cogumelo de espuma; pele anserina/de galinha/SINAL DE BERNT; retratação dos mamilos, testículos e pênis; maceração da derme, mãos/pés de lavadeira; mancha verde da putrefação no tórax; cabeça de negro de LECHA-MARZO; lesões por animais; dentes rosados (devido à dissociação da hemoglobina da polpa dentária que penetra nos canalículos dentinários);
- C) Os livores hipostáticos do cadáver dos afogados tomam tonalidade mais escura que nas demais formas de asfixias mecânicas
SINAIS GERAIS INTERNOS DAS ASFIXIAS: São sinais genéricos, não absolutos; NÃO SENDO ENCONTRADOS EM TODAS as asfixias. (...) Sangue fluído com cor enegrecida.
OBS: SALVO morte com monóxido de carbono: sangue cor de cereja/encarminhado; no afogamento: há diluição do sangue, e fica claro.
- D) Nos afogados em água doce, a água é absorvida rapidamente nos alvéolos, passando para a circulação pul- monar e provocando hemodiluição e hipervolemia.
AFOGAMENTO EM ÁGUA DOCE: a água é HIPOTÔNICA em relação ao plasma, por isso é rapidamente absorvida pelos alvéolos, o que resulta na HEMODILUIÇÃO do sangue (diluição do sangue pelo volume de água, sobrecarga do trabalho cardíaco) e a HIPERVOLEMIA (aumento súbito do volume sanguíneo).
MORTE NÃO POR ASFIXIA: FIBRILAÇÃO VENTRICULAR, devido à hiperpotassemia (o conteúdo de potássio das células é liberado para a corrente sanguínea) causada pela hemólise (as hemácias vão inchando até se romperem, com a grande entrada de água na circulação).
-
GAB. C
Os livores hipostáticos do cadáver dos afogados tomam tonalidade mais escura que nas demais formas de asfixias mecânicas.
Os livores hipostáticos do cadáver dos afogados tomam tonalidade mais clara que nas demais formas de asfixias mecânicas.
-
SINAIS EXTERNOS DO AFOGAMENTO (Genival França)
Tonalidade mais clara dos livores cadavéricos. Os livores hipostáticos do cadáver dos afogados tomam tonalidade mais clara que nas demais formas de asfixias mecânicas, devido às modificações hemáticas dessa síndrome, em face da hemodiluição e pela permanência do corpo em ambiente de temperatura baixa. Às vezes, esta tonalidade se torna generalizada.