SóProvas


ID
974683
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação às lesões por radioatividade, é CORRETO afirmar:



Alternativas
Comentários
  • a) Errada: As úlceras de Röentgen estão presentes nas radiodermites de 3º grau.

    b) Errada: As radiodermites crônicas neoplásica são, quase sempre,  epiteliomas (espinocelular e basocelular) e queratose.

    d) Errada: A energia atômica não está excluída

  • As radiodermites de 1° grau, geralmente temporárias, apresentam duas formas: depilatória e eritematosa. Essa fase dura cerca de 60 dias e deixa uma mancha escura que desaparece muito lentamente. 

    As radiodermites de 2° grau (forma papuloeritematosa) são representadas geralmente por ulceração muito dolorosa e recoberta por crosta seropurulenta.Têm cicatrização difícil, deixando em seu lugar uma placa esbranquiçada de pele rugosa, frágil e de características atípicas.

    As radiodermites de 3° grau ( forma ulcerosa) estão representadas por zonas de necrose, de aspecto grosseiro e grave. São conhecidas por ulceras de Roentgen. 

    LETRA C CORRETA 


  • TRECHO DO LIVRO DO FRANÇA, 11º EDIÇÃO.


    RADIOATIVIDADE


    Os efeitos da radioatividade, como energia causadora do dano, têm nos raios X, no rádio e na energia atômica o seu motivo(LETRA D ERRADA). Os raios X são de implicações médico-legais mais assiduamente e podem perpetrar lesões locais ou gerais. As lesões locais são conhecidas por radiodermites e as de ação geral incidem sobre órgãos profundos, principalmente as gônadas. Seu estudo compete à infortunística ou como elemento da responsabilidade médica nas modalidades imperícia, imprudência e negligência. As radiodermites podem ser agudas ou crônicas:


    Agudas.


    As radiodermites do 1 o grau, geralmente temporárias, apresentam duas formas: depilatória e eritematosa. Essa fase dura cerca de 60 dias e deixa uma mancha escura que desaparece muito lentamente.


    As do 2 o grau (forma papuloeritematosa) são representadas geralmente por ulceração muito dolorosa e recoberta por crosta seropurulenta. Têm cicatrização difícil, deixando em seu lugar uma placa esbranquiçada de pele rugosa, frágil e de características atípicas.


    As radiodermites do 3 o grau (forma ulcerosa) estão representadas por zonas de necrose, de aspecto grosseiro e grave.(LETRA C, GABARITO) São conhecidas por úlceras de Röentgen (LETRA A ERRADA). Nos profissionais que trabalham com raios X, sem os devidos cuidados, podem aparecer essas lesões nas mãos (mãos de Röentgen).


    Crônicas.


    Essas lesões podem ser locais e apresentar a forma úlcero-atrófica, teleangiectásica ou neoplásica. Esta última também chamada de câncer cutâneo dos radiologistas ou câncer röentgeniano, quase sempre do tipo epitelioma pavimentoso (LETRA B ERRADA). Podem ser ainda de efeitos gerais, compreendendo várias síndromes: digestivas, cardíacas, oculares – úlcera de córnea e cataratas –, ginecológicas, esterilizantes, cancerígenas, sanguíneas e mortes precoces. 

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    As lesões locais por radioatividade são conhecidas por radiodermites e as de ação geral incidem sobre órgãos profundos, principalmente as gônadas.

    A) ERRADO. As úlceras de Roentgen são radiodermites de terceiro grau, e não de primeiro grau. As radiodermites do 1o grau, geralmente temporárias, apresentam duas formas: depilatória e eritematosa.

    B) ERRADO. As radiodermites crônicas podem ser locais e apresentar a forma úlcero-atrófica, teleangiectásica ou neoplásica. Esta última também chamada de câncer cutâneo dos radiologistas ou câncer röentgeniano, quase sempre do tipo epitelioma pavimentoso, e não sarcomatoso.

    C) CERTO. As radiodermites do 3o grau (forma ulcerosa) estão representadas por zonas de necrose, de aspecto grosseiro e grave. São conhecidas por úlceras de Röentgen. Nos profissionais que trabalham com raios X, sem os devidos cuidados, podem aparecer essas lesões nas mãos (mãos de Röentgen).

    D) ERRADO. Os efeitos da radioatividade, como energia causadora do dano, têm nos raios X, no rádio e na energia atômica o seu motivo. Logo, não está excluída dessa categoria a energia atômica.

    Referência: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.

    Gabarito do professor: Alternativa C.
  • as radiotermites são decorrentes de queimaduras produzidas pela radiação, podem ser classificadas em agudas ou crônicas.

    AGUDAS

    1° GRAU: SAO TEMPORÁRIAS, APRESENTAM SOB DUAS FORMAS: ERITEMATOSA E DEPILATÓRIA.

    2°GRAU: ULCERAS, COM PRESENÇA DE CROSTAS SEROPURULENTAS

    3° GRAU: NECROSES, DE ASPECTO GROSSEIRO E GRAVE (ULCERAS DE ROENTGEN)

    CRONICA

    ULCERAS -ATRÓFICA (TAMBÉM CHAMADA DE CÂNCER CUTÂNEO)

  • GAB. C

    As radiodermites de 3º grau (forma ulcerosa) estão representadas por zonas de necrose, de aspecto grosseiro e grave.

  • Lesões por radioatividade

    radiotermites >queimaduras produzidas pela radiação:

     

    AGUDAS

    1° GRAU: SAO TEMPORÁRIAS, APRESENTAM SOB DUAS FORMAS: ERITEMATOSA E DEPILATÓRIA.

    2°GRAU: ULCERAS, COM PRESENÇA DE CROSTAS SEROPURULENTAS

    3° GRAU: NECROSES, DE ASPECTO GROSSEIRO E GRAVE (ULCERAS DE ROENTGEN!3 vogais!>3º)

     

    CRONICA

    ULCERAS -ATRÓFICA (TAMBÉM CHAMADA DE CÂNCER CUTÂNEO)