-
GAB LETRA C
e não "a" como citado por Dieymis.
-
GABARITO C
a)Depressivos. Apresentam depressão permanente do estado de ânimo vital, misantropismo, pessimismo, mau humor, desconfiança. Pouca criminalidade. Podem chegar ao suicídio;
b)As medidas punitivas, corretivas e educadoras, malgrado todo esforço, mostram-se ineficientes e contraproducentes, fundamentalmente levando em consideração a evidente falência das instituições especializadas.
c)Fanáticos. São obcecados, expansivos, apaixonados e se expressam através de um misticismo ou de um conceito filosófico ou político. Sua alta periculosidade está em poder assumir liderança de grupos ou massas humanas em épocas de instabilidade político-social, mesmo sendo eles intelectualmente limitados e de ideias confusas. Jamais se colocam de maneira imparcial perante os fatos, tomam partido, exaltando-se em torno de temas estranhos e insignificantes;
d)Sem sentimentos ou amorais. Myra y Lopez denomina-os psicopatas perversos. Sua característica maior é a impossibilidade de experimentar sentimentos de afeto, simpatia ou valorização de demais pessoas. São capazes de todas as ações antissociais: roubo, furto, fraude, estelionato, sequestro, prostituição, escândalos públicos e homicídio. Não conhecem a bondade, a piedade, a vergonha, a misericórdia e a honra. Desde a infância, demonstram anormalidades pelas manifestações de crueldade, mitomania, precocidade sexual e delinquência. Seus crimes são desumanos, frios, impulsivos, bestiais. Não admitem ser fiscalizados. Realizam atos movidos pelas suas paixões, pelo domínio dos componentes instintivos de sua personalidade. Praticam o mal por necessidade mórbida. Sentem sua falta, como o faminto o alimento, e, só assim, se acham equilibrados e serenos, recebendo tranquilos e eufóricos a consequência dos seus efeitos.
Fonte : França, Genival Veloso de Medicina legal / Genival Veloso de França. - 10. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
-
A CID-10 da Organização Mundial da Saúde, nos seguintes: paranoides, esquizoides, dissociais,
impulsivos, histriônicos, obsessivo-compulsivos, ansiosos, dependentes e não especificados.
Kurt Schneider classificou essa síndrome nos tipos descritos a seguir.
Hipertímicos. alegria, despreocupação, euforia, impaciência, tendência à execução imediata, instabilidade de vida e de trabalho, prodigalidade.
Depressivos. pessimismo, mau humor, desconfiança. Pouca criminalidade. Podem chegar ao suicídio.
Lábeis do estado de ânimo. sofre oscilações imotivadas e desproporcionais, com crises de irritação e depressão. São perigosos na fase impulsiva.
Irritáveis ou explosivos. Predomina neles uma irritabilidade excessiva do humor e
da afetividade, São instáveis no matrimônio
De instintividade débil. falta de iniciativa,
Sem sentimentos ou amorais. impossibilidade de experimentar sentimentos de afeto, Praticam o mal por
necessidade mórbida.
Carentes de afeto. exrema labilidade afetiva, teatralidade e exaltação.
Fanáticos. Sua alta periculosidade está em poder assumir iderança de grupos ou massas humanas em épocas de instabilidade político-social, mesmo sendo les intelectualmente limitados e de ideias confusas. Jamais se colocam de maneira imparcial perante s fatos, tomam partido, exaltando-se em torno de temas estranhos e insignificantes.
Inseguros de si mesmos ão quase sempre honestos, escrupulosos e tendem a ideias obsessivas e a certas fobias.
Astênicos. fadigabilidade fácil, timidez, introversão, nsegurança,
França 2017 pág1294
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em psiquiatria médico-legal.
A) ERRADO. Psicopatas depressivos apresentam depressão permanente do estado de ânimo vital, misantropismo, pessimismo, mau humor, desconfiança. Pouca criminalidade. Podem chegar ao suicídio.
B) ERRADO. As medidas punitivas, corretivas e educadoras, malgrado todo esforço, mostram-se ineficientes e contraproducentes, fundamentalmente levando em consideração a evidente falência das instituições especializadas. Até agora, não conhecemos qualquer eficácia nos tratamentos para os portadores de transtornos de personalidade. A reincidência criminal entre eles é assustadora. É mais alta entre os que foram internos do que os que não foram “tratados". A explicação mais aceitável é a de que estes indivíduos quando internados exercem melhor sua capacidade de engodo e manipulação.
C) CERTO. Psicopatas fanáticos são obcecados, expansivos, apaixonados e se expressam através de um misticismo ou de um conceito filosófico ou político. Sua alta periculosidade está em poder assumir liderança de grupos ou massas humanas em épocas de instabilidade político-social, mesmo sendo eles intelectualmente limitados e de ideias confusas. Jamais se colocam de maneira imparcial perante os fatos, tomam partido, exaltando-se em torno de temas estranhos e insignificantes.
D) ERRADO. Seus crimes são desumanos, frios, impulsivos, bestiais. Não admitem ser fiscalizados. Realizam atos movidos pelas suas paixões, pelo domínio dos componentes instintivos de sua personalidade. Praticam o mal por necessidade mórbida. Sentem sua falta, como o faminto o alimento, e, só assim, se acham equilibrados e serenos, recebendo tranquilos e eufóricos a consequência dos seus efeitos.
Referência: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
Os psicopatas fanáticos são obcecados, expansivos, apaixonados e se expressam através de um
misticismo ou de um conceito filosófico ou político. Sua alta periculosidade está em poder assumir
liderança de grupos ou massas humanas em épocas de instabilidade político-social, mesmo
sendo eles intelectualmente limitados e de ideias confusas. Jamais se colocam de maneira imparcial
perante os fatos, tomam partido, exaltando-se em torno de temas estranhos e insignificantes.
Gabarito: C
-
a letra C me lembrou um certo "Mito" kkkkkk