Nomenclatura dos Pontos Característicos
Estipulou-se em número de 9 (nove) os pontos característicos, que podem ser encontrados em até 150 em uma única impressão digital completa sendo identificados com a seguinte nomenclatura e forma:
1- Ponto - Como o próprio nome sugere, é como um ponto final de uma frase escrita que se encontra entre duas linhas.
2- Ilha ou Ilhota - É pouco maior que um ponto e se caracteriza por ser o menor pedaço de linha da impressão digital, medindo aproximadamente de dois à quatro pontos de comprimento.
3- Cortada - É um pedaço pequeno de linha de duas à quatro vezes maior que uma "ilha"
4- Extremidade de linha - É todo final de linha seguida pelo estreitamento das duas linhas paralelas que a ladeiam. Esse estreitamento deve ser considerado para que não seja confundido com uma interrupção do desenho da linha, causado por agentes externos à formação natural da mesma. É o ponto característico mais comum em uma impressão digital.
5- Bifurcação - Quando se analisa uma impressão, faz-se observando-a circularmente no sentido horário tomando-se como base do raio (ou ponteiro) a parte mais central do desenho. Feito isso, conclui-se que, as linhas que se seguem nesse sentido e abrem-se em duas outras formam uma Bifurcação.
6- Confluência - Da mesma forma que a bifurcação porém, em sentido contrário, ou seja, quando duas linhas seguem no sentido horário e, em dado momento, juntam-se em uma única linha, formando assim uma confluência.
7- Haste ou Arpão - Dá-se o nome de Aste ou Arpão ao ponto quando um segmento de linha forma um apêndice na linha, semelhante a uma aste ou uma "fisga de arpão" de pesca podendo ser confundida com uma pequena confluência ou bifurcação.
8- Ponte ou Anastomose - Ocorre quando duas linhas são ligadas por um seguimento curto formando entre elas uma ponte de ligação, semelhante a anastomose das folhas das plantas.
9- Lago ou Encerro - Esse ponto é formado por uma abertura da linha e seu fechamento logo em seguida, formando com isso uma espécie de "bolha" na linha.
Existe "n" variações de pontos a serem estudados em uma impressão digital e todos carregam alguma característica dos pontos citados sofrendo pouca ou nenhuma modificação. O importante é o ponto ser igual e estar na mesma posição em ambas as impressões confrontadas e sem haver nenhum ponto discrepante entre as mesmas.