SóProvas


ID
975319
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com a revisão do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1986, na elaboração do novo Código de 1993 foi necessário:

Alternativas
Comentários
  • O atual Código de Ética do Assistente Social, aprovado em 15 de março de 1993, expressa o esforço coletivo da categoria dos assistentes sociais quanto ao redimensionamento do significado dos valores e compromissos ético-profissionais, na perspectiva de lhes assegurar um respaldo efetivo na sua operacionalização cotidiana enquanto referência e instrumento normativo para o exercício profissional.

    O entendimento que presidiu sua elaboração, remete, portanto, em primeiro lugar, à sua qualificação como referência ético-político delimitando com clareza, no conteúdo de seus princípios fundamentais, um conjunto de valores que perpassam, enquanto motivação e exigência, todo o código. Em segundo lugar, procurou-se, com o intuito de aprimorar e salientar sua dimensão normativa, estabelecer um elenco de regras jurídico-legais traduzidas em forma de artigos com capacidade tanto de orientar as melhores escolhas, quanto de detectar e de combater as infrações à ética profissional.

  • Segundo expressa Maria Lucia Silva Barroco (Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 3ª edição. São Paulo, Cortez, 2005), foi necessária a revisão do Código de Ética de 1986 pois o mesmo não possuía amparo numa teoria social, o que vem a ocorrer no novo Código de 1993 que passa a se embasar na teoria social marxista e na ontologia do ser social. Aquele primeiro Código também encontrava-se débil no que se refere, além da parte teórico-metodológica, na parte operacional, sendo necessário indicar também a categoria os princípios fundamentais e os valores e compromissos ali imbricados. Desse modo, ele busca explicitar os valores e compromisso éticos da categoria, os quais não serão com uma classe, como ocorria em 1986, mas sim com valores emancipatórios, considerando neste momento a alienação presente e que interfere na reflexão dos sujeitos sociais. Esse Código também buscou elencar as normas jurídico-legais que balizam o exercício profissional, expressando nelas os valores contidos no Código para estabelecer também a relação do profissional com os usuários, com as instituições empregadoras, com os demais profissionais e com a população, objetivando, assim, coibir as infrações ético-legais e possibilitar a instrumentalização deste Código na prática profissional. Portanto, o Código de 1993 busca elencar os valores e compromissos para a categoria profissional e estabelecer as regras que orientam a prática profissional. Com relação a letra "a", ela está incorreta pois o Código de 1986 já havia rompido com o conservadorismo, sendo que este Código é revisado devidos as questões acima comentadas. A letra "c" está incorreta, pois o Código de 1986 já previa a democratização das informações e a revisão em 1993 se deu por outros motivos, conforme apresentado. A letra "d" está errada, pois não houve necessidade de introduzir no Código de 1993 o assinalado na alternativa. A letra "e" está errada, pois os princípios do Código de Ética necessitavam ser explicitados de forma mais clara, como já mencionamos.


    RESPOSTA: B