SóProvas


ID
975388
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, implementou profundas reformas – conhecidas como bourbônicas – que tiveram grandes repercussões sobre as colônias espanholas na América. Entre elas,

Alternativas
Comentários
  • São conhecidas pelo nome de Reformas bourbônicas a série de medidas administrativas e econômicas que tinham por objetivo reformar o sistema colonial espanhol. Após a clara debilidade espanhola revelada na Guerra dos Sete Anos, a dinastia Bourbon, que acabava de subir ao trono, busca recuperar o poderio perdido pelo reino em políticas equivocadas de insistência no velho sistema mercantilista, além da pouca importância dada à classe burguesa e o seu potencial em fortalecer economicamente a economia do país, privilegiando a nobreza e sua ascendência sobre os negócios estatais.(INFOESCOLA)

  • No início do século 18, a Espanha era um país atrasado na Europa, ainda operando no Antigo Regime, enquanto países como França e Inglaterra aderiam ideiais iluministas e se industrializavam. Com a chegada de Carlos 3º, foram implantadas essas reformas bourbônicas para modernizar o país, empregando, por exemplo, o despotismo esclarecido. Elas também tinham como meta a modernização da agricultura, o aumento da receita da metrópole via maior controle sobre suas colônias (com os chapetones) e a redução da influência das elites locais de tais colônias (criollos). Além disso, a expulsão dos jesuítas também ocorreu, gerando conflitos internos com a Igreja Católica. No entanto, as reformas foram um fiasco e apenas aumentaram a insatisfação das colônias espanholas.

    Letra A

    Fuvest 2023