SóProvas


ID
975397
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No “Manifesto Antropófago”, lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: “Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.”

Essas passagens expressam a

Alternativas
Comentários
  • Manifesto Antropófago ou Antropofágico foi um manifesto literário escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928, que tinha por objetivo repensar a dependência cultural brasileira. O Manifesto foi publicado na primeira edição da Revista de Antropofagia, meio de comunicação responsável pela difusão do movimento antropofágico brasileiro. A linguagem do manifesto é majoritariamente metafórica, contendo fragmentos poéticos bem-humorados e torna-se a fonte teórica principal do movimento

    ref: Brasil escola / wikpédia

  • O Manifesto Antropófago possui como sua maior característica seu nacionalismo crítico, característico do movimento modernista de vanguarda da época. Isto é, valorizar a cultura nacional sob um novo olhar, sem a influência de características europeias, buscando uma nova identidade nacional pautada na independência cultural e artística. O nome do manifesto, inclusive, também é explicado com tais fatos: a antropofagia referida se daria aos moldes daquela praticada por tribos indígenas com fins de absorver as forças de quem devoravam. Assim, os modernistas tinham como meta incorporar elementos europeus na sua nova proposta de identidade nacional sem deixar que tais elementos se tornassem dominantes, como outrora acontecia.

    Letra C

    Fuvest 2023