SóProvas


ID
976123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sabendo que o conhecimento de propriedades de solos é de fundamental importância para o projeto e a execução de diversas obras civis, julgue os itens subsecutivos.


O conhecimento do coeficiente de adensamento de um solo é necessário e suficiente para que o cálculo do recalque de uma fundação tipo radier assente sobre uma camada de argila saturada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    O coeficiente de adensamento (cv) reflete as características do solo (permeabilidade, porosidade e compressibilidade).Ele é necessário para o cálculo do fator tempo T, que correlaciona os tempos de recalque às características do solo. Assim, ele está mais para a determinação do fator tempo que o cálculo do recalque em sí.

    Mas poderia matar a questão por uma maneira simples: pela palavra suficiente. Não há como calcular recalque sem ter o conhecimento das tensões efetivas. 

  • ERRADO

     

    Depende tanto do coeficiente de adensamento, quanto a carga e altura da camada.

  • Quando a Cesp usa "necessário e suficiente" nas alternativas, já ativa o modo alerta

  • 11) RECALQUES DE FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS

    Costuma-se dividir os recalques em três parcelas:

    ρT = ρi + ρa + ρs

    Onde:

    ρT = recalque total

    ρi = recalque inicial ou imediato

    ρa = recalque por adensamento

    ρs = recalque por compressão secundária

    a) recalque imediato (ρi)

    São os recalques ocorridos praticamente simultaneamente à aplicação das cargas. É a parcela predominante nas areias (solos de alta permeabilidade). Nos solos de baixa permeabilidade são causados pelas deformações a volume constante (ν = 0,5).

    b) recalque de adensamento (ρa)

    São características de solos finos. É resultante da dissipação do excesso inicial de poro-pressão, com a transferência de carga ao esqueleto sólido, implicando na diminuição do índice de vazios.

    c) recalques secundários (ρs)

    São os recalques ocorridos sob tensão constante. Nos solos arenosos, pode ser proveniente da quebra e rearranjo dos grãos. Nos solos finos são notados em processos de adensamento secundário.

    Portanto:

    Areias => ρT = ρi

    Argilas => ρT = ρi + ρa + ρs