SóProvas


ID
976459
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, pode-se afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • b) o ingresso no conflito deu-se a partir de uma aproximação diplomática e comercial com as potências aliadas, em especial os EUA, e após o clamor popular decorrente dos repetidos ataques de submarinos alemães a navios mercantes brasileiros. 


    Quando estourou a Segunda Guerra, em 1939, o governo de Getúlio Vargas declarou-se neutro. Havia militares brasileiros que simpatizavam com o Eixo (países fascistas). Mas também havia muita gente que preferia ficar do lado dos Aliados. Os EUA, claro, pressionaram o governo brasileiro para romper relações com os países fascistas. Logo depois, os submarinos alemães torpedearam nossos navios mercantis na costa. O povo, então, foi para as ruas das grandes cidades exigir que o país entrasse na guerra contra os nazi-fascistas. Também era de certo modo uma maneira de desabafar contra o Estado Novo de Vargas. Se sentindo pressionado o Brasil rompe com o Eixo em 1942 e dois anos depois a FEB - Força Expedicionária Brasileira desembarca na Itália.

  • A posição de neutralidade acabou em 1942 quando algumas embarcações brasileiras foram atingidas e afundadas por submarinos alemães no Oceano Atlântico. A partir deste momento, Vargas fez um acordo com Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) e o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, União Soviética, entre outros). Era importante para os Aliados que o Brasil ficasse ao lado deles, em função da posição geográfica estratégica de nosso país e de seu vasto litoral.

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA B

     

  • Devemos lembrar, no contexto histórico, que os EUA financiaram a CSN para vargas colocar o Brasil ao lado dos aliados.