-
AGuarda Nacionalfoi umaforça paramilitarorganizada por lei noBrasildurante operíodo regencial, em agosto de1831, para servir de "sentinela da constituição jurada", e desmobilizada em setembro de1922. No ato de sua criação lia-se: "Com a criação da Guarda Nacional foram extintos os antigoscorpos de milícias, asordenançase as guardas municipais.
-
A Guarda Nacional foi criada pelos regentes a fim de proteger os mesmos contra qualquer tipo de golpe, uma vez que os militares já não apoiavam a regência.
-
O país vivia um momento de intensa luta política e social, pois enquanto os membros do Partido Restaurador defendiam o retorno de D. Pedro I, as forças liberais apoiavam a Regência Trina e viam no Exército um pilar de sustentação do despotismo de D. Pedro I. Sendo assim, era preciso garantir o fortalecimento do poder central, conciliar os interesses do governo imperial com os dos mandatários locais. Foi neste contexto que a Guarda Nacional foi criada.
ALTERNATIVA CORRETA LETRA A
-
Guarda Nacional = 1831
Código de processo criminal = 1832
Gab: A
-
Lembrando que a Guarda Nacional de Feijó não extinguiu o exército, apenas o complementou,
-
Guarda Nacional, uma milícia composta por cidadãos votantes e criada para defender a Constituição, manter a ordem pública a unidade do Império. Ela foi a força responsável pela repressão dos movimentos rebeldes que eclodiram por todo o país no período, sendo comandadas pelos grandes proprietários locais. Com isso, o poder de mando desses indivíduos foi reforçado (mandonismo).
-
a) Guarda Nacional (gabarito) Criada para ser uma força repressiva e fiel da aristocracia rural para barrar as agitações, mantendo a ordem pública.
B) Conselho de Estado era um órgão de assessoria ao imperador e extinto pelo Ato Adicional.
C) O Clube da Maioridade foi fundado durante a Regência de Araújo Lima em 1840.
D) A Regência Una de Feijó foi estabelecida em 1835.
E) O Código do Processo Criminal instituído em 1832.
Fonte: http://projeto-militar.blogspot.com/2016/07/questao-esa-2012_58.html