SóProvas


ID
976471
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Tratado de Tordesilhas, assinado pelos reis ibéricos com a intervenção papal, representa:


Alternativas
Comentários
  • letra D. O tratado de tordesilhas dividia o Brasil em dois para espanha e protugal (UNIÃO IBÉRICA)

  • O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica (1474-1504).

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA D

  • Descordo com a resposta,pois o Tratado também foi o marco inicial para a colonização brasileira!!

  • Gabriel, a colonização não ocorreu de imediato, e sim durante as viagens de Cabral. A demarcação feita foi para mostrar que o território pertencia a Portugal.

    Espero ter ajudado

  • - A alternativa A está incorreta. O marco inicial do processo de ocupação do Brasil foi a expedição de Martim Afonso de Souza, em 1530.

    - A alternativa B está incorreta, afinal o acordo que selou o fim das disputas territoriais entre portugueses e espanhóis foi o Tratado de Badajoz, em 1801.

    - A alternativa C está incorreta, pois a tomada de posse do Brasil se deu em 1500, por meio da expedição marítima comandada por Pedro Álvares Cabral.

    - A alternativa D é a resposta. Em 7 de junho de 1494 foi assinado o Tratado de Tordesilhas, que designou terras a leste para Portugal e a oeste para Espanha, sendo ambos os Estados ibéricos as principais potências marítimas do período. Por meio do acordo, esperava-se garantir a primazia das monarquias ibéricas sobre as terras descobertas, delimitando seus domínios coloniais

    - A alternativa E está incorreta, afinal o encerramento do processo de expansão da Espanha se deu com a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, entre 1519 e 1522