SóProvas


ID
976762
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação à regulação e órgãos reguladores no Brasil, pode-se afirmar que, no que tange à questão institucional, os problemas ainda a resolver são os listados abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • tem que marcar o que nao é um problema a ser resolvido. Ok.

    Entao marquei a E) FALTA DE INDEPENDENCIA ESTATUTÁRIA.

    Pensei assim: os órgãos e agências reguladores são independentes em termos de "criação e escrita" de seus estatutos (logo, é errado falar que falta independência estatutária). Sim, tem que seguir lei das licitações, mas isto por ser algo ligado ao setor público (inerente, portanto).

    Viajei? Acho que não consegui explicar direito... se alguém puder me ajudar!
  • A Letra C não se relaciona a uma questão regulatória, portanto, seria a exceção.

    Quanto a Letra E, também considero que não seria um problema a resolver, e também poderia ser a resposta da questão.

    Em situações como esta, o melhor é marcar "a mais evidente" para "tentar adivinhar" o entendimento da banca. Neste caso, seria a Letra C .

    De qualquer forma, consultei o site da banca e a prova ainda está com gabarito provisório. Provavelmente alguém vai impetrar recurso e o gabarito pode ser alterado ou a banca anular a questão.

  • Essa questão é absurdamente ruim. A banca deveria anulá-la, já que não tem resposta correta. Parece ter sido feita por alguém que não entende NADA de regulação e agências reguladoras.

    Sem comentar as demais alternativas, o gabarito da questão (alternativa "c") requer que o candidato faça um juízo de valor (isso é uma coisa subjetiva para que possa "fazer parte" de prova objetiva) ou trace um comparativo (agora teria que estar contido no edital) entre as remunerações dos funcionários técnicos das agências reguladoras versus as da iniciativa privada, sendo que o veredito sobre ser ou não um problema a ser resolvido é a constatação de que “a alta remuneração dos funcionários técnicos das agências em comparação com a iniciativa privada” NÃO É um problema a ser resolvido “em relação à regulação e órgãos reguladores no Brasil no que tange à questão institucional”. Aí complicou. Eu perguntaria: quais são os funcionários técnicos da iniciativa privada a que a banca está se referindo? Isso não está claro (como também não é precisa a referência feita aos "funcionários técnicos das agências reguladoras") e, sendo assim, a alternativa "c" não consegue responder ao que pede a questão, uma vez que não há dados objetivos suficientes para que o candidato possa julgar e acertar a questão.

    Parece que a banca resolveu fazer uma piadinha com a Anvisa, afirmando, através dessa questão, que as agências reguladoras são redutos, na Administração Pública, onde são pagos "supersalários" (altas remunerações). Sobre isso, também não vou comentar. Essa piadinha deve ter sido inspirada no possível prejuízo que o Cetro pode ter amargado na aplicação desse concurso, uma vez que a banca teve que cancelar as provas aplicadas em 02/06/13 e reaplicá-las em 01/09/13 e 15/09/13 (domingo próximo, já que escrevo em 10/09/13), por conta de sua própria incompetência técnica.

    Eu, que não costumo reclamar das bancas aqui no QC, dessa vez fiquei realmente abismado com "o posicionamento" (a brincadeira) dessa banqueta e, me desculpem, não consegui me conter! Rs!

    Vamos com força!
    Nossa hora está chegando!
    Bons estudos e muito sucesso!
  • Sinceramente tem questão que é melhor nem perder tempo. 

    Se alguém conseguir explicar esta questão é porque não estudou nada ainda. kk 

  • Questão mal formulada. Não faze sentido mensurar remuneração dos funcionários de agencias com a iniciativa privada como um ítem problemático