Rede de Centros de Informações Toxicológicas
A Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat) é coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta rede foi criada em 2005 pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 19 da Anvisa. Composta atualmente de 35 unidades localizadas em 18 estados e no distrito federal, tem como função fornecer informação e orientação sobre o diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção das intoxicações e envenenamentos, assim como sobre a toxicidade das substâncias químicas e biológicas e os riscos que elas ocasionam à saúde. Atende tanto o público em geral quanto os profissionais de saúde.
A Anvisa criou o Disque-Intoxicação, meio pelo qual os profissionais de saúde obtém informações sobre tratamentos, além de o público em geral tirar dúvidas gratuitamente. Através do número 0800-722-6001, a ligação é transferida para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica mais próximo de onde está o usuário.
Por meio de uma rede de informação sistematizada, é possível delinear um mapa da situação do país em relação à intoxicação. Os profissionais dos Centros documentam os atendimentos prestados e encaminham as fichas para um banco de notificações. Posteriormente, as informações coletadas chegam à Anvisa e ao Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox).
Fonte: http://www.fiocruz.br/sinitox_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=6
O lance nessa questão é o detalhe do "nível federal" da vigilância sanitária.
A e B: fiscalização de ambientes de trabalho, creches asilos... é feita pela vigilância estadual e municipal.
C: "exclusivamente" ambiental.. Cuidado com palavras: somente, apenas, exclusiva, totalmente, completamente...
D e E: ambas estariam certas, mas a área de toxicologia é de atuação da vigilância sanitária com os CIT e não da Polícia federal).
Resposta: alternativa D.