SóProvas


ID
977305
Banca
CEPUERJ
Órgão
CREFITO-2ª Região(RJ)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A função de assegurar a preservação de documentos que não são mais movimentados, aguardando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos na tabela de temporalidade, corresponde ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Qual a diferença entre arquivo temporário e arquivamento temporário?

  • E desde quando os arquivos intermediários não são mais movimentados? 

  • Explicação da banca:


    Questão 37:

    O enunciado da questão (“função de assegurar a preservação de documentos que não são mais movimentados, aguardando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos na tabela de temporalidade”) corresponde à definição do conceito de arquivo intermediário, conforme é apresentado por Paes (2008, p. 117). Portanto a única alternativa correta é a letra “C”.


  • Apesar de ter acertado a questão, não concordo com a resposta. Como assim? Os arquivos intermediários não são mais movimentados? Eles são pouco consultados, isso sim.
  • A função de assegurar a preservação de documentos que não são mais movimentados, aguardando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos na tabela de temporalidade, corresponde ao conceito de ARQUIVO INTERMEDIÁRIO. 

    Gab. C

    O uso dos documentos pode ocorrer nas três fases: corrente, intermediária e permanente. Uns mais outros menos, dependendo do arquivo.

    A movimentação ocorre no corrente onde ele costuma ir pra vários setores ou ser bastante utilizado no próprio setor que o gerou mesmo. Geralmente quando ele vai pro intermediário é pra aguardar o prazo de guarda previsto na tabela de temporalidade. 

    Após a vigência do intermediário é que se observa a destinação dele; se ele será eliminado ou recolhido para o arquivo permanente.

    Este tempo que fica no corrente e no intermediário pode variar muito.

  • Concordo plenamente com você Everton Soares.

  • Jesus amado.

  • Gabarito: C

     

    Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • Umas definições ruins da banca!!!

     

  • Arquivos intermediários: são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos

    produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou

    recolhimento para guarda permanente.

  • arquivo intermediário