-
O BSC MOTIVA MELHORIAS NÃO INCREMENTAIS EM ÁREAS CRÍTICAS, COMO O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, PROCESSOS, CLIENTES E MERCADOS.
ALTERNATIVA I ERRADA
-
Alguém poderia explicar melhor o que significa motivar melhorias não incrementais?
-
A pergunta foi ctrl c + ctrl v do Wikipedia:
O BSC motiva melhorias não incrementais em áreas críticas, tais como desenvolvimento de produtos, processos, clientes e mercados.
-
No BSC eu li apenas sobre alinhamento da estratégia com a operação, por meio dos objetivos estratégicos/indicadores/metas/inciativas. Melhoria contínua seria algo do PDCA.
-
Ativos não incrementais são os ativos intangíveis, ou seja, aqueles que não dão para mensurar de imediato, pois são voláteis e estão além da perspectiva financeira mas que melhoram o desempenho dos processos internos e criam valor (se encontram dentro da Aprendizagem e Conhecimento). Exemplo: tecnologia, pessoas, clima organizacional, inovação, etc. Para o Balanced Scorecard, essa perspectiva dos ativos intangíveis representa o ponto principal da gestão estratégica moderna, pois à partir deles é que se constrói o futuro, ou seja, se conclui a visão e a estratégia. Lembrando que o Balanced Scorecard, como diz o próprio nome, trabalha em cima dos indicadores sempre de forma balanceada, em todas as perspectivas (Financeiro, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento).
-
Realmente, detesto ter que resolver esse tipo de questões. A grande maioria é mal elaboarada. Nesse caso, deveria ser anulada, pois não encontrei nada sobre em melhoria de produtos na perspectiva “Processos Internos”. Essa perspectiva trata como o nome já diz da melhoria dos processos internos!!!!
-
Achei essa referência em uma monografia:
" As medidas de processo interno, segundo Kaplan (2004), devem ser voltadas para aqueles que terão maior impacto na satisfação do cliente e na consecução dos objetivos financeiros da empresa que inclui três processos principais: Inovação: devem ser pesquisadas as necessidades reais e futuras dos clientes - alvos. Em seguida são desenvolvidos os produtos e/ou serviços que deverão satisfazer as necessidades identificadas. Operação: as principais medidas operacionais genéricassão: custo, qualidade e tempo de resposta. Nesta etapa tem inicio com o recebimento de um pedido e termina com a entrega do produto ou prestação de serviço."
http://www.facol.com/talentosadministrativos/artigos/MONOGRAFIA.pdf
Honestamente, acredito que esta questão não foi formulada corretamente. Não considero a wikipedia uma fonte de consulta confiável, e como encontrei essa mesma frase em vários outros sites acredito que talvez o erro esteja se propagando. Por este motivo procurei em fontes acadêmicas alguma citação sobre o assunto.
-
O BSC motiva melhorias incrementais em áreas críticas, como o desenvolvimento de produtos, processos, clientes e mercados?
Não. Se o BSC alinha TODA a organização, as melhorias devem ser em toda a organização e não em áreas críticas.
-
O fato de o BSC ser uma ferramenta que ajuda a proporcionar a melhoria não incremental, não quer dizer que ele também não seja útil pro avanço de melhorias incrementais, a não ser que uma referência bibliográfica o tenha dito de forma expressa. A referência do Wikipédia não permite inferir isso por mera dedução.