SóProvas


ID
97762
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O servidor público quando instado pela legislação a atuar de forma ética, não tem que decidir somente entre o que é legal e ilegal, mas, acima de tudo entre o que é

Alternativas
Comentários
  • É o que está no código de ética do servidor público, lembrando que no código é dito "principalmente" e não "acima de tudo":Seção IDas Regras Deontológicas I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos. II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
  • Entendo que, se falou em atuar de forma ética, está fazendo referência ao princípio da moralidade, ou seja, o comportamento do servidor público deve ser reto, probo, honesto.
  • decreto 1.171 II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
  • Apesar de ter acertado. Essa questão foi muito mal formulada e isso ocorre quando a banca não tem criatividade para criar uma questão decente fica criando qualquer lixo desses, pois, o servidor público tem q decidir entre o que é legal e ilegal, o que é honesto e desonesto, o que é oportuno e inoportuno o que é conveniente e inconveniente...

    saber qual desses a banca vai querer que marquemos fica difícil não acham? sinceramente acho que essa questão deveria ter sido anulada, foi muito mal formulada e de muito mal gosto.


    bons estuudos

  • Gabarito C

    Moralidade - O princípio da moralidade diz respeito à atuação dos agentes públicos, que deverá sempre pautar pela ética. A administração e seus agentes devem atuar não apenas com vistas na lei, mas sobretudo buscando preservar a moral, os bons costumes e a justiça, ou seja, estão relacionados com a "honestidade".

    Podemos responder a questão também pelo:

    Decreto nº 1.171/94.

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    XV - É vedado ao servidor público;

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

  • Alternativa correta letra "C" de acordo com:

    ANEXO

    Código de Ética Profissional do
    Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I
    Das Regras Deontológicas

           ...

            II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • OS COLEGAS ACIMA QUE FALARAM QUE A QUESTAO FOI MAL ELABORADA,ESTÃO ERRONEAMENTE ENGANDOS, POIS A LEI DIZ QUE DEVA DECIDIR ENTRE O LEGAL E O ILEGAL, O JUSTO E O INJUSTO, O OPORTUNO E O INOPORTUNO, O CONVINIENTE E O INCOVINIENTE, MAS O PRINCIPAL É O HONESTO E DESONESTO.

    A QUESTÃO PEDE QUE ESCOLHA A OPÇÃO QUE SEJA ACIMA DE TUDO,OU SEJA, A PRINCIPAL, QUE É HONESTO E DESONESTO.
  • Nos termos do inciso II do Código de Ética do servidor civil federal, “II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal”. Portanto, a resposta correta é a letra C.
     
  • a questão indaga sobre "ética". com todo respeito, mas precisa mesmo de muito raciocínio pra se chegar à conclusão de que a resposta se trata de honestidade/desonestidade?

  • ridícula a questão na minha opniáo, pois o fato de ter q ser honesto e desonesto não provoca erro em outras alternativas, como justo e conveniente.

  • POOVO QUESTÃO DE ÉTICA... VAMOS ENCARÁ-LA TAMBÉM ORAS...


    DECRETO 1.171/94, II 
    - O SERVIDOR PÚBLICO NÃO PODERÁ JAMAIS DESPREZAR O ELEMENTO ÉTICO DE SUA CONDUTA. ASSIM, NÃO TERÁ QUE DECIDIR SOMENTE ENTRE O LEGAL E ILEGAL, O JUSTO E O INJUSTO, O CONVENIENTE E O INCONVENIENTE, O OPORTUNO E O INOPORTUNO, MAAAAS PRINCIPALMENTEEE, ou seja, acima de tuuudo, ENTRE O HONESTO E O DESONESTO, CONSOANTE AS REGRAS CONTIDAS NO ART. 37 (L.I.M.P.E.) E O §4º (ATOS DE IMPROBIDADE) DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.





    GABARITO ''C''
    Acostumem, pois a FCC tem o costume de misturar ato com o código de ética, quando cobra ética no edial. 
  • A questão tem três acertivas corretas, inadimissivel, uma incognita. 

  • GABARITO C

     

    As bancas examinadoras adoram cobrar "o honesto e desonesto" nas questões de ética. Essa mesma questão se repete em diversas provas de concurso até hoje. 

  • só lembrar que honestidade é sinônimo de probidade que é sinônimo de comportamento ético.