SóProvas


ID
978577
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma meta constante no projeto de lei encaminhado pelo Ministério da Educação para criação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para o decênio 2011/2020.

Alternativas
Comentários
  • a) Elevar a taxabruta de matrícula na educação superior para 100% e a taxa líquida para 75% dapopulação de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.

    Correto: 1. Prover, até o final da década, a oferta de educação superior para,pelo menos, 30% da faixa etária de 18 a 24 anos.

    b) Ampliar oinvestimento público em educação até atingir o mínimo de 10% do (PIB) do país.Correto: Partindo deste dado oficial, a metaestabelecida pelo PL nº 4.173/98, de atingir 6,5% do PIB, incluindo os gastosdo setor privado (que Negri estima em 1% do PIB), afigura-se muito modesta. Poroutro lado, a meta contida no PL nº 4.155/98, de atingir, apenas no setorpúblico o equivalente a 10% do PIB é muito elevada. Em valores atuais, cadaponto percentual significa cerca de 10 bilhões de reais. Este plano propõe quenum prazo de dez anos ATINJAMOS UM GASTOPÚBLICO EQUIVALENTE A 7% DO PIB, através de aumento contínuo e progressivode todas as esferas federativas.

    c) Universalizar,até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar,até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 100%, nesta faixaetária.

    Correto: Assegurar, até o final da década, a oferta de cursos equivalentes àsquatro séries finais do ensino fundamental para toda a população de 15 anos emais que concluiu as quatro séries iniciais.

    d) Atingir a médianacional 6,0 no IDEB relativo aos anos iniciais do ensino fundamental, hoje em4,6. Chegar a uma média superior a 5,0 no ensino médio, hoje menor que 4,0.(CORRETA)

    e) Oferecereducação em tempo integral em 100% das escolas públicas de educação básica. 

    Correto: Adotar progressivamente o atendimento em tempo integral para as criançasde 0 a 6 anos. Deve-se contemplar, também, a necessidade do atendimento emtempo integral para as crianças de idades menores, das famílias de renda maisbaixa, quando os pais trabalham fora de casa.