-
Errado.
"A definição de estrutura correta para uma organização depende de vários fatores. Não existe um modelo que sirva para todas as organizações! Os fatores principais são: a estratégia, o ambiente, a tecnologia e o tamanho."
Fonte: Rodrigo Rennó; Administração geral para concursos.
-
Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPont, GM, Standard Oil e Sears) constatou que as respectivas estruturas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional. Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.
Outra condição muito importante: é o ambiente em que a organização actua e que é caracterizado por três tipos:
- O ambiente estável, com pequena variação, que quando ocorre é previsível e controlável;
- O ambiente em transformação, em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes;
- O ambiente turbulento, em que as mudanças são velozes, oportunistas e, não raro, surpreendentes.
-
TETA = Tecnologia, Estratégia, Tamanho e Ambiente
-
natureza da sua atividade = missão
que é diferente de produto e serviço, a questão colocou como sinonimos.
-
OS FATORES QUE AFETAM UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SÃO: AMBIENTE, ESTRATEGIA, TECNOLOGIA, TAMANHO, CICLO DE VIDA OU PESSOAS. PARA O CHIAVENATO, O PRINCIPAL DELES SÃO AS PESSOAS, POR SE TRATAR DE UM ELEMENTO FUNDAMENTAL QUE IMPULSIONA A ORGANIZAÇÃO PARA A AÇÃO.
GABARITO ERRADO
-
A principal variável é: DEPENDE.
Hoje, a Administração tem um foco contigencial-sistêmico. Então, depende do contexto, depende do tamanho da organização, depende do ambiente externo, do ambiente interno etc.
Gab: Errado
-
Negativo. O tipo de estrutura é influenciado por diversos outros aspectos importantes, como o tamanho da organizaçãoo, sua estratégia, a tecnologia envolvida no seu ramo de atuação, em como o ambiente em que esta instituição está inserida. Uma organização imensa, com atuação em diversos países, provavelmente não adotará uma estrutura funcional, pois esta não é a ideal nestes tipos de organização com tamanho muito grande. Já por outro lado, uma construtora de edifícios não deve adotar uma estrutura em rede, pois este modelo não seria também o adequado aos seus projetos. O mais adequado nestes casos seria uma estrutura matricial. O gabarito é questão errada.
Rodrigo Rennó
-
Aliás, o que a empresa produz é irrelevante para sua estrutura e organização. Não importa se ela produz biscoitos cream cracker, helicópteros de luxo ou seja uma produtora de jogos para computador. O fator prepoderante são as palavras dos teóricos, o que está na moda e o Cespe. Como sabemos não existe uma causa principal para a existência de uma empresa é tudo aleatório e tudo que é sólido desmancha no ar.